Cheia de paisagens naturais e lugares maravilhosos, a Nova Zelândia já está na wishlist de viagem de muuita gente! Outro fator que aumenta ainda mais o interesse dos turistas no país é o valor da moeda. O dólar neozelandês está sempre mais em conta quando comparado ao americano!

Por ser um país pequeno, o destino também é perfeito para quem sempre sonhou em fazer uma road trip inesquecível, sabe? A paisagem ao longo das estradas são deslumbrantes. Mesmo com muuitos pontos positivos, uma viagem sempre está sujeita a perrengues e por isso é muito importante já conhecer o básico do país antes de embarcar. Pensando nisso, selecionei algumas informações essenciais para quem estiver planejando ir para lá 😉

Quando ir

Foto: The Adventurous Life 4 Us

Se você tem pouco tempo de viagem e quer aproveitar ao máximo as atrações turísticas do país, a melhor época para ir é no verão. Entre dezembro e fevereiro o clima é ideal para caminhadas, passeios em praias, parques e outras atividades ao ar livre que são muito comuns por lá.

A primavera e o outono também são boas opções, já que os dias continuam ensolarados. O inverno pode impossibilitar algumas atividades, mas é ótimo para quem quiser praticar esportes na neve como snowboarding e esqui. Se você quer realmente ver neve, os melhores meses são junho, julho e agosto!

Documentação

Foto: @happilygrey

Mais um motivo para brasileiros adorarem o destino: não tem tanta burocracia! A documentação necessária para entrar no país é simples! Brasileiros não precisam de visto de turismo para viajar pela região, no entanto, essa regra vale apenas para quem for passar até 90 dias, ok? Caso você pretenda viajar mais tempo, além do passaporte você precisará obrigatoriamente de um visto, como no caso de quem vai fazer intercâmbios mais longos. 

Outra dica muito importante é quanto aos alimentos que você levará na bolsa ou na mala. Os funcionários do aeroporto são bem restritos quanto a isso, por isso evite levar snacks que não sejam industrializadas. Uma banana ou uma maçã podem te custar uma multa alta, então tome cuidado 😉

O que levar na mala

Foto: @eggcanvas

Mesmo que você escolha uma estação específica para sua viagem, é melhor fazer a mala para diferentes temperaturas. É muito comum no país todo que o clima mude ao longo do dia. De manhã, por exemplo, você sairá preparado para o sol, mas o tempo pode esfriar ou começar a chover.

Coloque na mala peças básicas que funcionem em diferentes temperaturas e momentos do dia – e não deixe de levar uma boa capa de chuva. Outros itens essenciais são roupas e sapatos próprios para caminhada, já que grande parte dos passeios envolve trilhas! Acredito que esse post sobre a mala de viagem que fizemos para a Carretera Austral pode ajudar bastante 😉

Quais cidades visitar

Foto: Joe Altwies

Como já falei para vocês no início do post, o país é perfeito para road trips. Algumas das empresas mais bem recomendadas para o aluguel de veículos são a Hertz, Rentalcars e Scotties. Ah, lembrando que para você dirigir fora do país é necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir ou a CNH oficialmente traduzida para o inglês! Quem não dirige e ainda assim quer passear pelo país pode utilizar os trens ou ônibus que façam trajetos mais longos.

Uma das cidades mais conhecidas do país é Auckland, por ser metropolitana e bem movimentada. Se você estiver em busca de uma atividade mais ousada, uma ótima opção é o bungee jump de Queenstown, com uma vista surreal. Já para quem é mais ligado a cinema e curte Senhor dos Anéis e Os Hobbits irá amar conhecer Hobbiton, em Matamata. A vila foi criada especialmente para a gravação dos dois filmes. 

Culinária

Foto: A Beautiful Plate

A culinária da Nova Zelândia é baseada principalmente em peixes, frutos do mar e carne de cordeiro, ou seja, quem é vegetariano ou vegano terá que ter paciência para encontrar lugares com muitas opções. 

A pavlova também é um dos pratos mais típicos da região. A sobremesa crocante e macia, feita a base de merengue e decorada com frutas por cima é irresistível, né?! Para vocês já deixarem anotado, alguns dos melhores restaurantes do país são o Sidart e o Saan (ambos em Auckland), o Logan Brown em Wellington e Social Kitchen em New Plymouth.

***

A Nova Zelândia é apaixonante e não é à toa que tem se tornado um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros. Quem aí já está ansioso para conhecer o país? Aah, e se vocês tiverem mais dicas sobre o local, não deixem de compartilhar aqui nos comentários!