Um dos cantinhos mais diferentes de Portugal, e ainda pouco explorado por turistas quando comparado com outras áreas portuguesas, é o arquipélago dos Açores. As nove ilhas localizadas no meio do Oceano Atlântico são o destino perfeito para quem quer descansar e recarregar as energias!  

Além disso, viajar também é sinônimo de conhecer costumes diferentes e lugares surpreendentes, né? Por esse motivo, a Ilha de São Miguel não pode ficar de fora do seu roteiro. Ela é uma das mais visitadas do arquipélago, com várias atrações ligadas a natureza. Tanto a culinária como também a paisagem vão te deixar encantados.

Uma das formas mais rápidas de chegar até a ilha é pegando um voo saindo de Lisboa mesmo, com direção a cidade de Ponta Delgada – é uma viagem com pouco menos de duas horas e meia de duração! As passagens também costumam ser bem em conta. Para vocês terem uma noção dos valores e já garantir um voo, é só clicar aqui 🙂

Lagoa das Sete Cidades

Foto: @yaneept

A Lagoa das Sete Cidades é parada obrigatória para quem visitar a Ilha de São Miguel. Ela é um dos pontos mais icônicos dessa região, tanto pela sua beleza como também pela dimensão. É aquele tipo de lugar que te deixa de boca aberta, sabe?

Para ter uma visão legal dela, existem dois miradouros com panoramas lindos: a Grota do Inferno e o Miradouro Vista do Rei. A vista desses dois lugares é surreal, juro! É um dos pontos que nós mais temos vontade de conhecer em Portugal.

Lagoa do Fogo

Foto: @ibrandling

Assim como a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo está sempre entre um dos locais preferidos de quem visita o Açores. Ela fica dentro de um antigo vulcão, então toda a paisagem ao redor dela é de tirar o fôlego. O verde que cobre toda essa região faz com que aquilo tudo pareça até mesmo de mentira.

Além de toda a paisagem ao redor da lagoa, o tom da água dela é outra coisa que impressiona. É um azul de outro mundo! Se você quiser ter acesso a esse local maravilhoso, é só seguir caminho em direção ao Miradouro da Serra da Barrosa.

Miradouro Ponta do Sossego

Foto: @latitudperfecta

O Miradouro Ponta do Sossego é um dos mais diferentes de São Miguel. Todo o caminho dele e a região que ele fica é cheio de flores e plantas lindas. É um passeio muito gostoso para ser feito em um final de tarde, aproveitando o pôr-do-sol para ter uma vista ainda mais linda de parte do arquipélago. A costa da Ilha de São Miguel e o oceano foram um cenário apaixonante e encantador – vale muito a pena ir!

Parque Natural Ribeira dos Caldeirões

Foto: @ayoflaco

Localizado na região nordeste da Ilha de São Miguel, o Parque Natural Ribeira dos Caldeirões ainda é pouco explorado pelos turistas. Além de toda a sua beleza natural, cheia de pequenos rios e cascatas, os moinhos são as principais atrações para quem vai até o local.  

Os cinco moinhos são do século XVI e por muitos anos eram a fonte de renda de várias famílias que habitavam aquela área. Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre a história do local, essa é uma boa opção. Eles também contam com um pequeno museu etnográfico e lojinhas de artesanato local 🙂

Lagoa do Congro

Foto: @_joaopsantos_

Apesar de ainda não ser muito explorada, a Lagoa do Congro é um lugar surpreendente. A vegetação ao redor da lagoa é bem densa e cerca toda a região com água, formando uma paisagem incrível. É como se você achasse um local mágico dentro de uma floresta!

Ela fica na região central da ilha, a mais ou menos 6 km de distância da Vila Franca do Campo. Depois de estacionar o carro, você ainda precisará andar por aproximadamente 700 metros até chegar na lagoa, mas prometo que ao final do trajeto você não vai se arrepender. Aproveite que estará por lá para dar uma passadinha pela Lagoa dos Nenúfares!

Caldeira Velha

Foto: @wendy_ehrm

Outro local que não pode ficar de fora da sua lista é a Caldeira Velha. Esse paraíso natural é conhecido pelas suas águas térmicas, que atingem temperaturas altas por ficarem em crateras de vulcões e em uma zona de gaseificação. Uma das principais atrações desse pequeno parque é a queda de água quente que escorre das formações rochosas vulcânicas! É uma ambiente lindo e super relaxante.

Furnas

Foto: Travelita

Uma das primeiras coisas que você vai ouvir falar quando chegar na Ilha de São Miguel é sobre o cozido das Furnas. Esse é um dos pratos mais tradicionais da região, feito de legumes, carnes e embutidos. O diferencial dele é que ele é preparado em um buraco sob a terra e cozido com o vapor vindo dos próprios vulcões!

Aliás, essa é a graça das Furnas. Muita fumaça saindo de vários buracos e um até mesmo poças de lama quente. Ah, essa parte da ilha também tem piscinas com águas termais. É só procurar pela Poça da Dona Beija e aproveitar.

***

Tem muita coisa diferente para conhecer pela ilha, né? Se você sabe de alguma dica que eu tenha deixado de fora dessa lista, comentem por aqui para nós ficarmos sabendo 😉