Sabemos que nem todo mundo tem um espírito aventureiro muito animado, certo? De qualquer forma, alguns passeios ligados à natureza deveriam ser feitos por todos que possuem a oportunidade. Afinal, é sempre um bom desafio sairmos da nossa zona de conforto.

Para quem gosta de caminhadas, por exemplo, é possível fazer trilhas maravilhosas pelo nosso país. Então, para facilitar o trabalho de vocês, vamos compartilhar cinco trajetos maravilhosos e que todo mundo deveria conhecer. Caso gostem desse tipo de passeio, não deixem de olhar o post com mais algumas trilhas incríveis para fazer no Brasil.

Presidente Figueiredo

gruta em Presidente Figueiredo
Foto: @barbaramonaa

O Amazonas é um lugar surpreendente, principalmente para quem não conhece muito a cultura local. Por ser um estado muito grande, é necessário escolher alguns cantinhos para visitar. Um deles, e que não pode ficar de fora do roteiro de vocês, é Presidente Figueiredo.

Localizada dentro do município de Manaus, a área conta com mais de 100 cachoeiras! Dá para imaginar? E as trilhas pelas grutas também são incríveis. Quem tiver curiosidade pode dar uma olhada em um roteiro completo pela Amazônia 😉

Ilhabela

trilha em ilhabela
Foto: @argentagustavo

Ilhabela é um destino bem conhecido pelos moradores do estado de São Paulo, mas poderia muito bem ser visitado por pessoas de outras regiões do país. Além das praias lindas, as trilhas por lá são todas lindas e perfeitas para quem deseja se desconectar um pouco.

O Parque Estadual de Ilhabela costuma ser a porta de entrada para todas elas, incluindo outros passeios pela ilha. A trilha da Cachoeira do Gato, por exemplo, tem 4 km (ida e volta) e demora em média uma hora e meia para ser concluída!

Chapada dos Guimarães

chapada dos guimarães
Foto: @jhon__photos

Outra viagem bem tradicional quando pensamos em trilhas é para a Chapada dos Guimarães. As paisagens do local são simplesmente surreais, com paredões e cavernas enormes. Um dos fatos mais interessantes com relação a esse destino é que ele possui trilhas para todos os gostos.

Não importa se você quer caminhar por duas horas ou três dias, existem opções para as duas preferências. A trilha para a Cachoeira Véu de Noiva é, sem dúvidas, a mais procurada. Ainda assim, vale a pena conhecer também a Crista de Galo e a Cidade de Pedra.

Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia
Foto: @dalmar_ferreira

Que tal conhecer o primeiro parque nacional do nosso país? O Parque Nacional do Itatiaia é conhecido especialmente pelo Pico das Agulhas Negras e o Pico das Prateleiras, dois lugares com altitudes super altas e uma vista digna de cenário de filme.

Os dois percursos são um pouco complicados para quem não está acostumado a fazer trilhas, mas nada que seja muito impossível de ser completado.

Capitólio

capitólio
Foto: @nanaths

Para vocês terem uma ideia do quão linda é Capitólio, mencionamos a região em um post com 10 destinos brasileiros para conhecer em 2019. O estilo de passeio por lá é bem similar aos feitos na Chapada dos Veadeiros – ou seja, trilhas, cachoeiras e muitas paisagens encantadoras.

Uma das caminhadas mais famosas por lá é a Trilha do Sol, passando por um complexo de cachoeiras de tirar o fôlego. A entrada para o início da trilha é paga, custando R$ 40,00 (fevereiro/2019). O trajeto é todo bem sinalizado e não é muito difícil de ser completada.

***

Gostaram das dicas? Se vocês conhecem outras trilhas incríveis pelo Brasil, não deixem de comentar por aqui 🙂