Como eu falei para vocês no post de pontos turísticos em Istambul, a cidade tem uma combinação incrível de culturas. A gastronomia deles se torna ainda mais rica e especial por causa desse misto de tradições. Eu valorizo muito a culinária local dos países que visito e acho incrível poder provar tantos pratos diferentes em uma única cidade.

Ficamos pouco tempo por lá, por isso não provamos a comida de muitos lugares. Mesmo assim, vou listar para vocês os restaurantes que fomos e outros que estão entre os mais bem recomendados. Tem tanta comida gostosa que vocês ficarão até mesmo com água na boca 🙂

Divan Pub

Foto: Divulgação

Um dos melhores restaurantes no lado oriental da cidade é o Divan Pub. O cardápio deles é voltado para a culinária turca, embora você ainda encontre outros pratos da cozinha internacional. O ambiente do local também é lindo, com uma iluminação natural maravilhosa durante o dia.

Eu pedi uma salada de pera, com mix de folhas e nozes e ela estava uma delícia. O Paulo optou por um schnitzel, que é parecido com o nosso frango a milanesa. Estava tudo uma delícia e com certeza voltaríamos nele se tivéssemos mais tempo na cidade.

Mikla

Foto: Divulgação

O Mikla foi um dos restaurantes que mais me indicaram, então fiquei com bastante expectativa em relação a comida deles. Depois de ter provado o menu degustação, já posso confirmar que vale mesmo a pena ir até lá. Os ingredientes são super fresquinhos e os pratos estavam muito saborosos.

Ele fica no rooftop do The Marmara Pera Hotel, então vocês já conseguem imaginar a vista da cidade, né? É surreal de linda, juro! O restaurante me conquistou tanto pela comida como também pelo lugar e tenho certeza que vocês também vão amar.

Eleos

Foto: Divulgação

Com duas localidade por Istambul, o Eleos conquista cada vez mais o paladar de turistas e moradores da cidade. Eles servem tanto comida turca como também da gastronomia grega e armênia. Os pratos são deliciosos e a maioria deles tem a base de peixe ou frutos do mar. A decoração dos dois lugares é muito acolhedora, então você vai gostar tanto do ambiente como também da comida 😉

Nopa Restaurant

Foto: Divulgação

Eu e o Paulo fomos jantar no Nopa Restaurant e nos apaixonamos por local. O ambiente dele é maravilhoso, com paredes que formam jardins verticais enormes. O restaurante é conhecido não só pela comida como também pelos drinks incríveis. Resumindo, tudo de bom em um só lugar!

A maior parte do menu é baseada na gastronomia mediterrânea, com toques asiáticos e nikkei. Na parte de carnes do menu, um dos pratos mais pedidos é a kofta, um tipo de almôndega da região. Eles fazem essa carne acompanhada com creme de mostarda e espinafre salteado.  

Asitane

Foto: Divulgação

A principal missão do Asitane, como dito no site do restaurante, é manter as poucas receitas que sobraram dos otomanos. É como se cada preparo feito por eles fosse a conservação de uma história e de uma tradição, sabe? Até mesmo os vegetarianos comem bem nesse lugar.

Entre os pratos do menu você encontrará alguns bem famosos, como o kebab, e outros mais tradicionais, como o Mutanjene. É um ensopado de carne de cordeiro com damascos e amêndoas. Quem curte esse tipo de culinária irá amar comer nele.

Neolokal

Foto: Divulgação

O principal diferencial do Neolokal é a inovação na forma de preparar pratos locais. Eles adicionam ingredientes que fazem toda a diferença e a apresentação dos pratos é super moderna e elegante. Outra coisa interessante é que eles seguem um movimento chamado “Slow Food”, no qual os principais objetivos são a maior apreciação da comida e a valorização de pratos das culturas locais.

Ficou curioso para saber quais são os pratos principais? Vou contar para vocês quais são! Katmer com carne picada, pistache e creme de tarhana; robalo grelhado com creme de aipo, batatas e mostarda selvagem; carne de cordeiro com maçã em conserva. Eles podem mudar ao longo do tempo, por isso não deixe de entrar no site deles para confirmar o cardápio 😉

Cuma

Foto
Foto: Divulgação

Se você estava procurando um bom lugar para tomar um brunch, ou almoçar algo mais leve, pode ficar tranquilo. O Cuma é o restaurante perfeito para isso, além de ter uma ambientação super charmosa e encantadora.

O menu deles é sazonal, então os ingredientes usados serão super fresquinhos e comuns da época. Eles sempre oferecem no menu a “sopa do dia”, uma opção de salada diferente e pelo menos três pratos com carne.

Zübeyir Ocakbaşı

Foto: Divulgação

O Zübeyir Ocakbaşı é aquele tipo de restaurante bem local e frequentado por moradores. Como o nome já diz, o churrasco turco é a estrela do lugar. É o paraíso para quem adora carne. Caso você tenha vontade de experimentar um churrasco diferente do que comemos no Brasil, essa é uma ótima oportunidade.

Os kebabs e as costeletas de cordeiro são os mais pedidos do restaurante. Só não recomendo esse lugar para vegetarianos e veganos, já que a proposta deles é servir carne e o menu não oferece praticamente nenhum prato sem carne ou sem produtos de origem animal.

***

E aí, ficaram com vontade de experimentar a comida desses lugares? Se conhecerem outros restaurantes interessantes pela cidade, não deixem de comentar por aqui. Lembrando que lá no site já estão todos os vlogs da nossa viagem para lá 😉