Nada melhor do que juntar duas das nossas maiores paixões: viagem e gastronomia. Para quem possui esses gostos, passeios em lugares com culinárias diferentes são sempre uma aventura. Deveria até mesmo ser considerado crime visitar um país ou cidade novos sem provar pelo menos um prato típico da região.

Então, para você que se considera um foodie ou apenas ama conhecer novas culturas por meio da alimentação, aproveite as dicas que daremos agora. São destinos gastronômicos incríveis – cheios de história, aromas, sabores e texturas diferentes 😉

Israel

faláfel
Foto: Eiliv-Sonas Aceron

Poucos destinos no mundo nos surpreenderam tanto quanto Israel. Além de ser um país lindo, a comida típica deles é simplesmente divina. Para vocês terem uma ideia, de todas as viagens que fizemos em 2017, classificamos Israel como o destino que todo foodie precisa conhecer.  

Até mesmo os restaurantes de fast food eram deliciosos, como no caso do Moshiko. Para quem prefere pratos leves e super fresquinhos, vale a pena dar uma passada pelo Adom e pelo Abu Shukri. Como já falamos sobre eles no post com os melhores restaurantes de Israel, não vamos nos aprofundar tanto na descrição. Só digo uma coisa: não pensem nem mesmo duas vezes antes de colocar esses lugares no roteiro de vocês!

Itália

macarrão carbonara

Vocês não devem estar surpresos em ver a Itália nessa lista, certo? Mesmo sendo um destino gastronômico mais óbvio, o país não poderia ficar de fora da nossa seleção. A culinária italiana é tão rica e diversificada que cada região e cidade possui pelo menos um prato ou sobremesa típicos – sem falar nos ingredientes tradicionais.

Em Roma, por exemplo, eu provei o melhor carbonara da minha vida! Mesmo não consumindo carne, o chef do restaurante Eggs fez uma versão especial com cebolas caramelizadas que estava incrível. E quem pretende conhecer a cidade não pode deixar de provar as pizzas da Bonci Pizzarium Roma. A borda da massa é super crocante, com o meio macio e recheio na medida certa.

França

sanduíche
Foto: BLAST

Outro país bem clássico quando se trata de gastronomia! A França está guardada em um cantinho especial do meu coração porque foi onde eu aprendi praticamente tudo o que sei hoje sobre confeitaria. Por isso, não podemos negar que as técnicas francesas para o preparo de doces são maravilhosas.

Com relação aos salgados, os viajantes e turistas também podem se surpreender. Apesar de não ser um prato típico do país, é por lá que eu encontro a melhor pizza do mundo. Para quem quiser conhecer, é só dar uma olhadinha no post sobre o restaurante Babalou. Indo além dos restaurantes mais refinados, acho importante ressaltar que a comida de rua de Paris também é ótima. Recomendo uma visita ao Chez Alain Miam Miam – restaurante de “fast food” com um dos maiores sanduíches que eu já vi na vida!

Peru

frango peruano
Foto: Plating and Pairings

Nos últimos anos, a gastronomia do Peru tem ganhado cada vez mais destaque. O restaurante Central, por exemplo, está entre os melhores do mundo! Quem pretende viajar para lá precisa provar pelo menos um prato de ceviche, que é o queridinho de muitas pessoas por aí. O prato tornou-se tão famoso que é encontrado até mesmo em países bem distantes da América do Sul.

O interessante com relação a culinária do país é quanto as suas variações. Mais perto da costa, os ingredientes mais comuns costumam ser peixes e frutos do mar. Já na região mais montanhosa, os legumes e frutas acabam reinando.

México

tacos
Foto: Jessica To’oto’o

É praticamente impossível falar de países com gastronomias marcantes sem mencionar o México. Por isso, aqui está ele. Os sabores mexicanos são super originais e autênticos, sendo reconhecidos em qualquer lugar do nosso planeta.

Por não ser uma culinária tão desconhecida por nós, ela pode acabar não sendo tão surpreendente. Afinal, nós já temos memória de sabores como chilli, tacos e quesadillas. De qualquer forma, não há nada igual do que provar pratos mexicanos no país onde eles foram criados.

Suíça

sorvete de rolo

Quem nunca ouviu falar do tão famoso queijo suíço? Esse ingrediente é super presente no país, principalmente entre os restaurantes de fondue. Confesso que achei um pouco complicado fazer pedidos porque a maioria dos lugares não tinha o cardápio em inglês ou em alguma outra língua.

Ainda assim, é aquele tipo de viagem que fica guardada para sempre como uma boa experiência. Além do queijo, vale a pena provar os chocolates, que também são super elogiados ao redor do mundo. A Auer Chocolatier é considerada uma das melhores lojas por lá!

Argentina

macarrão
Foto: Divulgação Hierbabuena

Nossos hermanos também devem ser reconhecidos pelo talento na cozinha. Os argentinos costumam ser muito conhecidos pela carne feita por lá – macia, suculenta e saborosa. Para quem consome carne, esse é um bom destino gastronômico.

Entre os restaurantes de Buenos Aires que merecem uma visita estão o La Cabrera Parrilla Palermo – para comer uma autêntica Parrilla – e o Restaurante i Latina Buenos Aires, também conhecido pelas carnes e serviço impecável. Ah, e para os vegetarianos, não deixem de conhecer o Hierbabuena. A comida por lá é deliciosa e o local é uma graça 😉

***

Gostou das dicas? Se você já visitou um desses lugares, não deixe de compartilhar a sua experiência com a gente pelos comentários!