Trilhas são uma ótima forma de se reconectar com a natureza e, de bônus, praticar uma atividade física. Além disso, a oportunidade de conhecer destinos paradisíacos fica limitada para os poucos que percorrem esses trajetos! Por mais que caminhar por alguns minutos ou horas seja cansativo, a recompensa final costuma ser maravilhosa.

Como forma de incentivo a vocês, selecionamos 5 trilhas incríveis para fazer no Brasil. Algumas são mais difíceis do que outras, mas o que importa é ter muita vontade e energia. Preparados para anotar todas as dicas?

Chapada dos Veadeiros

Sabe aquele lugar que te surpreende a cada dia? Essa foi a minha reação quando conheci vários cantinhos belíssimos da Chapada dos Veadeiros. As trilhas e cachoeiras da região são encantadoras, com paisagens surreais. O Vale da Lua, por exemplo, é um dos lugares mais diferentes que eu já fui na vida.

Depois de ver tantos cenários lindos, entendi toda a fama do ecoturismo local. E, para que a viagem seja perfeita, não deixem de planejar tudo com antecedência. Caso queiram ter uma ideia de distância dos principais pontos turísticos, é só dar uma olhadinha no nosso roteiro pela Chapada dos Veadeiros.

Santa Catarina

Foto: @cantantedourado

Geralmente as pessoas não costumam associar Santa Catarina como um destino para fazer trilhas. No entanto, a cidade é recheada de caminhos maravilhosos e com vistas de tirar o fôlego. Para quem curte a combinação de praia + trilha, a cidade é uma das melhores alternativas!

Uma das trilhas mais famosas por lá é a da Pedra do Urubu. Rápida e de fácil acesso, ela proporciona uma visão bem diferente da Guarda do Embaú. A trilha da lagoinha do leste, por outro lado, é um pouco mais longa. Ainda assim, é uma boa opção para conhecer uma praia diferente.

Arraial do cabo

Foto: @micheli_fernandes

Já que estamos aqui para falar das trilhas mais incríveis pelo Brasil, eu não poderia deixar de mencionar o Lago do Amor, no Arraial do Cabo. O percurso até o lago é super desafiador e complicado. Por esse motivo, é essencial fazer esse passeio com um guia local e que conheça bem o caminho. A empresa Trilhas Arraial é muito conhecida por fazer esse trajeto!

Mesmo sendo uma travessia difícil, os turistas continuam tendo interesse. Afinal, não é todo dia que encontramos uma piscina natural praticamente deserta. Aos menos aventureiros, indico a Trilha da Praia do forno 🙂

São Paulo

Foto: @amandaffortes

Quem pensa que São Paulo não tem trilhas em meio a natureza está muito enganado! Inclusive, muitos desses trajetos ficam bem próximos da capital do estado. A trilha da Pedra Grande de Atibaia, por exemplo, é visitada diariamente por dezenas de pessoas. Nesse caso, é preciso reservar pelo menos cinco horas do seu dia para conseguir completá-la.

Outras opções interessantes são a Trilha do Silêncio, a Trilha dos Monumentos Históricos do Caminho do Mar e a Trilha da Praia do Bonete, em Ilhabela.

Monte Verde

Foto: @brunaareis

Para conhecer uma parte diferente de Minas Gerais, que tal ir para Monte Verde? As trilhas da Pedra Partida e a da Pedra Redonda são as mais conhecidas – e acredito que as mais bonitas também!

No geral, elas são bem sinalizadas e a maioria é fácil de ser completada. Esse é aquele tipo de passeio em que você se sente cercado por verde o tempo todo, sabe? Aproveitem para se desconectar um pouco da Internet e explorar a região.

***

Quais outras trilhas incríveis no Brasil vocês recomendariam? Não deixem de compartilhar as sugestões de vocês 😉