Dezembro está logo aí e sei que muita gente já está sonhando as férias! Se esse é o seu caso, é claro que alguns pontos podem facilitar demais a sua vida no destino. Eu e o Paulo aprendemos muito nos últimos anos e, por incrível que pareça, o mais importante de tudo é você estar aberto a possibilidades. Imprevistos podem e, muitas vezes, vão acontecer e por isso mesmo você precisa ter um roteiro flexível, afinal, ninguém merece ter os minutos cronometrados em cada um dos passeios.

Para facilitar a sua vida e ajudar a montar bons roteiros para qualquer tipo viagem, eu e o Paulo temos algumas dicas que podem parecer óbvias para uns, mas que fazem toda a diferença!

SONHE

Foto: Marta Es via Pinterest

Depois de definir a data, o destino da viagem e verificar a documentação necessária (já dei algumas dicas junto com a Ju Goes aqui), começa uma das minhas partes preferidas: a pesquisa! Quase sempre começo buscando os lugares que quero muito conhecer sem filtrar nada. Aqui vale tudo: pesquisar em sites especializados, blogs, canais no Youtube, instagram, livros, documentários, filmes e até pegar dicas com amigos que já foram para o lugar.

Normalmente, quando você escolhe um determinado destino é porque já sabe ou viu algo sobre, então anote tudo que você gostaria de fazer em um cenário ideal. Vale a pena também fazer algumas observações sobre horários de funcionamento e preços para facilitar os próximos passos.

SELECIONE

Foto: Honestly WTF

Depois dessa parte maravilhosa de sonho, você precisa colocar os pés no chão e começar a ver o que será ou não possível. Quer conhecer um parque, mas ele fica distante demais do centro da cidade? Talvez não seja a hora de visitá-lo. Eu acho legal colocar os endereços das atrações que gostaria visitar em um pré-roteiro no My Maps (já falei mais sobre isso aqui neste post). Dessa forma, você consegue ter uma melhor noção das regiões mais legais da cidade/país de destino.

A partir daí, você também já consegue encontrar melhores localizações de hotéis e tirar do roteiro aquelas atrações muito afastadas que talvez não sejam tão imprescindíveis assim.

Outro ponto crucial nesse momento é definir o que cabe no seu orçamento. Pesquise mais ou menos o preço daquele restaurante que você viu no instagram de alguém e dê uma olhadinha se, dentro do seu buget, dará para alugar uma lancha para fazer aquele passeio incrível que você encontrou nas pesquisas. Caso não dê, tenho certeza que você encontrará outras alternativas incríveis dentro do seu orçamento.

FAÇA O ROTEIRO

Foto: Ester Savoca via Pinterest

Eu e o Paulo quase nunca saímos com um roteiro muito bem definido, mas é claro que alguns pontos são importantes planejar com antecedência. Lembra que eu falei para anotar os horários de funcionamento das atrações? A partir daí você já consegue ver o que dá para fazer em cada um dos dias. Tente visitar os pontos próximos no mesmo dia para aproveitar mais. Lembre-se de considerar o tempo de deslocamento entre os pontos e de deixar sempre um tempinho livre para curtir bastante cada passeio e se perder pelas ruas da região.

Caso você esteja planejando uma road trip, não se esqueça de marcar pontos de parada no trajeto para comer, dormir ou abastecer. Nesse caso específico de viagem, vale a pena dar uma olhadinha nas outras dicas que já dei aqui no blog.

É também nesse momento do planejamento que você precisa fazer as reservas dos passeios e restaurantes que normalmente são mais cheios. Comprar ingressos para peças e/ou shows com antecedência também é superimportante.

ENTENDA O ROTEIRO COMO UMA SUGESTÃO

Foto: Folk Life Style (Tumblr)

Tirando as reservas dos hotéis, passeios e atrações que já foram pagas, tudo é flexível! Assim como o tempo pode virar de uma hora para outra, você também pode querer ficar mais tempo em um dos pontos. Não se prive de continuar em um lugar superagradável só porque você colocou no roteiro que queria visitar uma confeitaria x que fecha às 18h, ok? Cada viagem é única justamente porque é a sua percepção e seu gosto que transformam a experiência no local.

***

Aqui no blog você encontra roteiros para muitos destinos e dicas de viagem! Tem mais sugestões de posts ou quer dar mais dicas de como montar um roteiro? Deixe aqui nos comentários!