Viajar pela Carretera Austral é aquele tipo de passeio que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida. O trajeto inteiro é cheio de paisagens deslumbrantes e lugares incríveis. Apesar dos possíveis problemas ao longo do caminho, já que é uma região mais remota, todo o esforço vale muito a pena!

A estrada é bem complicada e você vai precisar de um carro 4×4 para concluir seu roteiro, expliquei mais para vocês sobre isso neste post. Além disso, ao longo da rota será necessário pegar balsas, já que rios permeiam a estrada. Fique sempre atento aos horários delas, ok?

Depois de ter a parte de locomoção organizada, é só montar o roteiro com os lugares que quiser parar. Existem vários parques e reservas na Carretera Austral e todos eles são maravilhosos. Como são muitos lugares, selecionei os 10 melhores para vocês já terem alguns pontos de referência 😉

Parque Pumalín 

Foto: World Travel Server

Um dos parques mais lindos pela região é o Pumalín, que possui mais de 300 mil hectares. É enorme e tem como objetivo preservar o ambiente, que possui uma flora e fauna bem diversificada e que poderiam ser exploradas.

Além de caminhadas, você também poderá pescar, andar de bicicleta, caiaque, canoa, entre outras coisas. Essa área é tão rica ecologicamente que muitos consideram o parque como um santuário da natureza. Outra coisa legal por lá é que a entrada ao parque é gratuita. Nem preciso dizer que é parada obrigatória, né?

Parque Nacional Queulat 

Foto: Chile Travel

Assim como o Pumalín, o Parque Nacional Queulat é enorme e cercado por uma natureza surpreendente. Ele tem lagos a, cachoeiras e também vários animais como lobos-marinhos, garças, cervos e pumas. O lugar é ótimo para quem curte natureza e quer fazer trekking ou montanhismo, por exemplo. A entrada é paga, mas nenhum absurdo – atualmente (jan/2018) são 5000 pesos chilenos para adultos estrangeiros, o que dá pouco mais de R$ 25,00. Vale pesquisar os valores na época que você for.

Parque Nacional Hornopirén 

Foto: Gabitos

Menor do que os outros dois parques acima, o Hornopirén não deixa de ser um lugar maravilhoso. A floresta desse parque é nativa da região e, junto a ela, você também verá rios, lagos e áreas mais rochosas. Para quem curte uma região cheia de paisagens “contrastantes”, é um passeio imperdível. 

A entrada não é paga e a principal recomendação para esse local é que você vá com roupas e calçados adequados. Como chove bastante por lá, o trajeto é mais escorregadio, por isso é tão importante que você fique atento às trilhas e vá com as vestimentas – e botas – corretas.

Reserva Nacional Cerro Castillo 

Foto: Ernesto Ortiz

As paisagens da Reserva Nacional Cerro Castillo são surreais, juro! O local é maravilhoso e com trilhas incríveis. Ele também é considerado um sítio arqueológico e tem lagoas super azuis – parecem de mentira. A entrada é paga (pouco mais de R$ 15,00), mas é possível passar a noite por lá, pois eles possuem uma área com camping, banheiro e chuveiros. Ah, se você preferir fazer só uma parada na reserva, faça um piquenique! É uma atividade diferente e você ainda consegue descansar um pouco 🙂 

Reserva Nacional Coyhaique 

Foto: @ladymerken

A Reserva Nacional Coyhaique tem várias trilhas ótimas, principalmente porque você vai caminhando enquanto aprecia a natureza. As caminhadas são curtas, com duração de no máximo 2 horas. Você precisa pagar para entrar, mas além das caminhadas também é possível pescar e cavalgar pela região. A fauna dessa reserva é bem diversa, e você verá desde raposas vermelhas até falcões!

Reserva Nacional Lago Rosselot 

Foto: Juan Francisco Bustos

As caminhadas pela Reserva Nacional Lago Rosselot são de baixa dificuldade e perfeitas para quem quer ver lindas paisagens sem fazer muito esforço ou correr riscos. A entrada é gratuita e as vistas ao longo das trilha são muito lindas, como por exemplo o Lago Rosselot e as montanhas ao redor dele. É importante saber que esse parque não tem muita infraestrutura para turistas, ou seja, vá bem preparado para tudo. Leve comida, bebida, roupas adequadas e, se achar necessário, até um kit de primeiros socorros pode ser útil. 

Las Catedrales de Mármol 

Foto: LA-OTRACIUDAD

Essa é, com toda certeza, uma das atrações mais incríveis da Carretera Austral. As Capelas de Mármore são até mesmo consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco! A água possui tons azuis e esverdeados que deixam as cavernas ainda mais incríveis. Como é um dos lugares mais visitados da região, recomendo que vocês façam a reserva antes, em alguma agência de Puerto Tranquilo!

***

A Carretera Austral é o passeio perfeito para quem curte aventura e quer fazer uma road trip inesquecível. Mesmo com todos os perrengues que passamos, eu amei ter tido a oportunidade de fazer essa viagem! Esses são apenas alguns dos parques da Carretera, mas existem inúmeros outros e com paisagens tão linda quanto as desses locais. Se vocês quiserem assistir um pouco do nosso trajeto por lá é só assistir aos vlogs 😉