Depois de muito esperar e tentar recuperar nossos vlogs gravados no fim do ano passado e começo de 2017 no Chile, eu e o Paulo conseguimos mostrar um pouquinho da região da Carretera Austral na Patagônia Chilena – clique aqui para assistir a playlist completa! Para quem ainda não sabe, grande parte do material que gravamos por lá foi perdido. Um dos nossos HDs caiu (e quebrou) e nós não conseguimos recuperar vários vídeos e fotos da viagem.

Para não deixar ninguém sem conteúdo sobre esse lugar tão incrível, nós decidimos compartilhar mais um pouquinho do que fizemos por lá, mas que infelizmente não foi para o canal. Começando essa série de posts sobre a Patagônia Chilena, hoje vamos contar mais sobre o Parque Pumalín e o nosso passeio maravilhoso pelo Sendero los Alerces.

parque-pumalin-conheca-mais-sobre-o-projeto-de-preservacao-ambiental-no-chile-danielle-noce-1

Antes de qualquer coisa, o local é muito mais do que um simples parque. Além das paisagens deslumbrantes, a história desse projeto surpreende qualquer um. Depois de várias viagens a lazer para o sul do Chile, o fundador da The North Face, Douglas Tompkins, comprou um terreno de 17.000 hectares na região e começou, em 1991, o Projeto Pumalín. Desde o princípio, o projeto tem como grande objetivo a preservação da fauna e da floral local.

Apesar de começar já com uma grande área de proteção, o parque cresceu muito ao longos dos anos. Para se ter uma ideia, em 2005, quando o parque já estava com quase 290.000 hectares, ele foi considerado um Santuário da Natureza.

parque-pumalin-conheca-mais-sobre-o-projeto-de-preservacao-ambiental-no-chile-danielle-noce-2

Foto – Parque Pumalín

Hoje, o parque possui 12 trilhas, mas por causa do tempo apertado nós só conseguimos conhecer uma: Sendero los Alerces. Os Alerces são algumas das árvores mais antigas do mundo, vimos umas que possuem quase 3 mil anos, e por isso a área de preservação do Pumalín é extremamente necessária. Essas árvores são típicas dessa região do Chile e de uma parte da Argentina e, por possuírem uma madeira impermeável, ao longo dos últimos séculos e décadas as florestas de Alerces foram muito devastadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Foto – Mapio.net

A trilha possui menos de 1 km e é bem tranquila. Além disso, as principais árvores possuem placas com informações sobre a espécie e sua história. Para quem estiver sem guia, o começo da trilha é no quilometro 12,5 ao sul de Caleta Gonzalo (Carretera Austral) – segue link do Google Maps.

parque-pumalin-conheca-mais-sobre-o-projeto-de-preservacao-ambiental-no-chile-danielle-noce-4

Foto – Mapio.net

Se você também é curioso como a gente,  ainda temos mais informações sobre o Pumalín! Com o passar dos anos, Tompkins e sua esposa compraram algumas fazendas que rodeavam o parque como mais uma forma de proteger o local. Além de recuperar as terras, que foram destruídas nas décadas anteriores, o projeto foi o responsável por criar um cadeia de fazendas orgânicas e autossustentáveis.

Hoje, as fazendas do Pumalín têm como atividades principais a criação de ovelhas e gado, produção de mel de floresta nativa (marca Pillan Organics) e plantação de frutas e legumes para consumo local. Incrível, né?

parque-pumalin-conheca-mais-sobre-o-projeto-de-preservacao-ambiental-no-chile-danielle-noce-5

Foto – Parque Pumalín

Muita história, muitas causas importantes e muitas paisagens de tirar o fôlego: o Parque Pumalín tem que estar no seu roteiro!