Mala de viagem é sempre aquela coisa: tem pessoas superorganizadas que deixam tudo pronto com dias de antecedência, mas vamos combinar que a grande maioria deixa tudo pra última hora, né?

Infelizmente, quando falamos de viagens para destinos muito frios, principalmente com neve, os cuidados precisam ser dobrados. É praticamente impossível levar todos os itens necessários se você deixar para montar a mala na noite anterior, isso porque você pode simplesmente não ter algumas peças essenciais.

Look completo

Decidi montar esse checklist para ajudar você – e eu mesma, haha 😉 – a preparar uma mala funcional! As quantidades, obviamente, variam de acordo com a duração da viagem e vale lembrar que normalmente compensa comprar alguns itens no próprio destino, já que em algumas regiões do Brasil não temos tantas opções e algumas peças saem realmente bem caras.

PEÇAS TÉRMICAS

Foto: @shopstyle via Pinterest

Segundas peles são essenciais! Até hoje, eu e o Paulo recomendamos as peças da The North Face porque apesar do preço elevado, elas são bem fininhas e esquentam de verdade. É simplesmente impossível ir pra neve sem uma blusa de manga longa e, quando está realmente muito frio, como foi o caso na Islândia e na nossa última viagem a NY, uma calça nesse estilo por baixo é imprescindível, sério.

Outro ponto que muitas pessoas esquecem de dar a devida atenção são os pés. As extremidades do corpo precisam estar muito protegidas e meias térmicas podem te ajudar muito nessa hora! Lojas esportivas costumam ter algumas opções, ta?

CORTA VENTO

Foto: Gal Meets Glam

Olha, se o seu destino for mais afastado de grandes centros ou se você pretende andar pra cima e pra baixo o dia todo, os casacos e jaquetas de fleece, peças em cashmeres ou tricôs bem grossos são indispensáveis.

Essa sempre será aquela segunda camada certeira. Os modelos em fleece são mais esportivos e perfeitos para quem vai a um ambiente cheio de trilhas e pretende fazer caminhadas longas ao ar livre. Na Islândia e na Carretera Austral, por exemplo, são ótimas opções.

Foto: Inspiration Lane (Tumblr)

No caso de cidades, tudo depende do seu gosto pessoal. As peças em cashmere são caras, mas são fininhas e quase não pesam no look. Dá até pra pensar em colocar uma camiseta ou camisa por baixo e deixar a produção mais arrumadinha. Lembre-se sempre que nos lugares fechados você passa calor com o casacão e por isso é bom estar com uma roupa legal por baixo.

Foto: The Fashion Cuisine

Já os tricôs bem quentinhos costumam ser grossos, então, tente optar por um modelo mais bonitinho com gola alta, por exemplo, para não precisar de mais uma camada por baixo do casacão.

CASACÃO

Foto: Mikuta

Não dá para negar que os modelos “puff”(matelassê) são os mais indicados quando as temperaturas estão extremamente baixas. Apesar da aparência grandona, as peças são bem leves e ótimas para quem vai ficar o dia todo na rua. Para levar na mala, você pode usar um saco de embalar a vácuo que tira todo o ar e reduz bastante o volume dos modelos. Essas peças realmente têm uma pegada mais esportiva, mas existem algumas marcas de luxo, como a Moncler, que oferecem opções mais sofisticadas com capas para variar o visual – falamos mais sobre isso nesse vídeo de comprinhas!

No Brasil é mais raro encontrar esse tipo de peça, mas na The North Face e na Decatlhon  você acha boas opções nesse estilo mais esportivo. Fora do país a variedade é muito maior: Uniqlo, Macy’s e a própria Decatlhon  são algumas lojas que oferecem boas alternativas com o preço bem mais em conta do que a Moncler, por exemplo.

Look completo

Quando o destino é mais urbano, dá sim para investir em peças mais elegantes como casacos de pelo (fake, claro) ou lã bem quente mesmo. Vale falar que esses modelos pesam demais na mala e por isso você não precisa levar vários– dependendo do tempo de viagem, 2 peças são mais do que suficientes. Aconselho a levar um casaco preto e outro caramelo, verde musgo ou azul marinho que ficam bem em praticamente todos os looks.

OBS: caso você não tenha uma peça apropriada para o destino, porque os casacos daqui geralmente não dão conta do frio extremo, eu aconselho a levar o mais quentinho que você tiver e comprar um modelo no destino. Na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá eu sei que é bem mais fácil (e em alguns casos mais barato) encontrar peças apropriadas.

CALÇADO ADEQUADO

Foto: Gal Meets Glam

Esse também é um tópico que varia muito conforme o destino, mas se tem uma coisa que é universal são as botas impermeáveis, com solado de borracha bem grosso e, de preferência, com pelinhos dentro. Você tem que ter em mente que o seu pé precisa estar 100% seco e quentinho!

Em lugares onde você irá fazer trilhas ou andar realmente na neve, vale a pena comprar botas mais esportivas mesmo, com o solado tratorado. Os modelos podem ser encontrados em lojas multimarcas esportivas, mas a Sorel e a Timberland possuem vários modelos femininos e masculinos de qualidade. Um spray impermeabilizante também é sempre bem-vindo!

ACESSÓRIOS

Look completo

Para variar o look você não precisa de vários casacos, basta alternar os acessórios. Cachecóis, gorros e  luvas são realmente indispensáveis, ta? No caso das luvas, algumas lojas gringas como a Muji e a Uniqlo têm opções com um pequeno corte no dedão que ajuda na hora de usar o celular 😉

Tem um outro item que pode ser bem útil em áreas com muito vento que são os protetores de orelhas. Existem modelos bem fofos que lembram fones de ouvido, mas se você for fazer esportes, as faixas são as melhores alternativas.

Look completo

Para as mulheres, as meias calças forradas também são boas opções para looks com vestidos ou saias. Eu recomendo usar esse tipo de peça se você for ficar em lugares fechados com calefação, como em um jantar. Isso porque eu realmente tenho bastante frio nas pernas e é praticamente impossível aguentar um dia todo só de meia calça.

Look completo

Também acho os óculos de sol imprescindíveis. Muita gente relaciona o acessório aos looks de verão, mas em lugares com neve ele é tão necessário quanto na praia. Isso porque a neve branquinha reflete os raios solares que prejudicam muito a visão. Aah, isso sem contar que óculos com lentes grandes também dão aquela protegida contra o vento, né?

***

Ufa, acho que deu pra explicar basicamente o que você precisa nesse tipo de viagem! É claro que tudo varia conforme o destino, a temperatura, a duração da viagem e o seu estilo pessoal. Eu mesma falo que dois casacos são mais do que necessários, mas normalmente levo mais para variar os looks dos vlogs.

Como fiz a observação no tópico de casacos, acho que vale lembrar aqui que todos os outros itens podem ser encontrados com mais facilidade nos destinos. Então, caso essa seja a sua primeira viagem para o frio, aconselho você a levar pouca coisa daqui e fazer boas compras fora do país tanto de peças térmicas, como acessórios e casacos.