Você já deve saber que eu sou uma aficionada por sorvetes, né? Esse é um dos meus doces preferidos da vida, ainda mais no verão, e sei que essa maravilha também está nos top 10 de muita gente.

Como em viagens eu quase nunca deixo de provar um sorvetinho, dá para imaginar a minha animação para tomar um verdadeiro helado na capital portenha. Buenos Aires é conhecida por suas heladerías artesanales e com certeza você não vai se arrepender de tomar um sorvetinho em algum (ou alguns) desses lugares 😉

Cadore

Foto: Martín Rosenzveig via Info Bae

Impossível começar essa lista com alguma outra sorveteria, afinal, a Cadore foi eleita uma das melhores do mundo pela National Geographic no livro Food Journeys of a Lifetime (2017). Os portenhos são simplesmente apaixonados pelo sorvete de doce de leite produzido no local e vamos combinar que se tem alguém que entende de doce de leite é o povo argentino.

Apesar de ter sido fundada no norte da Itália em 1881, a Cadore fez sucesso mesmo na Argentina. Isso porque a família Olivotti, dona da sorveteria, veio para a Argentina na década de 1950 e logo em 1957 já inauguraram a unidade na capital.

Endereço: Avenida Corrientes 1695 – Centro

Site: heladeriacadore.com.ar

Jauja

Foto: Serious Eats

Original da Patagônia, os sorvetes artesanais da marca foram conquistando clientes pouco a pouco. A principal atividade da Jauja, na década de 1980, era o restaurante La Cocinita de Jauja, que servia pratos regionais e alguns poucos sorvetes artesanais como “complemento”. Com o passar dos anos, a família Mazzini criou sabores cada vez mais inusitados e os sorvetes passaram a dominar as vendas. Hoje, a sorveteria conta com 15 unidades e uma delas é no bairro de Palermo.

Atualmente, a Jauja possui mais de 70 sabores que variam dependendo da época do ano e da região. Além dos clássicos, eles tem sorvetes bem diferentões como o de matte, cerveja, banana slip, limão com gengibre, cardamomo… Tenho certeza que você vai se surpreender com tantas alternativas.

Endereço: Cerviño 3901 – Palermo

Site: heladosjauja.com.ar

Persicco

Foto: @persiccoar

Apesar de ser uma grande rede, a Persicco consegue manter a qualidade de uma casa tradicional. Com certeza você vai encontrar alguma unidade no seu caminho, porque eles estão espalhados pelos principais bairros da cidade: Palermo, Recoleta, Puerto Madero, San Telmo, Belgrano… Mas qual é o diferencial? Além da decoração que ainda consegue ser aconchegante, até os sabores clássicos tem um toque inusitado: o de doce de leite, por exemplo, tem um leve sabor salgado no final.

Para quem curte combinações inusitadas, peça o creme que dá nome a casa e leva baunilha, vinho Mistela e tâmaras 😉

Endereço: Honduras 4900 – Palermo Soho (clique aqui para conferir outras unidades)

Site: persicco.com

Rapa Nui

Foto: Bariloche a la Carta

Também criado na Patagônia, o Rapa Nui vem conquistando os portenhos. Apesar da decoração mais sofisticada, a sorveteria tem a mesma pegada da Jauja e seu grande diferencial é a mistura de ingredientes. Deu para notar que os sorvetes criados nessa região da Argentina são bem inusitados, né? O sorvete de doce de leite feito com leite de cabra é um dos mais famosos, mas também existem opções que misturam frutas (como kiwi e maracujá) e muitas alternativas com chocolate de até 80% de cacau. Sete das onze unidades ficam na cidade de Buenos Aires e vale muito a pena dar uma passadinha.

Endereço: Uruguay 1284 – Recoleta

Site: chocolatesrapanui.com.ar

Saverio

Foto: Right-brained Engineer

Inaugurada em 1909, a sorveteria é um verdadeiro ponto histórico do bairro de San Cristobal. O local era um dos preferidos do famoso cantor de Tango Carlos Gardel na década de 1920 e não dá para deixar de provar o clássico sorvete de limão da casa. Além dele, o Crema Saverio também vale a pena, afinal, não é sempre que encontramos um bom sorvete de baunilha com figos, amêndoas e castanhas, né? A matriz é enorme (capacidade para mais de 100 pessoas), mas tem uma decoração mais antiquada.

Endereço: Avenida San Juan 2816 – San Cristobal (clique aqui para conferir outras unidades)

Site: saverio.com.ar

Búffala

Foto: @buffalahelados

Para quem curte sorvetes superfrescos produzidos no próprio porão da loja, a sorveteria Búffala é a melhor alternativa do bairro da Recoleta. São 34 sabores e os mais pedidos são os de chocolate Búffala e sambayón.

Endereço: Av. Pueyrredón 2100 – Recoleta

Site: buffala.com

***

Você deve estar se perguntado da Freddo, né? Como existem algumas unidades espalhadas pelo Brasil, decidi deixar de fora da lista e focar nas sorveterias que só podemos provar na Argentina. Você tem mais alguma sugestão? Com tantas alternativas o difícil mesmo é se controlar para não parar a cada esquina e se deliciar com helados diferentes!