A gastronomia da Alemanha foi uma das coisas que mais me surpreenderam por lá. Adorei todos os restaurantes que fui e fiquei com vontade de conhecer ainda mais lugares diferentes. Inclusive, se vocês quiserem saber quais os melhores lugares para almoçar ou jantar por lá é só clicar aqui.

Além dessas duas refeições, sempre é bom fazer uma pausa para tomar um lanche pela manhã ou durante a tarde. Pensando nisso, selecionei os cafés e padarias mais bem recomendados de Berlim para vocês. Todos eles contam com opções deliciosas para dar aquela enganada no estômago, sabe?

THE BARN

Foto: Divulgação via Pinterest

Com quatro unidades pela cidade, a The Barn é uma das cafeterias preferidas dos turistas e também dos moradores locais. A primeira delas foi aberta em 2010, no Gallery District, uma das regiões mais movimentadas de Berlim.

Todas as lojas da marca possuem um ambiente moderno e descolado, ideal para quem valoriza tanto a comida como também a estética e o design do ambiente. Os donos do espaço são verdadeiros entusiastas de café, por isso redobram o cuidado com os grãos que serão a origem do café feito por eles. Eles procuram sempre produtores sustentáveis e que trabalhem com grãos sazonais, o que torna o produto ainda mais fresquinho e saboroso.

BEN RAHIM

Foto: @angel.linaa

Os toques árabes e tunísios nos produtos do Ben Rahim são o principal diferencial do local. O ambiente do café é bem pequeno e ele é mais frequentado por moradores da região, o que torna toda a experiência de ir até ele ainda mais incrível. Afinal, sempre é com se sentir dentro da cultura do país que você está conhecendo, né?

Os cafés e os croissants são deliciosos e tudo é preparado com bastante atenção pelos funcionários da loja. Como o espaço é pequeno, é muito comum pessoas pedirem pelas bebidas ou salgados para viagem. Essa é uma ótima opção para quem estiver por Mitti e quer pegar algo para comer enquanto caminha pela área.

Companion Coffee

Foto: CT Blog

Se você é do tipo que ama chás, não deixe de colocar a Companion Coffee no seu roteiro. Os donos do local viajaram por vários lugares para conhecer diferentes tipos de cafés e só depois disso resolveram abrir a própria loja em Berlim.

O café trabalha em parceria com Voo Store, que é uma loja de roupas incrível da cidade. É uma boa para quem quiser ir em lugar fazer compras e, logo em seguida, tomar um chá ou café bem gostoso. Os grãos usados também são sazonais, então o sabor do café pode mudar levemente dependendo de quando você for.

BONANZA COFFEE

Foto: IHeartBerlin

O Bonanza Coffee é uma das cafeterias com estilo mais hipster da cidade. As paredes são todas de concreto e a decoração é toda minimalista, deixando o ambiente bem moderninho.  Eles são super preocupados com a qualidade do café que servem, então tudo é selecionado cuidadosamente em busca de levar as melhores safras para o café.

Além disso, os grãos desse local passam pelo mínimo processo de torrefação. De acordo com a marca, essa maneira de tratar o grão torna o café mais saboroso e você consegue sentir a diferença no paladar! Caso você vá até eles e goste do café, também é possível comprar saquinhos com os grãos de cafés servidos por eles.

Refinery High End Coffee

Foto: Soffa Mag

O café, os pães e os doces da Refinery High End Coffee são desses que te deixam com o coração quentinho, sabe? Eles trabalham com diferentes marcas de café, sendo que todas elas são super preocupadas em sempre servir o melhor aos clientes.

O ambiente dele é bem acolhedor e muitas pessoas costumam frequentar o local para trabalhar ou até mesmo estudar. Ah, ele fica pertinho da estação de metrô Friedrichstraße. Vale muito a pena dar uma passadinha por lá caso você esteja na região 😉

WESTBERLIN

Foto: Gessato

Outro lugar incrível para comer bolos e tomar um bom café é o Westberlin. O interessante desse lugar é que ele parece até mesmo uma pequena livraria. Ao redor das mesas ficam prateleiras com vários livros e revistas disponíveis para quem visitar o local e quiser folhear algo. Assim como no Refinery High End Coffee, muitas pessoas vão para o local para trabalhar, já que o ambiente é bem tranquilo.

Five Elephant

Foto: The Cool Guide

Sendo um dos cafés mais tradicionais de Berlim, o Five Elephant está sempre movimentado. Eles possuem uma das maiores variedades de grãos quando comparado aos outros lugares dessa listinha. Inclusive, uma das opções é vinda do Brasil!

O Five Elephant é uma ótima opção para quem quiser tomar café da manhã em um espaço diferente. O cardápio dele conta com bolos, croissants, panquecas, bagels e muito mais. Eles também oferecem a opção de você comprar pacotinhos com os grãos de café. Ou seja, se você gostar, tem como levar um pouquinho dele para sua casa .

DISTRIKT COFFEE 

Foto: @batpudding

Quer o lugar perfeito para tomar café da manhã em Berlim? É só ir até o Distrikt Coffee. O interior do local tem uma pegada industrial mais antiga, especialmente por causa das paredes de tijolinhos e dos detalhes em aço da decoração. 

Eles não possuem tanta variedade de cafés, mas os que oferecem são ótimos. A maioria das pessoas que frequenta esse lugar costuma ir para tomar brunch, então é uma boa caso você seja o tipo de pessoa que curte acordar tarde e não se importa de juntar o café da manhã com o almoço 😉

***

Eu e o Paulo adoramos conhecer Berlim e filmamos tudinho para vocês. Nos vlogs nós contamos ainda mais dicas sobre a cidade e mostramos vários lugares incríveis por lá, não deixem de assistir!