Sempre que viajo costumo procurar pelos melhores restaurantes da cidade, assim não fico muito perdida em relação a alimentação no local. No caso da minha viagem para Berlim, fui em alguns restaurantes que já tinha escolhido, mas descobri outros locais incríveis caminhando lá mesmo.

Além da cidade ser uma das mais interessantes da Alemanha, a culinária é super diversificada e cheia de sabores diferentes. Por ter ficado tão encantada com os pratos dos restaurantes, resolvi compartilhar com vocês alguns dos melhores locais para fazer uma boa refeição na cidade 😉

5-Cinco 

Foto: Creme Guides

Eu e o Paulo conhecemos o 5-Cinco porque ele ficava dentro do Das Stue, o hotel onde estávamos hospedados. Mesmo já tendo lido inúmeros comentários positivos em relação a comida do local, ficamos surpresos com a quantidade e qualidadade dos pratos salgados como também das sobremesas.

Eles oferecem menu degustação para quem quer experimentar mais de um prato da casa e também o menu à la carte. Um dos mais pedidos por lá, que também faz parte do menu degustação, é o tartar de atum marinado com caviar de salmão. A comida é deliciosa e o menu tem várias opções muito inovadoras.

Cookies Cream 

Foto: Creme Guides

O Cookies Cream é o tipo de restaurante vegetariano que até mesmo quem não segue esse tipo de alimentação se apaixona. Os pratos são tão diferentes e saborosos que o chef Stephan Hentschel até mesmo ganhou uma estrela Michelin pela sua criatividade e ousadia.

Outro fator que me fez amar ainda mais o local é o estilo industrial da decoração. Quanto ao cardápio, entre as opções estão dumplings de parmesão com trufa e espinafre e aipo com gema de ovo, macadâmias e amendoim. As combinações são bem incomuns e dificilmente você comerá algo parecido em outro lugar no mundo!

Osmans Töchter

Foto: Telegraph

Com um ambiente mais rústico e especializado em cozinha turca, o Osman Töchter é sempre uma das primeiras opções de restaurante para quem está em busca de culinária mediterrânea. Por lá você vai encontrar comida tradicional turca, mas sempre com um toque mais inovador.

Para o prato principal, as costeletas de cordeiro ou o peixe köfte são ótimas alternativas. Ah, não deixe de sair do lugar sem comer sobremesa, como o bolo de sêmola, que é típico da região. Os alimentos são super bem feitos e temperados, então tenho certeza de que vocês vão amar, principalmente se curtem esse tipo de culinária.

Henne 

Foto: Paulo Cuenca

O Henne é quase uma instituição em Berlim de tão antigo que é. Para vocês terem uma ideia, ele foi aberto em 1907! Não poderíamos deixar de conhecer um local tão tradicional na cidade e ficamos felizes de ter ido até lá. A comida estava deliciosa e o ambiente é maravilhoso, cheio de detalhes e objetos antigos como decoração.

Na época, eu ainda não era vegetariana, por isso pedimos frango como prato principal. Ele tinha uma pele super crocante e saborosa, e estava muito fresquinho. Como acompanhamento, a salada de batata também estava muito gostosa e bem leve. Essa combinação foi perfeita para nós e acredito que vocês também irão gostar.

Tim Raue 

Foto: Chubby Hubby

O Tim Raue é uma das principais referências de Berlim para culinária asiática. Tanto as criações do chef como também os ingredientes são de alta qualidade e pensados da melhor maneira possível para a criação de boas combinações. Os alimentos são, na maioria das vezes, contrastantes, como doce e salgado, macio e crocante – formando uma explosão de sabores e texturas quando se juntam.

Uma das possíveis refeições presentes no cardápio é o bacalhau com almôndegas de vitela e molho dashi. Caso você se interesse por esse tipo de cozinha e queira provar mais de um dos pratos da casa sem comer demais, eles oferecem uma opção de menu degustação com 6 pratos da casa!

Chen Che 

Foto: Jenny Mustard

O Chen Che foi um dos restaurantes que eu e o Paulo descobrimos conforme caminhávamos pela cidade. Não poderia ter ficado mais feliz por ter entrado ele, juro! A comida é asiática, assim como no caso do Tim Raue, mas nesse caso eles tem pratos mais voltados à culinária vietnamita.

O lugar é super aconchegante e as mesinhas ao ar livre ficam cercadas por várias plantas que deixam o ambiente fresquinho. O frango com capim limão, arroz, legumes e coentro é um bom exemplo do que você encontrará no menu do lugar. A maioria das opções do cardápio são super saudáveis e saborosas.

Burgermeister 

Foto: Berlin Food Stories

Mudando um pouco o estilo dos restaurantes, no Burgermeister você irá comer um dos melhores hambúrgueres da sua vida. O preço do lanche já pronto varia de 10 a 16 euros já com um acompanhamento incluso. É um valor justo considerando a qualidade da carne e dos adicionais. Caso você prefira, também é possível montar o hambúrguer da maneira que preferir.

Ele é classificado como uma lanchonete de rua, pois ocupa um espaço bem pequeno e as mesinhas ficam todas bem próximas de onde os carros passam. Por ser mais barato e prático, é uma opção boa para quem quer comer rápido ou apenas ter a experiência de um “fast food” tradicional da cidade.

Pauly Saal 

Foto: Doppel Berlin

Usando produtos sazonais, regionais e super fresquinhos, é praticamente impossível não gostar da comida do Pauly Saal. O cardápio costumava ter foco em frutos do mar e legumes, porém eles estão introduzindo cada vez mais pratos vegetarianos ao menu.

A maior parte dos pratos é feita com combinações bem inusitadas. Um bom exemplo é o peixe servido com abóboras refogadas e melão marinado. No geral, os chefes buscam proporcionar uma refeição mais leve e com ingredientes naturais. A mistura de sabores e texturas é surpreendente!

Cocolo Ramen 

Foto: @mjomark

Quem ama comida japonesa não pode deixar o Cocolo Ramen de fora do roteiro. Como o próprio nome já diz, eles são especializados em ramen, mais conhecido por nós por lámen. O tradicional macarrão com caldo de carne ou legumes, ovos e wakame parece ganhar um sabor a mais – é muito bem preparado e temperado.

O restaurante tem poucas opções de pratos no menu, porque o foco deles mesmo é na típica sopa japonesa. Além disso, o lugar é super movimentado e talvez você tenha que esperar alguns minutos para ser atendido. No entanto, realmente vale a pena ir para lá se esse tipo de cozinha te agrada 😉

Kanaan 

Foto: Stil In Berlin

O Kanaan une as culinárias israelense e palestina de uma forma incrível. Por ter foco nesse estilo de cozinha, o que você mais vai ver por lá são homus, falafel e bureka. Eu adoro esse tipo de comida, por isso sou suspeita para falar, mas as coisas por lá são muito gostosas e feitas com bastante cuidado.

A mistura de culturas das pessoas dentro da cozinha se refletem nos pratos com a variedade de temperos e produtos presentes no cardápio. Outro ponto positivo em relação ao Kannan é que eles costumam chamar regularmente chefes refugiados para trabalhar com eles! 

***

Não falta comida boa em Berlim, né? Coloquei restaurantes bem diversificados para vocês terem opções diferentes e poderem escolher qual tem mais o seu estilo. Ah, e se quiserem ver um pouco da nossa experiência pela cidade é só assistir aos vlogs no canal.