Confesso que quando visito museus ou galerias de arte fico um pouco confusa ao tentar entender algumas obras. Afinal, nem sempre conseguimos compreender o que o autor estava querendo transmitir com um quadro, escultura ou foto, né? Apesar disso, acho muito divertido visitar esses lugares e tentar adivinhar o significado dos itens expostos.

No caso de Austin, a cidade conta com vários espaços incríveis para quem é curte arte. Se você gosta de conhecer artistas locais, tenho certeza que irá adorar as galerias menores e mais locais. Além delas, também vou compartilhar com vocês os museus que merecem uma visita 😉

The Contemporary Austin

Foto: Divulgação

Com duas localizações pela cidade, o The Contemporary Austin é um dos museus mais conhecidos de Austin. Uma delas fica Laguna Gloria, um pouco mais afastada do centro da cidade, tendo um estilo mais clássico e tradicional. A segunda unidade fica bem no centro e é conhecida por Jones Center of Contemporary Art.

Essa segunda localização é bem mais interessante e moderna do que a primeira, tanto em relação às exposições como também o prédio onde o museu fica. Como o próprio nome já diz, as obras expostas por lá são todas contemporâneas. O museu apoia diversos artistas ainda não tão famosos do Texas e também de outras partes do mundo! Os ingressos para adultos custam 5 dólares, sendo que as terças-feiras a entrada é gratuita.

grayDUCK Gallery

Foto: Art Alliance Austin

Fundada em 2010, a grayDUCK Gallery é uma galeria relativamente nova na cidade. A fachada dela é uma graça e o interior também é super agradável, com uma atmosfera bem tranquila. Algumas salas de exposição são todas brancas e com piso de concreto, enquanto outras são revestidas por tábuas de madeira – uma mistura bem original.

A galeria está sempre aberta para novos artistas e aceitam tanto exposições solo como também outras feitas em grupo. Eles são bem ecléticos quanto ao que fará parte o acervo temporário, mas sempre seguindo o estilo de arte contemporânea. Se você quiser dar uma olhada nas exposições que estarão acontecendo na época que você for viajar é só dar uma olhada no calendário deles 🙂

The Blanton Museum of Art

Foto: Divulgação

O Blanton Museum of Art conta com aproximadamente 17 mil obras do século XX no acervo. Como são tantas peças, eles têm de tudo um pouco: arte da América Latina, grega, renascentista e até mesmo barroca. Ele foi fundado em 1963, por esse motivo o museu reuniu uma grande quantidade de obras.

Vocês podem aproveitar para visitar o museu em uma quinta-feira, porque a entrada é gratuita nesse dia da semana. Se vocês ficarem curiosos para saber outras coisas para fazer pela cidade de graça, é só clicar aqui 😉

Big Medium

Foto: Texas Observer

Promovendo e apoiando a arte contemporânea no Texas, o Big Medium está sempre entre os destaques da cidade quando se trata de arte. A galeria deles está sempre com coleções incríveis, que transformam as paredes brancas em uma verdadeira obra de arte, cheia de cores e texturas diferentes.

A produção dessa galeria também é muito conhecida por promover eventos voltados para a arte na cidade, como o East Austin Studio Tour, West Austin Tour e Texas Biennial. As exibições são sempre inovadoras e o interessante é que eles reúnem artistas de diferentes lugares. 

Art on 5th 

Foto: Brandon Snow Art

A Art on 5th é a maior galeria de arte de Austin, então vocês já devem imaginar a diversidade de artistas e obras expostas por lá, né? O acervo deles também possui artistas de diferentes países, mas não deixam de valorizar a arte produzida pelos moradores da cidade.

Embora nenhuma das obras sejam mundialmente conhecidas, algumas delas foram feitas por artistas super conhecidos, como Pablo Picasso e Joan Miró. Entre as obras expostas, uma parte delas não se enquadra em nenhum movimento artístico ou gênero, por isso você verá obras bem diferentes no local!

Women & Their Work

Foto: Glasstire

Já imaginou um museu inteiro voltado apenas para artistas mulheres? Em Austin ele existe e é um dos lugares mais interessantes da cidade. Acho incrível o Women & Their Work criou um espaço com obras feitas somente por mulheres, valorizando o trabalho e a criatividade de artistas do Texas e de outras partes do mundo.

Além de exposições tradicionais, acontecem também no local performances e workshops, tudo voltado para arte contemporânea e inovações dentro desse meio. No site da galeria, eles explicam que estão sempre em busca da educação de todos os públicos sobre arte contemporânea. A equipe também propõe ajuda financeira e técnica para artistas que estejam em início de carreira ou apenas precisando de suporte. Tudo super organizado e sempre pensando na distribuição do melhor conteúdo possível ao público.

The Bob Bullock Texas State History Museum

Foto: The AustinNot

O The Bob Bullock Texas State History Museum não é um museu voltado para arte, mas é um dos mais importantes da cidade. Ele foi desenvolvido para contar a história do Texas. Caso você goste desse tipo de passeio e tem a curiosidade de saber um pouco sobre o local que está visitando, vale a pena ir até ele. Cada andar do museu conta uma parte da história do Estado. A entrada é paga e o ingresso para adultos custa 13 dólares.

***

Dá para fazer um roteiro cultural incrível por Austin, né? Eu e o Paulo acabamos não visitando nenhum desses lugares porque não ficamos muito tempo por lá, mas acredito que eles são ótimos! Para vocês verem a nossa experiência pela cidade, é só assistir aos vídeos no canal 😉