Doces sempre são bem-vindos, né? Como vocês já sabem, eu e o Paulo adoramos experimentar as sobremesas de todos os lugares que conhecemos, principalmente aquelas tradicionais de cada país. Nós iremos para Lisboa ainda esse ano e já estamos pesquisando as melhores confeitarias da cidade para provar o que a cidade tem de melhor a nos oferecer.

O pastel de nata é um dos doces mais típicos de Portugal. Apesar dele ser a estrela da maioria das confeitarias, não deixe de experimentar também as outras sobremesas. Querem saber quais os melhores lugares para apreciar bons doces? É só lerem todas as dicas que vou dar agora 😉

Manteigaria

Foto: Divulgação

Não é novidade para ninguém que os pastéis de nata são adorados tanto pelos portugueses como também pelos turistas. O quitute lusitano já ganhou diversas versões, mas poucas delas conseguem ser próximas a original, criada pelo Mosteiro dos Jerónimos.

No caso da Manteigaria, muitas pessoas acreditam que o pastel de nata feito por eles é ainda melhor do que os tradicionais Pastéis de Belém. Comparações à parte, o doce da manteigaria é geralmente servido quentinho ou morno. No entanto, isso não tira a crocância da massa e a consistência do recheio. É simplesmente delicioso!

Confeitaria Nacional

Foto: @itir_inspired

Outra local super tradicional em Lisboa é a Confeitaria Nacional. Ela existe desde 1829, sempre conquistando os clientes já do lado de fora por causa do cheirinho delicioso de doces e café. Ela é uma das confeitarias mais antigas da cidade, então não deixe de dar pelo menos uma passadinha por lá.

As receitas deles são originais e históricas, por isso cada doce é preparado com muito cuidado. Além dos pastéis de nata, outros doces gostosos são o bolo São Marcos, bolo de arroz, bola de Berlim e as deliciosas éclair. O café expresso, chamado por eles de bica, também é um dos pontos fortes da Confeitaria Nacional.

Confeitaria Lisboa

Foto: Divulgação

Com duas unidades pela cidade, a Confeitaria Lisboa tem como “lema” deixar os clientes com água na boca. Eles fazem de tudo um pouco, scones, bolos, tortas e éclair. A unidade mais tradicional é a localizada na Avenida de Roma, mas a segunda unidade, na Avenida João XXI também é ótimo. Os salgados do lugar também merecem ser experimentados, principalmente as empanadilhas e o típico pão alentejano.

L’Éclair

Foto: Divulgação

A éclair, apesar de não ser um doce tipicamente português, é uma das sobremesas mais comuns em padarias e confeitarias de Lisboa. A éclair é conhecida por nós como bombas doces, dessas que costumam ser de chocolate ou doce de leite, sabe? Se você quer provar o doce de um lugar especializado, é só dar uma passadinha pela L’Éclair.

Os donos do local, Matthieu Croiger e João Henriques, são parisienses e luso descendentes. Os dois decidiram apostar na venda do doce em Portugal e o negócio se tornou um sucesso. Além dos recheios mais tradicionais, de creme e chocolate, eles oferecem sabores bem diferenciados. Entre eles estão o de frutas vermelhas, de iogurte com kiwi e granola caseira, e até mesmo de caramelo salgado!

Pastelaria Benard

Foto: Divulgação

A Pastelaria Benard existe desde 1868, mas a atual localização dela foi aberta em 1902. Só por essa informação já dá para imaginar o quão tradicional é esse espaço, né? Os bolos, tortinhas de morango, éclairs e vários outros doces são super elogiados. É aquele tipo de doce que te deixa com o coração quentinho.

Além da parte de confeitaria, eles são muito frequentados para quem procura um bom local para comer alimentos da pastelaria tradicional, como o croissant e folhados de carne. A variedade de chás da casa também é bem grande – vale a pena experimentar pelo menos algum deles para quem gosta desse tipo de bebida.

Confeitaria Marquês de Pombal

Foto: Divulgação

Embora o restaurante da Confeitaria Marquês de Pombal não ser muito elogiado, a parte de cafeteria e confeitaria em si é ótima. Eles costumam ter uma variedade bem grande de doces tradicionais portugueses, por isso não deixe de adicionar ela ao seu roteiro. O bolo rei e os pastéis de cerveja são alguns dos mais vendidos, mas não deixe de experimentar também algum outro doce que eles estejam vendendo no dia 🙂

Pastéis de Belém

Foto: @marco_fanuli

Não poderia deixar de falar da clássica Pastéis de Belém, certo? Já falei brevemente sobre esse lugar para vocês no post geral de Lisboa, por ser um dos lugares mais procurados por turistas. O doce foi criado por pessoas do Mosteiro dos Jerónimos como um ganho para a manutenção do local.

A repercussão dos pastéis de belém foi tão grande que até hoje a loja usa a receita original, além das inúmeras versões vendidas ao redor de Portugal. Algumas pessoas preferem os pastéis da Manteigaria, mas não deixe de provar também a sobremesa em seu local de origem!

***

Essas foram as confeitarias mais bem recomendadas que encontrei por Lisboa. Se vocês conhecem lugares ainda mais locais e com sobremesas incríveis, não deixem de comentar por aqui. Adoro receber as dicas de vocês 😉