A Califórnia é um dos meus lugares favoritos nos Estados Unidos e não é à toa! Esse estado traz alternativas para os mais variados estilos de turistas: tem cidade grande, cidade pequena, praias bonitas, parques de diversão e, claro, paisagens naturais deslumbrantes!

Uma boa opção para sair dos roteiros tradicionais é se aventurar em um dos muitos parques nacionais da região. Para facilitar a vida de quem está planejando a viagem para lá, selecionei 5 deles 😉

DEATH VALLEY NATIONAL PARK

Foto: Culture Trip

Gosta de experiências extremas e paisagens de tirar o fôlego? O “Vale da Morte” é o lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro. O local fica no Deserto de Mojave e bate os 50ºC no verão – eu não disse que era extremo? Nos dias mais quentes, nem pense em fazer trilhas; vá com um carro e ligue ar condicionado!

Foto: Pierre Leclerc via Fine Art America

Além do clima extremamente quente e seco, uma das coisas que mais chama atenção na região é a diferença de altitude: o ponto mais baixo, em Badwater Basin, fica 85,5 metros abaixo do nível do mar; já o ponto mais alto, em Telescope Peak, fica 3.368 metros acima do nível do mar. Realmente não tem como não se impressionar com a paisagem, né?

YOSEMITE NATIONAL FOREST

Foto: @oscarwastaken

Você com certeza já ouviu falar desse parque pelo menos uma vez. Declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1984, a paisagem repleta de penhascos é surreal. Aqui você encontra algumas das maiores cachoeiras do mundo: Yosemite Falls, Sentinel Fall e Ribbon Fall. A primeira é considerada a maior da América do Norte e possui nada menos do que 729 metros de queda!

Foto: Our Escapades

Outro ponto bem famoso no parque é o Yosemite Valley, com 1.220 metros de profundidade. Lá é possível fazer caminhadas e até andar de bicicleta em alguns pontos 😉

JOSHUA TREE

Foto: Gal Meets Glam

Quem acha que paisagem desértica é monótona está completamente enganado! As árvores de Joshua, que dão nome ao parque, possuem troncos completamente retorcidos e impressionam qualquer um. Outra espécie que chama a atenção é o cactus Cholla que possui um cantinho só dele no parque, o Cholla Catus Garden.

Foto: Gal Meets Glam

Para quem curte ver paisagens do alto, o ponto de parada obrigatório em dias de céu aberto é o Keys View. Achou pouca coisa? Andando 6 quilômetros você chega a Lost Horse Mine, uma mina construída no final do século XIX.

SEQUOIA NATIONAL PARK

Foto: Logan Davidson via @earthofficial

As sequoias gigantescas espalhadas por todo o parque com certeza são as principais atrações turísticas, no entanto o parque nacional tem outras boas surpresas. As cavernas de mármore são comuns na região e uma das mais famosas delas, a Crystal Cave, fica aberta para tours guiados entre maio e novembro.

Foto: Huffington Post

Para quem curte trilhas intensas e paisagens recompensadoras, também vale a pena subir os 400 degraus do Moro Rock. A formação rochosa de granito possui 2.050 metros e a vista de Great Western Divide é incrível!

PINNACLES NATIONAL PARK

Foto: Thousand Wonders

Cavernas, incríveis formações rochosas e muuitas flores. Essas são apenas algumas das atrações do parque nacional mais novo dos Estados Unidos (2013). Graças ao rico solo vulcânico, na primavera é possível encontrar mais de 100 espécies de flores silvestres.

Foto: Terry Bixler

No entanto, o ponto mais famoso do parque é o High Peacks onde é possível observar mais de perto as impressionantes formações rochosas finas e irregulares (Pinnacles).

***

E aí, vocês já conheciam todos esses parques? Tenho certeza que deu ainda mais vontade de visitar a Califórnia 😉