Com tanta tecnologia ao nosso redor, temos que sempre tentar usá-la ao nosso favor. Felizmente, para os viajantes de plantão existem muitos aplicativos incríveis. Se você pretende viajar sem gastar muito, por exemplo, várias das dicas que vou dar agora poderão te ajudar bastante.

Além dos aplicativos contribuírem para economizar, eles são uma ótima forma de conhecer outras pessoas e ter uma vivência maior com os locais! Quem costuma se perder bastante também consegue ter mapas e informações sobre transporte na palma da mão 😉

Organize

Foto: Anete Lūsiņa

Para conseguir tirar o sonho da viagem do papel, é preciso organização financeira. Sendo assim, é necessário ter um controle maior dos gatos e analisar qual a melhor forma de guardar dinheiro.

Um bom aplicativo para monitorar para onde vai o seu dinheiro é o Organizze. Com ele, é possível marcar quais foram os gastos do dia, semana e mês, além de categorizar essas informações. Outro aspecto interessante do aplicativo são as metas financeiras. Se você pretende viajar para o nordeste do Brasil, por exemplo, sugiro que coloque uma meta de mais ou menos 2 mil reais. O valor varia de acordo com a sua escolha e precisão!

Disponível para os sistemas iOS e Android

Couchsurfing

Foto: Ember + Ivory

Aplicativo clássico para os mochileiros! O Cochsurfing é um app/site de hospedagem maravilhoso para quem deseja economizar bastante. Pessoas de diferentes partes do mundo oferecem um espaço em suas casas para receber um viajante. Diferentemente do Airbnb, você não necessariamente terá um quarto.

É muito possível que a sua “cama” seja um sofá na sala do anfitrião, ou apenas um colchão. Sei que parece um pouco complicado, mas o melhor de tudo é que você não paga por isso! Outro ponto interessante quanto ao couchsurfing é o contato com um morador da cidade, que pode ser até mesmo como um guia turístico para você.

Disponível para os sistemas iOS e Android

Wordpackers

Foto: Andrew Neel

Viajar e trabalhar pode ser a melhor opção para quem tem pouco dinheiro, mas não quer desistir do sonho de conhecer um país diferente. Se você for essa pessoa, dê uma olhadinha no Worldpackers. O site/app te conecta com hostels e projetos sociais do mundo todo, oferecendo trabalho em troca de acomodações e outros benefícios.

Para conseguir trabalhar, você precisa ter mais de 18 anos e se candidatar às vagas que desejar. Depois, é só conversar com o anfitrião e marcar a viagem! Capriche no perfil, porque ele funciona como um currículo 😉

Disponível para os sistemas iOS e Android

Blab Bla Car

Foto: Takahiro Taguchi

Transporte é sempre uma das maiores preocupações de quem viaja. Para conseguir gastar um pouco menos nesse aspecto, baixe o Bla Bla Car. Ele funciona como um serviço de caronas, estando disponível em mais de 20 países. O intuito do app é dividir os custos de uma viagem com uma ou mais pessoas, seguindo o princípio da economia compartilhada.

Para as mulheres que ficam com medo de andar em um carro com um estranho, existe a opção “Só Para Elas”, que são viagens feitas exclusivamente com mulheres. E se você quiser, é possível ativar alertas de caronas para algum lugar específico!

Disponível para os sistemas iOS e Android

Dinneer

Foto: Jay Wennington

Outro gasto que costuma deixar os viajantes preocupados é quanto a alimentação. Ir para a Itália e comer fastfood todos os dias, por exemplo, não deveria ser nem mesmo uma opção. Para conseguir comer bem sem precisar desembolsar muito dinheiro no bolso, dê uma pesquisada nos valores do Dinneer.

Moradores da cidade tornam-se anfitriões e cozinham para o pessoal que está de passagem pela região. Você consegue comer pratos super típicos e caseiros, além de passar uma um tempo bem diferente conhecendo pessoas novas.

Disponível para os sistemas iOS e Android

Eatwith

Foto: Rawpixel

Outra alternativa relacionada à alimentação é o Eatwith. O diferencial dele é que são chefes locais oferecendo refeições mais refinadas. Geralmente restaurantes de gastronomia de alta qualidade são super caros, por isso compensa gastar um pouco menos utilizando esse aplicativo. Algumas pessoas oferecem até mesmo menu degustação e workshops!

Disponível para os sistemas iOS e Android

Skyscanner

Foto: Prabuddha Sharma

Passagens aéreas deixam qualquer pessoa desanimada. Afinal, elas costumam ser caríssimas, especialmente quando são destinos mais afastados. Para conseguir economizar e saber quais são as melhores opções de valores e companhias aéreas, é só usar o Skyscanner.

Escolha o voo de acordo com o custo benefício, pesquisando sobre as companhias antes de comprar a passagem. Ah, e o site/app também reúne promoções de hospedagem e aluguel de carros, tudo por valores menores 😉

Disponível para os sistemas iOS e Android

Rome2rio

Está em dúvida entre qual meio de transporte usar e quanto irá gastar com passagens? Baixe o Rome2rio! O aplicativo mostra todas as opções de transporte disponíveis para o trajeto que você deseja, além de sinalizar quanto cada alternativa custa.

Ele é interessante para ser usado até mesmo antes da viagem, para que você tenha uma ideia de quanto dinheiro levar para gastar com transporte. Planeje o roteiro com antecedência e, com a ajuda do app, veja as tarifas e trajetos ideias para cada lugar. Além de conseguir economizar, você não perde tempo na viagem procurando pelas melhores opções.

Disponível para os sistemas iOS e Android

Moovit

Foto: Enrique Alarcon

Mais um app ligado ao transporte! O Moovit é perfeito para quem pretende pegar muito transporte público e deseja ver a rota completa, incluindo os pontos de parada. Ele funciona de forma super eficiente e pode ser usado inclusive aqui no Brasil.

É praticamente impossível se perder usando o app, especialmente se você ativar a função “Vamos”. Fazendo isso, o aplicativo acompanha o trajeto e avisa quando você deve descer do transporte! Ele não necessariamente te ajuda a economizar dinheiro, mas é de grande ajuda 😉

Disponível para os sistemas iOS e Android

Hostelworld 

Foto: Rhema Kallianpur

Por último, mas não menos importante, o Hostelworld. Uma das maneiras mais comuns de economizar com hospedagem é procurando alternativas que não sejam hotéis, como o Airbnb. O Hostelworld, no entanto, reúne hostels do mundo todo, com acomodações por 170 países.

Os quartos podem ser privados ou compartilhados, mas sempre mais baratos do que uma hospedagem tradicional em hotel. Alguns lugares do mundo terão mais opções do que outras, mas você sempre acha um bom cantinho para ficar.

Disponível para os sistemas iOS e Android

BÔNUS: Seguros Promo

Seguro viagem é uma das documentações mais importantes para passear sem preocupações. A maioria dos países da Europa exige o seguro, por isso algumas pessoas são obrigadas a comprar por esse serviço.

Entendo que muitas vezes as viagens são curtas, mas imprevistos acontecem e médicos e hospitais fora do país costumam ser muito caros. O valor fica ainda maior dependendo de onde você estiver, como no caso de países da União Europeia.

Para saber quais são os melhores pacotes e valores, dê uma olhada no site da Seguros Promo. Não é um aplicativo, mas prometo que irá ajudar você a entender melhor esse mundo de seguro viagem.

***

Espero que essas dicas ajudem (e inspirem) vocês a viajar mais! Com esses aplicativos você conseguirá economizar antes e durante a viagem 😉