Comer bem em viagens é uma das coisas mais prazerosas da vida, né? Não sei vocês, mas eu sou o tipo de pessoa que decide um destino e, em seguida, já começa a pesquisar quais são os melhores restaurantes da região e, claro, as comidas típicas que eu não posso deixar de provar!

Infelizmente, a nossa viagem para Portugal não saiu exatamente como nós havíamos planejado – vocês vão saber mais quando saírem os vlogs no canal – e não conseguimos ir até um dos lugares que mais queríamos conhecer: o Algarve! Entretanto, não poderia deixar de compartilhar com vocês os melhores restaurantes da região que já estavam no nosso roteiro há algum tempo.

Fizemos essa seleção bem diversificada e espero que aproveitem as dicas quando forem visitar essa região tão maravilhosa 😉

Restaurante Vila Joya

Foto: @vilajoya

Tinha que começar a lista com o Vila Joya, simplesmente porque esse é um dos únicos restaurantes de Portugal com duas estrelas Michelin. Ele fica dentro de um hotel/spa de mesmo nome, em Albufeira, à beira mar, mas não se engane: o local é sofisticado e possui, sim, um código de vestimenta mais rigoroso. Outra coisa, reserve com antecedência, principalmente se pretende ir em alta temporada, ok? O lugar é realmente muito procurado!

Mas vamos falar sobre o que realmente importa? O chef Dieter Koschina usa ingredientes super frescos e é exatamente por isso que o menu degustação muda diariamente – isso mesmo, você não leu errado! A gastronomia do Vila Joya, como é de se esperar, é focada em peixes e por isso não é um local muito recomendado para vegetarianos, apesar de poder informar restrições no ato da reserva.  Outro ponto alto do restaurante é a carta de vinhos portugueses!

Quer uma experiência ainda mais especial e está disposto a pagar um valor mais alto? Reserve a Mesa do Chef! A mesa acomoda até 8 pessoas por noite, precisa ser reservada com antecedência e ali você irá conhecer o chef Koschina e toda a sua equipe. Para quem curte gastronomia, não existe nada melhor, né?

Ocean

Foto: @restauranteocean

Sabe quando os pratos se confundem com obras de arte? Pois é, em Algarve, mais especificamente em Alporchinhos, o lugar para se deliciar e se encantar com as apresentações é o restaurante Ocean. Além da decoração maravilhosa em tons de azul e a vista panorâmica para o Oceano, os pratos do menu degustação te conquistam logo de cara.

O local possui duas estrelas no Guia Michelin e não é por acaso. Em 2009, estando há apenas um ano à frente da cozinha do Ocean, o Chef Hans Neuner conquistou sua primeira estrela. A grande premissa do restaurante é o uso de ingredientes locais e, claro, frescos. Como é de se esperar, peixes e mariscos são as grandes estrelas da casa!

A boa notícia para os vegetarianos é que o Ocean possui um menu especial! Juro que todas vezes que vejo que um restaurante já possui uma carta pensada para nós, já ganha pontos 😉

Gusto by Heinz Beck

Foto: Frock Me I’m Famous

O Gusto é outro restaurante dentro de hotel e com uma estrela Michelin, conquistada em 2018. As massas e risotos dominam o menu sazonal criado pelo chef alemão Heinz Beck. A grande estrela da casa é o Fagotelli Carbonara, uma massa que literalmente explode na boca! O local também é muito conhecido por seu sommelier, Miguel Martins, que sempre indica os melhores vinhos (portugueses e italianos, em sua maioria) para acompanhar cada um dos pratos do menu degustação, que variam entre 5 e 12 pratos.

O local também tem uma decoração mais requintada e fica em Almancil, há mais ou menos 20 minutinhos de Faro. Para os vegetarianos, vale mencionar que não existe um menu específico, mas que pratos podem ser criados na hora com base nos ingredientes disponíveis.

Bon Bon

Foto: @restaurantebonbon

Mais uma estrela Michelin na lista? Sim! Assim como os outros restaurantes mencionados até então, o Bon Bon também serve menu degustação (4 ou 6 pratos) e oferece uma degustação de vinhos incrível. Os ingredientes frescos e locais são a base do cardápio desenvolvido pelo Chef Louis Anjos, mas se engana quem pensa que são apenas pratos clássicos da culinária portuguesa – tudo por lá tem um toque de modernidade. Atualmente, o menu Essência tem como base ingredientes da terra, do mar e do céu!

O local é ponto de parada obrigatório para quem está de passagem pela região de Carvoeiro, mesmo para vegetarianos. Basta informar as restrições no ato da reserva (com antecedência) e o chefe criará um menu especial para o almoço ou jantar.

Faz Gostos

Foto: Divulgação

Não é só de restaurantes sofisticados que vivemos, não é mesmo? O restaurante Faz Gostos, em Faro, é mais simples do que os demais da lista, mas ainda assim muito bem recomendado na região. Em um ambiente de praia, precisamos de opções nesse estilo com muita comida boa, né? O local funciona em uma antiga cave desde 2009 e, com o sucesso, expandiu em 2016!

O menu à la carte é uma ótima opção tanto no almoço como no jantar e tem algumas opções vegetarianas. Não faltam pratos com peixes, mas também existem muitas boas alternativas com carne de porco e pato. O restaurante também traz clássicos da culinária francesa, como folhados e até mesmo crème brûlée de sobremesa.

2 Passos

Foto: Divulgação / Facebook

Um restaurante com mais de 30 anos de história, super aconchegante e com muita comida boa. Precisa de mais um motivo para dar uma paradinha no 2 Passos? Acho que não! O restaurante fica no Parque Natural da Ria Formosa, mais especificamente na Praia do Ancão, e tem uma pegada mais descontraída, tanto na decoração como no cardápio recheado de porções generosas.

Com influência mediterrânea e base nos ingredientes locais, o grande foco por lá são os peixes e frutos do mar: camarão, polvo, lula, bacalhau, peixe do dia… Não faltam opções! O cardápio, entretanto, é bem eclético e também oferece opções com frango, carne de porco, de vaca e até mesmo peru. Para os vegetarianos também existem 6 opções de entrada e 4 de prato principal!

A Eira do Mel

Foto: Boa Cama Boa Mesa

Não se engane: a aparência simples e super rústica esconde um menu pra lá de especial! A Eira do Mel é o local perfeito para quem quer experimentar produtos locais preparados de maneira tradicional, mas com toque moderno dado pelo Chef José Pinheiro. O menu tem de tudo um pouco: coelho, camarão, javali, polvo… Para os vegetarianos, o caril de legumes com passas, pinhões, arroz basmati, gengibre e coentros frescos é uma opção bem completa 😉

Aah, é bom ir sem pressa, ok? O conceito slow food é levado a sério por lá! Para quem tem tempo e quer curtir a experiência de comer pratos mais tradicionais, é uma ótima alternativa.

Noélia & Jerónimo

Foto: Onde Vamos Jantar?

Tradição, culinária portuguesa no melhor estilo, fartura, opções para todos os gostos… Realmente, não faltam adjetivos para falar do restaurante Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira. O local lota, então se puder reservar e evitar as longas filas de espera, melhor! Quem toma conta da cozinha é a própria dona, Noélia, e quem está nas mesas de dentro ainda consegue ouvir as instruções dela para toda a equipe.

O restaurante é muito frequentado por locais e só isso já é um bom indício, né? As entradas são variadas: desde a clássica canja de amêijoas até tapas de abacate com camarão. E se eu falar que os grandes clássicos da casa são arrozes? Pois bem, fica difícil escolher um dos três tipos: o arroz de limão com corvina e amêijoas, o arroz de carabineiro com espargos e, por fim, o arroz negro de choco. Os peixes e mariscos também conquistam os clientes!

Hápetite

Foto: Boa Cama Boa Mesa

Buscando uma opção mais moderninha? O Hápetite acabou de abrir as portas no centro de Faro (Agosto/2018) e, apesar do Chef Augusto Gemelli ser italiano, aqui você vai encontrar vários clássicos algarvios! Polvo no carvão com molho de tomate, bacalhau no forno e chouriço são algumas opções super tradicionais e, claro, deliciosas!

O restaurante oferece três pratos fixos no almoço + o especial do dia. Já o menu do jantar não sofre alterações e tem alternativas com lombo, camarão, atum e bacalhau. Para os vegetarianos, temos boas notícias! São três opções de prato principal: couscous de lentilhas com tomate a algarvia; risotto de abóbora, pimento e queijo seco algarvio; e o empadão de batata-doce e sabores da horta. Os preços vão até 21 euros (valores pesquisados em Setembro/2018) e é um ótimo custo benefício 😉

Pizzaria Luzzo

Foto: Time Out

Mesmo amando a gastronomia portuguesa, às vezes bate um desejo por algo diferente, né? A Pizzaria Luzzo, originalmente de Lisboa, pode ser uma excelente alternativa para sair da rotina em Tavira. O lugar é uma graça, tem uma decoração mais descolada e é uma ótima opção para um jantar diferente. Isso sem contar que pizza agrada os mais variados paladares, né?

A massa é bem fininha e o local ainda oferece uma boa variedade de drinks com vodka e gin, além de caipirinhas (sim!) e mojito! A cara do verão, né?

***

E aí, vocês têm mais indicações deliciosas na região? Já já entra um post com opções de restaurantes vegetarianos por lá, mas já posso adiantar que não faltam lugares incríveis 😉