Depois de falar para vocês os melhores lugares para tomar café da manhã e almoçar, chegou a vez do jantar. Assim como nos outros posts, selecionei os lugares mais bem recomendados da cidade. Alguns deles vendem comidas super típicas da Rússia e outros especializados em pratos de outros países. Têm restaurantes para todos os gostos e bolsos, então não deixem de anotar as dicas 😉

Lavka-Lavka

Foto: Divulgação

O primeiro restaurante da lista já foi mencionado em outro post sobre restaurantes em Moscou, mas ele é tão bom que merecia aparecer nessa lista também. O Lavka-Lavka é conhecido por servir vários pratos típicos da Rússia e com ingredientes super fresquinhos.

Praticamente todos os alimentos de lá são orgânicos e produzidos por pequenas fazendas do país, valorizando o trabalho de produtores locais. Os pratos mais famosos são os dumplings de carne e peito de frango servido com quinoa e brotos de girassol.

Delicatessen

Foto: The Pouring Tales

Além de ser um espaço aconchegante e moderno, a comida e os drinks do Delicatessen são incríveis. Os pratos do menu mudam regularmente e os funcionários adoram dar indicações de drinks aos clientes. Caso você seja mais ousado, não deixe provar alguma combinação de bebida diferente.

A maioria dos frequentadores adoram a massa caseira de lá, então é uma boa experimentar algum prato desse tipo. Para quem tem um gosto mais clássico, eles também tem um cardápio especial com vinhos!

Darbazi

Foto: Divulgação

Quem leu o post sobre restaurantes para almoçar já percebeu o quanto os russos adoram a culinária georgiana. Por esse motivo, não poderia deixar de falar de outro restaurante com esse tipo de culinária nessa lista.

A comida do Darbazi é dessas que te abraça, como se você estivesse em casa, sabe? Eles fazem dumplings e kebabs deliciosos, além das porções serem super bem servidas. Outro prato não tão famoso, mas que também é cheio de sabor é o chakapuli. Ele é feito com carne de cordeiro cozida em vinho branco e estragão.

Odessa-Mama

Foto: Divulgação

Apelidado carinhosamente pelos moradores da cidade como “mama”, o Odessa-Mama reúne no menu influências judaicas, ucranianas e balcânicas. Grande parte dos pratos tem a base de frutos do mar, mas ainda sim existem inúmeras outras opções no menu com outros tipos de alimentos.

A borsch, por exemplo, que é uma sopa muito comum na Rússia, está entre as estrelas do restaurante. É uma ótima oportunidade para experimentar pratos tradicionais da região e também conhecer um pouco da culinária de outras culturas.

Twins Garden

Foto: Divulgação

Como o nome já diz, o Twins é um restaurante comandado por dois irmãos gêmeos, chamados Sergei e Ivan Berezutskiy. Os dois trazem um toque de modernidade para os pratos tradicionais do país e usam ingredientes de uma fazenda que também é deles.

Como os ingredientes são cultivados pela fazenda dos próprios chefs, eles são muito fresquinhos. São mais de 150 tipos de vegetais, frutas e ervas que transformam o sabor dos pratos e fazem com que o restaurante seja um dos melhores da cidade. Para você ter uma ideia de como os pratos são criativos, um dos principais no menu é o tradicional pelmeni, recheado com carne de vitela e caldo de alho preto.

Varenichnaya No 1

Foto: In Your Pocket

O Varenichnaya No 1 é aquele tipo de restaurante que não te chama muito a atenção pela fachada. No entanto, ele é um ótimo lugar para quem curte visitar restaurantes old school e que sejam bem tradicionais. Até mesmo a decoração e a roupa dos garçons tem um estilo mais retro!

Em relação a comida, ele reúne o melhor dos pratos mais tradicionais do país. Pierogi e dumpings são o forte do restaurante, mas eles também oferecem uma grande variedade de sopas. Outro ponto positivo do local é que os preços são super acessíveis e até mesmo mais em conta quando comparados com restaurantes com ambiente mais modernos e requintados.

Chemodan

Foto: Divulgação

Assim como o Varenichnaya No 1, o Chemodan é um restaurante bem local e com uma decoração super retro. O que torna esse lugar muito interessante são os pratos do menu. Todas as receitas foram retiradas de um livro siberiano do século XIX, por isso vários ingredientes são mais excêntricos.

Entre os pratos do cardápio, um dos mais diferentes é o croquete de carne de javali recheado com espinafre e cogumelos. Se você preferir algo menos ousado é só escolher por alguma sopa, peixe ou os dumplings clássicos que também fazem parte do menu.

Mizandari

Foto: Divulgação

Mais um lugar com culinária georgiana na lista! Ele também faz parte da categoria de restaurantes locais, mas esse é ainda mais especial, já que ainda é um estabelecimento cuidado por uma única família. Os moradores da rússia adoram o Mizandari porque o menu é cheio de pratos tradicionais da Geórgia, que também são comuns muito na Rússia. Alguns dos mais pedidos são as pkhali, o lobio, o khachapuri e o kharcho!

Björn

Foto: Divulgação

Só o ambiente do Björn já te deixa encantado. Todas as paredes são de tijolinhos brancos com algumas partes acinzentadas, combinando com as mesas de madeira clara e as plantas ao redor do local – bem clean e moderno.

Diferente da maioria dos restaurantes que você encontrar em Moscou, o Björn é especializado na culinária típica da Escandinávia. Os pratos são simples, mas super saborosos e bem preparados. Você pode optar por um dos pratos do cardápio ou escolher o menu degustação, tendo a oportunidade de provar seis pratos da casa 😉

Kitayskaya Gramota

Foto: Divulgação

Totalmente diferente dos restaurantes tradicionais de Moscou, o Kitayskaya Gramota leva para a Rússia um pedacinho da China. O menu do restaurante é baseado na culinária cantonesa, então a maioria dos pratos contém frutos do mar e ingredientes frescos.

Até mesmo os ingredientes mais simples são transformados em algo diferente. Ah, eles também tem a versão própria dos dumplings. É interessante provar o dumpling chinês e comparar com os que você provou em outros restaurantes!

***

Apesar da maioria dos restaurantes servir os pratos tradicionais da Rússia, alguns deles são bem diferentes e perfeitos para dar uma mudada no cardápio enquanto você fica por lá. Não deixem de comentar outros lugares interessantes que vocês conheçam 🙂