Adorado por todos os turistas que vão para lá, o Algarve tem se tornado um destino muito comum por quem viaja para Portugal. Essa região, bem ao sul do país, é perfeita para quem quer relaxar bastante e curtir diferentes praias. Além disso, se você gosta de esportes aquáticos ou tem vontade de aprender, essa é uma ótima oportunidade para se divertir bastante fazendo esse tipo de atividade!

Dei algumas dicas gerais sobre o Algarve em outro post, e agora chegou a hora de compartilhar algumas das praias que mais me deixaram encantada. Anote todas as dicas que vou contar agora, porque elas serão essenciais para que a viagem saia do jeitinho que você sempre sonhou. Ah, e não se esqueça, planeje o roteiro com bastante antecedência para garantir todos os passeios que quiser fazer 😉

Ponta da Piedade

Foto: @everthewanderer

A Ponta da Piedade é aquele tipo de lugar de tirar o fôlego, sabe? Ela fica bem próxima de Lagos, então não deixe de adicionar o local ao roteiro caso você planeje passear por essa área do Algarve. É possível chegar na Ponta da Piedade de carro ou de barco. De carro, para chegar na pequena enseada você terá que encarar mais ou menos 130 degraus depois de estacionar no topo da falésia. A vista do alto do local é linda, por isso acredito que valha a pena fazer o passeio dessa forma.

A experiência de barco é mais confortável, já que você poderá partir de alguma cidade próxima e ter uma visão diferenciada das pedras e falésias que compõem a paisagem. Outra maneira de aproveitar a região é andando de kayak ou SUP. Existem várias empresas pela região que oferecem esse tipo de passeio, como a SeaBookings. Para quem está com algum amigo ou companheiro, é uma atividade bem animada e que renderá boas risadas e fotos!

Praia da Marinha

Foto: @francescamancini22

Considerada uma das melhores praias do mundo, a Praia da Marinha conquista todo mundo que a visita. Por estar rodeada por uma falésia esculpida pela erosão, a paisagem dessa praia sai um pouco do comum. É um cantinho super natural e bem preservado, ideal para quem quer aproveitar um lugar mais tranquilo.

Outro aspecto desse lugar que irá te deixar apaixonado é a cor da água do mar – super azul e transparente! Para evitar o lugar muito movimentado, tente chegar por lá bem cedinho. Assim como a Ponta da Piedade, você terá que enfrentar uma escadaria até a praia. Mas, prometo que a recompensa pelo esforço não irá te decepcionar 🙂

Praia do Carvalho

Foto: @_andre.diaz

Localizada bem perto da Praia da Marinha, a Praia do Carvalho é outro must do no Algarve. Você pode aproveitar um único dia para conhecer esses dois locais, por exemplo. No caso dessa praia, você terá que atravessar um túnel bem estreito escavado pelo homem para chegar a praia.

Muita gente acha que o acesso é um pouco complicado, mas às vezes é bom nos aventurarmos, né? A praia é bem pequena e não costuma ficar muito cheia, quase uma raridade pela região!

Algar de Benagil

Foto: @mvandersluis

Para mim, o Algar de Benagil é um dos locais mais belos do Algarve. A Praia de Benagil e a gruta, um pouco afastada da praia, são simplesmente deslumbrantes! A praia pode ser acessada facilmente, mas só é possível chegar na gruta por três maneiras. A primeira delas, e uma das mais procuradas, é de barco. No entanto, os banhistas não podem descer da embarcação ao chegar na gruta por questões de segurança.

Se você quer realmente entrar na gruta, terá que ir de kayak ou SUP. Essas são as únicas formas que permitem a experiência completa no local. Você pode contratar alguma agência, como a SeaBookings, ou alugar um kayak/SUP e ir sozinho. Ah, só vá sem um guia se você tem certeza de que sabe praticar o esporte e consegue fazer o caminho sem a ajuda de alguém.

Um dos melhores horários para visitar a gruta é entre 10h e 13h, porque o sol entra por uma abertura na caverna e ilumina todo o espaço. Além do lugar ficar ainda mais lindo, você conseguirá tirar fotos incríveis.

Praia de Dona Ana

Foto: @laubedard

Apesar de estar quase sempre super movimentada, a Praia de Dona Ana é uma das mais amadas por aqueles que já conheceram o Algarve. Por ter um mar calmo e tons de azul maravilhosos, o lugar é o paraíso para quem adora passar um tempo tomando sol na areia e aproveitar para dar um mergulho.

Um fator que também atrai mais turistas para lá é quanto a sua estrutura. Diferente de muitas praias da região, dentro da Praia de Dona você poderá alugar um guarda-sol e também terá a opção de comer ou beber algo em um restaurante que fica na ponta esquerda da praia. Como em quase todos os locais da região, tente chegar cedo para não pegar a praia muito cheia – principalmente se você for viajar durante o verão 😉

Praia do Camilo

Foto: @rauljichici

A Praia do Camilo é dividida em duas partes. Uma delas, acessível pela escadaria no topo de uma falésia, é a metade que costuma estar mais movimentada. No entanto, se você entrar por um pequeno túnel em um rochedo enorme, conseguirá chegar em uma pequena praia, que fica bem ao lado da metade “principal”

Antes de descer para a praia em si, aproveite a vista do topo das formações rochosas da praia. Por cima delas você terá a visão da linha costeira entre Lagos e Albufeira. É um cenário surreal e você poderá tirar fotos lindas para guardar como recordação 🙂

Praia dos Três Irmãos

Foto: @mariacarolinanm

Se você estiver viajando com crianças, essa é uma das melhores opções de praias. Para chegar até ela você só precisará caminhar um pouco por um pequeno caminho de terra batida – se estiver de carro, é só deixar ele no estacionamento. Além disso, ela possui opções de lazer para os pequenos e é uma área bem tranquila e familiar. Ah, lá você também encontra algumas opções de restaurantes, ótimos para comprar algum snack ou doce para dar às crianças!

Pego do Inferno

Foto: @aurelianlt

Mesmo ficando em um lugar bem escondido, o Pego do Inferno faz parte do roteiro de boa parte dos turistas que vão até o Algarve. O local fica próximo de Tavira, uma pequena vila da região. O acesso a cascata se tornou difícil depois de um incêndio em 2012, já que o caminho não foi restaurado pelo governo desde então.

Para chegar até o estacionamento do Pego do Inferno você pode usar o Google Maps ou algum outro aplicativo que mostre o caminho. No entanto, depois de chegar no estacionamento você terá que prestar muita atenção no caminho, porque não existe nenhum tipo de sinalização de como chegar a cascata.

Você seguirá pelo caminho de terra batida e virar a direita logo na primeira curva – é um trajeto bem rápido! Se você se perder, é só retornar ao ponto inicial e começar a trilha novamente, dessa vez para não ter erro. Depois, é só aproveitar a beleza natural do lugar e se refrescar na água da lagoa.

Cabo de São Vicente

Foto: @mauss312

Mudando um pouco de paisagem, o Cabo de São Vicente é um bom local para ir durante ao entardecer para ver um pôr-do-sol maravilhoso. O caminho até ele pode ser um pouco longo dependendo de onde você estiver hospedado, mas será uma viagem inesquecível. O trajeto ao longo da costa encantador e a vista do farol é muito linda. É um passeio que vale a pena ser feito, especialmente se você estiver com um carro alugado.

Praia de Odeceixe-Mar

Foto: @globetrotter_mass

Como a Praia de Ocedeixe-Mar fica fora do centro mais conhecido do Algarve, ela não é tão movimentada quanto a Praia de Dona Ana, por exemplo. O caminho até ela é bem longo, mas a paisagem ao longo dele é linda e a praia mais incrível ainda. O diferencial da praia é que ela é banhada tanto pelo mar como também pela Ribeira de Ocedeixe. Não é um ponto imperdível, por isso só adicione ela ao seu roteiro se estiver com tempo de sobra por lá.

***

Até mesmo quem não gosta muito de praia tem que admitir que todos esses lugares são incríveis, né? O Algarve é um destino maravilhoso para quem curte esse tipo de ambiente e quer conhecer praias diferentes. Se você é esse tipo de pessoa, já pode adicionar ele na sua wishlist de viagens 🙂