Eu não sei vocês, mas tudo que eu posso fazer para evitar perrengues em viagem eu faço! É claro que encontrar alguns probleminhas pelo caminho faz parte, então por que não se planejar um pouco mais antes de sair pelo mundo?

Em road trips o cuidado precisa ser dobrado, afinal, além de se preocupar com a hospedagem e os passeios, você precisa pesquisar mais sobre os destinos, planejar os pontos de parada, levar comida e água no carro… São muitas preocupações, mas eu garanto que cada segundo vale a pena 😉

Para ajudar a planejar essa road trip dos sonhos, separei 10 dicas que podem facilitar muito a sua vida durante a viagem! Fiquem a vontade para dar ainda mais alternativas nos comentários, viu? Quanto mais informação, melhor!

DOCUMENTAÇÃO

Foto: Instagram @noel.alva

Antes de qualquer coisa, você precisa saber quais documentos são necessários para dirigir no país de destino. Mais de 100 países aceitam Permissão Internacional para Dirigir (PID) que pode ser solicitada no site do DETRAN do seu estado. O documento fica pronto rapidamente e é mais seguro do que levar só a CNH, né?

A ESCOLHA DO VEÍCULO

Foto: Up Knörth (Tumblr)

É muito importante saber as condições da estrada antes de alugar um carro. Quando viajamos pela Carretera Austral, alugamos um 4×4 que foi indispensável nos pontos em que a estrada tinha buracos e cascalhos.

Procurar por carros econômicos também é importante para não gastar uma fortuna de combustível. Para não correr o risco de ficar sem o carro desejado na locadora, reserve com antecedência.

MAPAS NUNCA SÃO DEMAIS

Foto: Cerruti Draime

Pode parecer bem óbvio, mas é superimportante ter um bom GPS nesses momentos. Você pode sim usar algum app no seu celular, mas vai que a bateria acabe? Eu acho sempre bom ter um aparelho a parte para não passar apuros, porque vamos combinar que em uma road trip se perder é um dos maiores problemas!

Você pode alugar um quando for pegar o carro no seu destino, mas os preços costumam ser altos. Dependendo da quantidade de dias de viagem, vale mais a pena comprar um GPS que servirá por muito anos.

Mapas que funcionam offline, como o app maps.me, também são muito bem-vindos. Baixe o mapa do local desejado e assim você pode ficar mais tranquilo mesmo sem sinal. É claro que um tradicional mapa de papel também pode ajudar 😉

COMPRE UM CHIP

Foto: Intagram @itchban

Você não vai querer usar os dados do seu celular e pagar uma fortuna quando chegar de viagem, né? Pesquise as operadoras locais e compre um SIM Card. Ter um bom sinal e acesso a internet é ótimo, ainda mais quando você está a procura de um posto de gasolina ou um restaurante no meio da estrada 😉

LEVE UM CARREGADOR PORTÁTIL

Foto: Urban Outfitters

Do que adianta ter internet no celular sem bateria? Em uma road trip esse item é simplesmente indispensável! Como você ficará muito tempo no carro, é bom levar um carregador que dê várias cargas para não correr o risco de ficar sem comunicação.

MANTENHA O CARRO COM COMBUSTÍVEL

Foto: VSCO CAM (Pinterest)

Não dá nem para imaginar ficar sem combustível no meio da estrada, né? Além de pesquisar a distância dos postos, é sempre bom de deixar o tanque abastecido e, dependendo do lugar, vale até levar um galão extra no veículo.

PESQUISE BALSAS E PEDÁGIOS

Foto: Hannah Acheson

Pesquise a quantidade e o preço dos pedágio ao longo do trajeto e já leve dinheiro trocado para facilitar. Caso tenha que pegar balsas, pesquise os horários (que podem variar em baixa temporada), o preço e até se é necessário reservar com antecedência.

PLANEJE OS PONTOS DE PARADA

Foto: Hospitality Net

Caso você faça a viagem em alta temporada, vale muito a pena já reservar hotéis. Além de economizar, você não corre o risco de ficar sem um lugar para passar a noite!

Para quem gosta de um roteiro mais organizado, ainda dá para usar o My Maps do Google para marcar os locais que deseja parar na estrada, como restaurantes e até pontos turísticos.

CONDIÇÕES DA ESTRADA

Foto: Google Discovery

As condições da estrada podem mudar a qualquer momento. Além de trechos com obras, tempestades de neve e até desmoronamentos podem inviabilizar a via. Na Islândia, por exemplo, o road.is. mostra em tempo real as condições da estrada e é superimportante ficar de olho para não atolar na neve como aconteceu comigo e com o Paulo. Os aplicativos que monitoram o trânsito, como o Waze, também são ótimos aliados dentro das cidades!

LEVE ÁGUA E COMIDINHAS

Foto: Her Kind of Tea (Tumblr)

Por último, mas não menos importante: leve comida e bebida no carro. Uma malinha térmica também pode ser útil dependendo do estilo de viagem e de quantas horas você pretende passar no carro.

Caso a viagem seja mais curta e você não queira fazer uma refeição no carro, não deixe de levar ao menos alguns snacks e água. Imprevistos acontecem e nada melhor do que estar prevenido.

***

Gostaram das dicas? Espero ter facilitado o seu planejamento 😉