Início de ano é sempre uma boa época para traçar metas e colocar no papel alguns dos sonhos que você deseja concretizar. Sendo assim, acredito que muitos de vocês acabam colocando viagens entre esses objetivos, certo?

Para quem pretende passear por destinos nacionais, selecionei 10 sugestões que rendem experiências incríveis. Praticamente todos os destinos proporcionam um contato maior com a natureza, por isso são perfeitos para quem adora fazer atividades ao ar livre, sejam elas em meio a praia ou ao verde.

Amazônia

Todo brasileiro tem um imaginário da Amazônia, certo? Então, para descobrir ainda mais sobre a cultura local, tente planejar uma viagem para esse lugar tão incrível. A nossa viagem para lá foi surpreendente e ficamos encantados com a gastronomia da região, além dos cenários maravilhosos que fizeram parte do nosso roteiro.

Pode parecer um destino bem incomum, mas prometo que vale a pena! Comecem a viagem por Manaus e depois explore outros cantinhos da região, fazendo trilhas e passeios de barco inesquecíveis.

Rio Grande do Sul

Foto: Carpe Mundi

Um destino bem diferente na Serra Gaúcha – Parador Casa da Montanha! Essa hospedagem fica em Cambará do Sul e é uma pousada super charmosa, perfeita para casais que querem ficar bem aconchegados em um lugar diferente e romântico.

Aproveite a estadia para conhecer outros pontos da região, como o Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Canyon Itaimbezinho. Ah, e para quem quer relaxar bastante, é só curtir o Spa da L’Occitane.

Boipeba

Boipeba é, sem dúvidas, um dos meus lugares preferidos no Brasil. É aquele tipo de viagem de te relaxa, sabe? Por não ser um espaço ainda pouco explorado por turistas, as praias e mangues têm um movimento bem tranquilo.

Vale ressaltar que as hospedagens da região não são muito luxuosas. No entanto, isso não significa que você não terá conforto. As pousadas são uma graça e a comida local é deliciosa. Ah, o sinal de internet por lá é bem fraco, por isso vá preparado para fazer um detox das redes sociais.

Jalapão

Foto: @decolar

Curte ecoturismo e não se incomoda em passar alguns dias em acomodações rústicas vai adorar conhecer o Jalapão. O local é conhecido principalmente pelas suas dunas e formações rochosas super imponentes, que deixam qualquer um de boca aberta.

Espere por um clima bem quente e um pôr-do-sol inesquecível. O que torna a experiência ainda mais especial e diferente são a simplicidade dos lugares e a beleza natural do nosso país.

Jericoacoara

Foto: @derikferreira

Não poderia deixar Jericoacoara de fora da lista! Para quem ama praia, esse é um lugar que merece ser visitado até mesmo mais de uma vez. A região tem uma atmosfera mais rústica que torna o local ainda mais único, além das praias maravilhosas.

Um dos marcos desse destino é a Duna Pôr do Sol, perfeita para fazer passeios de bugue ou apenas ficar observando o entardecer. Falando em bugue, esse é um dos principais meios de transporte da região, então pode ter certeza que você irá se divertir bastante.

Chapada dos Veadeiros

Se você gosta de fazer trilhas e cachoeiras, já pode colocar Chapada dos Veadeiros na sua lista! As paisagens são surreais e você volta com a energia renovada. Recomendo essa viagem para quem realmente gosta de caminhar, porque boa parte das trilhas são longas.

Do meu ponto de vista, as trilhas que fizemos não foram tão complicadas e até mesmo pessoas mais sedentárias conseguem completá-las. Caso você realmente queira visitar esse lugar, não deixe de adicionar no roteiro o Vale da Lua e Cavalcante 🙂

Capitólio

Foto: Trilhando Montanhas

Assim como a Chapada dos Veadeiros, Capitólio atrai aqueles que gostam de fazer trilhas e cachoeiras. O Lago das Furnas é um dos motivos pelos quais os turistas se encantam pela região, sem contar com todos os outros aspectos incríveis da natureza que cerca o local.

A piscina natural formada pela cachoeira na Lagoa Azul é outro ponto que nunca fica de fora da rota das pessoas que vão para lá. E todo esse sucesso não é à toa: a água do lago é realmente super cristalina e é uma área bem tranquila para nadar e aproveitar os dias de verão.

Bonito

Foto: Carpe Mundi

Famosa pelos rios e cavernas, a região de Bonito é uma das que mais atrai turistas que gostam de ecoturismo. Os passeios por lá são pagos individualmente e acabam sendo um pouco caros. No entanto, o valor cobrado é necessário para manter a estrutura do local, que recebe super bem os turistas.

A Gruta do Lago Azul é um must do por essa área, juro! Esse é um dos passeios que mais vale a pena, principalmente porque você entrará em um ambiente surreal no qual a cor da água parece até mesmo algo artificial.

Alagoas

Foto: @zezeco

Sei que Alagoas é um destino muito amplo, mas são tantas atrações para fazer por lá que fica até mesmo difícil escolher um único passeio. Maceió é o centro das atenções do estado, mas outras áreas como a Lagoa do Roteiro e as Dunas de Marapé também são pontos turísticos incríveis.

Mais uma opção de passeio por lá é a Rota Ecológica. Alguns dos pontos de parada são São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe. Planeje bem o roteiro para conseguir conhecer vários locais da região.

Lençóis Maranhenses

Foto: @thiago.lopez

Por último, mas não menos importante, os Lençóis Maranhenses. Os cenários são paradisíacos, com dunas e lagoas de tirar o fôlego. Evite viajar para lá no segundo semestre do ano, porque as lagoas acabam ficando baixas e o mergulho acaba sendo quase impossível.

Para quem gosta de lugares quentes e passeios muito ligados a natureza, esse é um dos destinos mais incríveis. Se você for essa pessoa, não precisa nem mesmo pensar duas vezes antes de fechar a viagem 😉

***

O que acharam das dicas? Comentem por aqui se algum desses destinos já está na wishlist de vocês!