Não sei se vocês também têm esse problema, mas cada vez mais vejo amigos e familiares com essa tal de insônia. Vida corrida, estresse e, claro, ansiedade contribuem muito com essa dificuldade na hora de pegar no sono. Eu sei que existem casos e casos, afinal, essa questão pode estar relacionada até mesmo um problema de saúde mais sério.

Foto: Fiddle + Spoon via Pinterest

No entanto, a gente sabe que o nosso estilo de vida contribui – e muito – com esse probleminha. Algumas pequenas mudanças de hábito podem evitar o desgaste durante a noite, mas é claro que sempre vale a pena consultar um médico.

Decidi compartilhar com vocês algumas das minhas dicas! Isso é uma experiência pessoal, mas acho que pelo menos uma delas pode te ajudar a ter uma noite mais tranquila 😉

EXERCÍCIO FÍSICO

Foto: @newbalance via Camilla Jlovell

Já parou pra pensar em como você dorme bem quando passa o dia todo caminhando em uma viagem, por exemplo? Fazer execício faz bem pra tudo, inclusive para o sono! Eu, particularmente, gosto de fazer no final do dia e acho que ajuda ainda mais. Além de aliviar o estresse do dia, depois é só chegar em casa, tomar um banho, jantar, relaxar e cair na cama, sério.

DESCONECTE-SE

Foto: Twenty20 via Pure Wow

Eu sei, eu sei… É difícil ver as notificações aumentando no seu whatsapp ou resistir ao instagram antes de dormir. Aliás, vai dizer que você não fica deitado com as luzes apagadas e rolando o feed? Isso até pode ser um hábito seu, mas que faz mal para o seu sono ninguém pode negar. Redes sociais, no geral, geram uma certa ansiedade, afinal, é praticamente impossível ver todas as fotos e stories, né?

Caso você não consiga ver uma notificação, recomendo até que coloque o seu celular em modo avião em alguns casos. Trabalho, mensagens, grupos de whastapp, instagram, facebook… Nada disso tem fim! Além disso, você já ouvir falar que a luz de aparelhos eletrônicos são estimulantes e prejudicam o sono?

Independente do horário que você costuma dormir, tente se desconectar pelo menos 30 minutos antes de deitar. E não estou falando apenas de celular, tá? Filmes, séries e jogos também influenciam!

DEIXE TUDO PRONTO NO DIA ANTERIOR

Foto: Pop Sugar via Pinterest

Quem nunca sonhou que estava atrasado para um compromisso logo cedo e foi com a roupa do pijama mesmo? Quando tenho um evento ou um voo bem cedo, gosto de deixar tudo separado na noite anterior para evitar ansiedade. É lógico que em compromissos muito importantes a gente realmente vai acordar durante a noite, mas não custa nada tentar prevenir possíveis desgastes.

No dia a dia mesmo você já pode deixar a roupa da academia ou do trabalho separada pra não ter que pensar nisso logo cedo. Juro que funciona comigo e é algo tão simples, né? Vale tentar!

CRIE UM RITUAL NOTURNO

Foto: @allegraroseb

Para mim, essa é a melhor dica! Lembra que eu falei para se desconectar? Então, use esse tempinho off, antes mesmo de deitar na cama, para cuidar de você. Mesmo que você prefira tomar banho logo cedo, vale a pena tirar uns minutinhos para lavar o rosto, passar um creme, fazer uma máscara… Todas essas coisas que te relaxam são muito bem-vindas nesse momento.

E não estou falando apenas de cuidados de beleza! Um cházinho de camomila com mel e um aromatizador de ambiente de lavanda também fazem milagres!

ESCOLHA UM COLCHÃO E TRAVESSEIROS CONFORTÁVEIS

Foto: Keltainen Talo Rannalla

Dormir mal também está diretamente relacionado ao nosso conforto no ambiente. Um travesseiro ou um colchão muito velho e mole pode, sim, prejudicar o seu sono a longo prazo –  vale investir um pouco mais nesses itens, né?

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Acho que deu pra entender que tudo aquilo que te causa ansiedade deve ser evitado ao máximo durante a noite. E você, tem mais alguma dica certeira para aqueles dias que o sono não aparece?