Nessa época chocólatra da Páscoa eu adoro inventar chocolates diferentes. Mas não há nada como uma boa e clássica trufa. Se você quiser, pode adicionar alguma bebida ou castanhas picadas para dar um…

Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: 2 minutos
Tempo de espera: 28 horas
Rendimento: 12 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Nessa época chocólatra da Páscoa eu adoro inventar chocolates diferentes. Mas não há nada como uma boa e clássica trufa. Se você quiser, pode adicionar alguma bebida ou castanhas picadas para dar um tchã a mais!

Por Mariana Muniz

Ingredientes

  • 120g de CHOCOLATE MEIO AMARGO SEM GLÚTEN E SEM LEITE picado
  • 90g de LEITE DE COCO INTEGRAL
  • 12g de XAROPE DE MILHO
  • 12g de MARGARINA SEM LEITE (no mínimo 50% gordura) a temperatura ambiente (deve estar bem mole)
  • 300g de CHOCOLATE MEIO AMARGO SEM GLÚTEN E SEM LEITE temperado (se você preferir pode rolar a trufa só no cacau, mas ela será mais molinha e se você mora num lugar quente, talvez tenha que manter as trufas na geladeira).
  • ½ xic de cacau em pó para rolar as trufas

Modo de Preparo

  1. Ferva o leite de coco com o xarope de milho. Despeje sobre o chocolate e deixe sem mexer por 30 segundos. Mexa bem com uma espátula, até o chocolate derreter.
  2. Se não derreter totalmente leve ao banho maria rapidamente, apenas até derreter. Quando a mistura chegar a 40°C, incorpore a margarina. Mexa até ficar homogêneo.
  3. Coloque a mistura num saco de confeitar e leve à geladeira por 4h, até endurecer levemente.
  4. Retire da geladeira e faça 20-25 montinhos da ganache. Cubra e leve à geladeira por 24h. No dia seguinte faça bolinhas e banhe no chocolate temperado. Quando o chocolate tiver endurecido, role no cacau (ou role diretamente no cacau).

DICAS:

  1. Se quiser acrescentar bebida (licor/cachaça/vinho do porto etc), acrescente 12 ml no momento de ferver o leite de coco.
  2. Se quiser acrescentar nozes/amêndoas/pistache etc, acrescente 30g da noz triturada após incorporar a margarina.