Sobremesas que combinam acidez com doce merecem o nosso respeito e estômago ;D A Trufa de Maracujá é um doce desses que começa açucarado e termina azedinho na medida certa! Food Styling: Danielle Noce Fotografia: Paulo Cuenca

Preparo: 120 minutos
Tempo de Cozimento: 0
Tempo de espera: 20 minutos
Rendimento: 12 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Sobremesas que combinam acidez com doce merecem o nosso respeito e estômago ;D A Trufa de Maracujá é um doce desses que começa açucarado e termina azedinho na medida certa!

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

INGREDIENTES

  • 200 ml de SUCO DE MARACUJÁ
  • 350 gramas de CHOCOLATE BRANCO EM GOTINHAS + 400 gramas para cobrir as trufas
  • 100 gramas de MANTEIGA SEM SAL GELADA

MODO DE PREPARO: RECHEIO DE MARACUJÁ

  1. Transfira a polpa de 3 maracujás grandes para o liquidificador, bata bem, peneire em uma jarra pequena o suco desses maracujás até que fique sem sementes.
  2. Coloque o suco em uma panelinha e deixe que esquente. Enquanto isso despeje o chocolate branco em uma tigela e leve em banho-maria e misture com uma espátula até que derreta.
  3. Com o suco e o chocolate derretido, transfira o suco para a tigela com chocolate, misture bem e acrescente a manteiga sem sal gelada.
  4. DICA 1: Use somente a manteiga gelada para que dissolva e se misture bem a calda de maracujá.
  5. Misture tudo com um fouet até que fique completamente homogêneo. Coloque em uma tigela pequena, feche-a com um plástico filme por cima e leve para a geladeira por 2 horas.
  6. Com o recheio gelado coloque-o em um saco para confeitar com um bico redondo de tamanho 10.
  7. DICA 2: Posicione um pouco do recheio de maracujá nas pontas da sua forma para que grude o papel manteiga em cima e assim não se mova.
  8. Faça bolinhas com o saco de confeitar em cima desse papel manteiga próximo ao tamanho de um brigadeiro.
  9. DICA 3: Caso esse recheio no saco de confeitar esquente e as bolinhas percam o formato leve-o novamente para a geladeira e faça novamente o restante com ele gelado.
  10. Leve para a geladeira por 2 horas. Em seguida, enrole as bolinhas bem geladas rapidamente com as suas mãos para deixá-las mais redondas e posicione-as em um prato. Leve-as para o congelador e deixe que fiquem congeladas.

MODO DE PREPARO: COBERTURA DO CHOCOLATE BRANCO - TEMPERAGEM

  1. Derreta os 400g de chocolate em banho-maria até que atinja 45ºC.
  2. Em seguida, transfira-o para um recipiente liso gelado (exemplo: bancada de pia inox ou de mármore), faça movimentos de um lado para o outro com o chocolate até que fique com 27ºC.
  3. Depois devolva-o para a tigela em cima da panela que você fez o banho-maria para o vapor esquente o chocolate até que fique com 29ºC.

MONTAGEM

  1. Coloque luvas de silicone em suas mãos, pegue algumas das bolinhas, mergulhe no chocolate, misture bem e remova o excesso com as mãos.
  2. Transfira para o papel manteiga e repita o processo com cada uma das trufas. Decore com uma semente em cima cada trufa e leve para a geladeira para que o chocolate endureça.
  3. Retire da geladeira e sirva as trufas geladas.