Essa receita é a mistura do verão! Afinal, quem não gosta de sorvete com leite condensado, uma caldinha esperta de frutas vermelhas e aquela farofinha doce pra fechar o pacote? Você vai viciar….

Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 0
Tempo de espera: 6 horas
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Essa receita é a mistura do verão! Afinal, quem não gosta de sorvete com leite condensado, uma caldinha esperta de frutas vermelhas e aquela farofinha doce pra fechar o pacote? Você vai viciar.

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

INGREDIENTES

  • 2 e ½ xícaras de CREME DE LEITE FRESCO
  • 1 colher de chá de ESSÊNCIA DE BAUNILHA
  • 1 xícara de LEITE CONDENSADO
  • 1 xícara de FARINHA DE TRIGO
  • 1 pitada de SAL
  • 4 colheres de sopa de MANTEIGA
  • 4 colheres de sopa de AÇÚCAR
  • 300 gramas de FRUTAS VERMELHAS

MODO DE PREPARO

  1. Despeje o creme de leite fresco numa tigela grande e adicione a baunilha. Bata o creme de leite até o ponto de chantilly firme.
  2. Adicione o leite condensado ao creme e use uma espátula ou colher de metal grande para agregá-lo bem, mexendo com delicadeza. Tente conservar o máximo de ar do chantilly que puder.
  3. Ponha a mistura num recipiente grande para freezer. Cubra com filme PVC e congele por 3 horas, até ficar firme, mas que ainda possa ser retirado com a colher.
  4. Prepare a farofa e as frutas enquanto aguarda. Preaqueça o forno a 180°C. Misture a farinha e o sal numa tigela grande e adicione a manteiga cortada em cubos.
  5. Esfregue a manteiga na farinha com o dedos, até a manteiga começar a se incorporar na farinhas. Se a mistura começar a ficar quente ou pegajosa, coloque na geladeira por 5 minutos, depois prossiga. Continue esfregando at[e a mistura virar uma farofa e junte 2 colheres de sopa de açúcar.
  6. Espalhe a mistura sobre uma assadeira grande. Asse por cerca de 25 minutos, até dourar e ficar crocante, mas dê uma olhada na metade desse tempo. Se a farofa estiver dourando de modo desigual, quebre-a com uma colher misture um pouco e leve de volta ao forno. Deixe esfriar.
  7. Coloque as frutas vermelhas numa panela com as 2 colheres de sopa de açúcar restantes.
  8. Aqueça a panela em fogo brando até a fruta ficar tenra e soltar o suco. Deixe esfriar completamente.
  9. Quando o sorvete base estiver praticamente congelado, mas ainda puder ser mexido com uma colher, ponha a fruta e a calda e dê uma mexida rápida.
  10. Polvilhe a farofa, cubra com filme de PVC e congele por pelo menos 4 horas, de preferência de véspera, e até por 1 mês.
  11. Tire o sorvete do freezer 15 minutos antes de servir para deixá-lo no ponto.

DURAÇÃO: Consumo Imediato.