Tenho um hábito que me persegue, pois toda vez que vejo alguma comida e fico com vontade, não sossego até achar a receita e fazer. Sempre gostei muito de pretzel. Antes de provar,…

Preparo: 15 minutos
Tempo de Cozimento: 30 minutos
Tempo de espera: 15 minutos
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Tenho um hábito que me persegue, pois toda vez que vejo alguma comida e fico com vontade, não sossego até achar a receita e fazer. Sempre gostei muito de pretzel. Antes de provar, passava pelo quiosque que vende no shopping e ficava de olho neles, até que um dia resolvi procurar uma receita para fazer em casa. E como ele é gostoso, tem uma massa fofinha e doce na medida certa.

Food Styling e fotografia: Franciele C. Oliveira

Ingredientes

  • 1 envelope 10 g de FERMENTO BIOLÓGICO SECO
  • 1 xícara (chá) de ÁGUA morna
  • 1 OVO
  • 2 colheres (sopa) de MANTEIGA em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de AÇÚCAR
  • 1/2 colher (chá) de SAL
  • 3 e 1/2 xícaras (chá) de FARINHA DE TRIGO aproximadamente
  • 3/4 xícara (chá) de MANTEIGA derretida para passar nos pretzels

*Medida xícara 200 ml

Modo de Preparo

  1. Misture o fermento na água morna, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem.
  2. Acrescente a farinha de trigo aos poucos até que a massa fique macia e grude um pouco nos dedos. Isso facilita para abrir os cordões depois, caso precise acrescente mais farinha, cuidando para a massa não ficar seca.
  3. Deixe descansar uns 15 minutos. Faça cordões de massa rolando em uma superfície que não pode estar muito enfarinhada pois dificulta para o cordão esticar. Os cordões podem ter aproximadamente 1 cm de espessura e 45 a 50 cm de comprimento.
  4. Modele os cordões como os pretzels da foto ou outro modelo que preferir. Acomode-os em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido de 20 a 30 minutos ou até dourar em baixo.
  5. Retire os pretzels da forma ainda quentes e passe em manteiga derretida, em seguida passe no açúcar com canela, granulado, chocolate em pó, coco ralado ou na cobertura que preferir.

DICA: Pode-se mergulhar os pretzels na manteiga derretida ou pincelar com um pincel culinário.