Vocês vão perceber que pera é uma das coisas que eu mais amo na vida. Com certeza terão muitas receitas com essa frutinha-delícia. Não consigo evitar. Eu até tento, juro que tento. Mas…

Preparo: 5 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de espera: 6 horas
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Vocês vão perceber que pera é uma das coisas que eu mais amo na vida. Com certeza terão muitas receitas com essa frutinha-delícia. Não consigo evitar. Eu até tento, juro que tento. Mas daí eu falo: ah, com pera deve ficar melhor. Preciso trabalhar isso, minha gente!

Nesse picolé junto duas paixões: pera e caramelo. E o resultado é um picolé tão cremoso e ao mesmo tempo tão refrescante para o calor, que vocês não vão sentir nem um pouquinho a falta de um sorvete feito com ovos e creme de leite. Como o mês do picolé é democrático, sinta-se livre para fazer o caramelo com ou sem lactose. E feliz 2014!

Por Mariana Muniz

INGREDIENTES: BASE DE PERA

  • 1kg de PERA madura descascada, cortada em 4 (você deve obter 1 xícara do purê de pêra)
  • 1 colher de sopa de SUCO DE LIMÃO
  • 3 colheres de sopa de AÇÚCAR
  • ½ xícara de ÁGUA
  • ½ xícara de CARAMELO*

*Clique aqui para a receita sem lactose e aqui para a calda de caramelo salgado.

INGREDIENTES: CALDA DE AÇÚCAR

  • 2/3 xícara de AÇÚCAR
  • 2/3 xícara de ÁGUA

*A calda rende 1 xícara, mas você só irá precisar de ¾ xícara. Use o restante para molhar bolos ou fazer outras receitas – dura 1 mês na geladeira.

MODO DE PREPARO: BASE DE PERA

  1. Coloque as peras descascadas e cortadas numa panela com a açúcar, a água e o suco de limão.
  2. Leve para cozinhar até que as peras fiquem transparentes e amolecidas (cerca de 15-20 minutos- se necessário, acrescente um pouco mais de água). Deixe esfriar. Bata num processador para virar um purê. Deve render 1 xícara de purê.
  3. Junte levemente o caramelo.

MODO DE PREPARO: CALDA DE AÇÚCAR

  1. Coloque o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar até que o líquido fique transparente. Retire do fogo e deixe esfriar.
  2. Junte o purê de pera com o caramelo e 2/3 de xícara de calda simples. Distribua em forminhas.
  3. Se suas forminhas permitirem que você ponha o palito ou já vem com uma base de palito plástico, coloque e leve para o freezer por 6h. Se não, leve a forminha cheia, coberta com papel alumínio ao freezer por 1-2h (o picolé deve estar levemente durinho) e aí insira o palito. Deixe congelar mais 4h.
  4. Para desenformar o picolé, mergulhe a forminha em água fervendo por 5 segundos (não deixe a água tocar a massa!) e vá forçando levemente o palito até soltar.
  5. Embrulhe os picolés em saquinhos e leve de volta ao freezer os que não vão ser consumidos de imediato.

DICA: por mais que caramelo seja uma delícia não se empolgue e não coloque mais do que ½ xícara. O excesso de açúcar pode desestabilizar a mistura e deixar o picolé muito mole a ponto de quebrar na hora de desenformar.