Estava louca por um pão-de-queijo desde o aniversário do Paulo, mas não tive tempo de procurar o polvilho para comprar. Acabei esquecendo. Então, semana passada estava procurando apartamentos em Paris e na última…

Preparo: 120 minutos
Tempo de Cozimento: 25 minutos
Tempo de espera: 60 minutos
Rendimento: 20 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Estava louca por um pão-de-queijo desde o aniversário do Paulo, mas não tive tempo de procurar o polvilho para comprar. Acabei esquecendo. Então, semana passada estava procurando apartamentos em Paris e na última rua que fui visitar, adivinhem o que eu vi? Isso mesmo, uma lojinha brasileira. Parei o carro e entrei! Fiquei olhando tudo o que tinha por lá, algumas coisas que sempre encontramos nesse tipo de loja, como guaraná Antartica, Sonho de Valsa, Nescau, mas quanto aos outros produtos nada de marcas conhecidas. Polvilho tinha, mas de uma marca que eu nunca ouvi falar na vida. Mas o que a vontade não faz com uma pessoa. Comprei dois pacotes que custaram 19 euros (um completo absurdo), mas saí de lá mais do que feliz. Só me esqueci de um pequeno detalhe.

E o queijo? A minha mãe sempre fez pão-de-queijo com um queijo minas bem curado, delicioso, que meu tio Vagner fabrica na fazendo dele. O mesmo queijo que quando está fresco, eu pico em quadradinhos e jogo dentro do meu café quente. Fica simplesmente maravilhoso! Bom, é claro que por aqui nada de queijo minas. Achei que esse meu desejo já estava virando coisa de grávida.

Procurando pela internet, vi que um francês fez um pão de queijo substituindo o queijo minas misturando metade de queijo gruyere e metade de parmesão. Ontem fui comprar os queijos e fiz o bendito pão-de-queijo. Quando ficou pronto, aquele cheirinho de pão-de-queijo pela casa toda fez até o dono da casa ver o que eu estava fazendo. Comi 3 sem nem deixar esfriar. Vou ser sincera que não ficou com aquela casquinha crocante, que fica o pão-de-queijo da minha mãe, mas ficou com um sabor bem parecido com o nosso pão-de-queijo. Para quem está morando fora esses dois queijos podem servir como bons substitutos. Espero que gostem! ;D

Ingredientes

  • 6 copos de POLVILHO DOCE ou 1 kg
  • 3 copos de LEITE ou 1 litro
  • 1 copo de ÓLEO faltando 2 dedos para encher ou 250ml
  • 1 e 1/2 copo de ÁGUA ou 500ml
  • 1 e 1/2 colher de sobremesa de SAL
  • 10 OVOS
  • 4 copos de QUEIJO MINAS CURADO e ralado ou 440 gramas (no caso usei metade QUEIJO GRUYERE e metade QUEIJO PARMESÃO)

*Copos de Requeijão

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, coloque o leite, o óleo, a água e o sal para ferver.
  2. Em um bowl grande, coloque o polvilho. Quando a mistura de leite ferver, jogue por cima do polvilho e misture bem com uma colher grande para que não fique nenhum polvilho sem molhar. Deixe esfriar completamente.
  3. Bata os ovos no liquidificador e jogue por cima da massa. Sove bem.
  4. Acrescente o queijo e sove bem novamente.
  5. Faça bolinhas e leve para assar em forno pré-aquecido a 220oC por 20 a 25 minutos.

DICA: Se você quiser pode congelar o pão-de-queijo. Faça as bolinhas, coloque em uma forma e leve para o freezer. Quando congelar, coloque em um saco plástico e conserve por até 3 meses. Para assar, arrume em uma forma e deixe descongelar por aproximadamente 30 minutos antes de levar ao forno.