Dessa vez, posso dizer com certeza que o Bigode se superou! Ele e a tia Jo, minha sogra, fizeram esses maravilhosos ovos de Páscoa marmorizados e recheados de palha italiana! Tem como resistir a tanta coisa…

Preparo: 120 minutos
Tempo de Cozimento: 10 minutos
Tempo de espera: 60 minutos
Rendimento: 3 a 4 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Dessa vez, posso dizer com certeza que o Bigode se superou! Ele e a tia Jo, minha sogra, fizeram esses maravilhosos ovos de Páscoa marmorizados e recheados de palha italiana! Tem como resistir a tanta coisa boa junta? Se você quer surpreender alguém com um presente chocolatudo e delicioso, essa é a receita certa.

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

INGREDIENTES: BRIGADEIRO

  • 1 lata de LEITE CONDENSADO
  • 3 colheres de sopa de CACAU EM PÓ
  • 1 colher de sopa de MANTEIGA SEM SAL
  • Uma pitada de SAL
  • 1 caixa de CREME DE LEITE

INGREDIENTES: OVO MARMORIZADO

  • 500 gramas de CHOCOLATE MEIO AMARGO
  • 500 gramas de CHOCOLATE BRANCO

INGREDIENTES: MONTAGEM

  • OVO MARMORIZADO
  • BRIGADEIRO
  • BISCOITO MAISENA

MODO DE PREPARO: BRIGADEIRO

  1. Cozinhe todos os ingredientes menos o creme de leite em fogo médio/baixo, mexendo sem parar, até que a misture chegue no ponto de brigadeiro mole (quando é possível ver o fundo da panela ao raspar com uma espátula).
  2. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Depois, transfira o brigadeiro para um prato, cubra com plástico filme em contato e reserve.

MODO DE PREPARO: OVO MARMORIZADO

  1. Tempere o chocolate meio amargo: derreta-o em banho-maria até que atinja a temperatura de 45˚C.
  2. Em seguida, resfrie-o no mármore OU em um banho-maria invertido (com água gelada em vez de quente) até que a temperatura caia para 27˚C.
  3. Depois, aqueça novamente o chocolate para que a temperatura fique entre 31°C e 32°C. Ele está pronto para ser usado!
  4. Agora tempere o chocolate branco: derreta-o em banho-maria até que atinja a temperatura de 36˚C. Em seguida, resfrie-o no mármore OU em um banho-maria invertido (com água gelada em vez de quente) até que a temperatura caia para 23˚C.
  5. Depois, aqueça novamente o chocolate para que a temperatura fique entre 27°C e 28°C. Ele está pronto para ser usado!
  6. Comece a fazer os ovos: coloque colheradas de chocolate branco e chocolate meio amargo em uma forma de ovo de Páscoa.
  7. Em seguida, use um palito de dente para mesclar os chocolates e criar um efeito marmorizado. Feche a forma e leve-a à geladeira por cerca de 5 minutos.

MONTAGEM

  1. Retire os ovos da geladeira e recheie-os enquanto estão na forma: passe uma camada generosa de brigadeiro e depois cubra com biscoito maisena. Repita o processo até chegar na superfície do ovo.
  2. Cubra os ovos com mais chocolate temperado, repetindo a mesma lógica de antes: misture ambos com um palito para dar o efeito marmorizado. Ajeite as bordas com uma espátula e leve à geladeira por mais alguns minutos.
  3. Desenforme os ovos e aproveite! Estão prontos para alegrar sua Páscoa!

CLIQUE AQUI para conferir um método de temperagem mais rápido, feito com Mycryo.

CLIQUE AQUI para aprender a temperar o chocolate no bowl.

CLIQUE AQUI para aprender tudo sobre chocolate e a importância da temperagem!