Nutella é uma das grandes paixões do mundo. Quem não ama aquela pastinha com cheiro de chocolate em um pão bem quentinho pela manhã? Eu com certeza amo, mas prefiro mesmo quando ela…

Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de espera: 8 horas
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Nutella é uma das grandes paixões do mundo. Quem não ama aquela pastinha com cheiro de chocolate em um pão bem quentinho pela manhã? Eu com certeza amo, mas prefiro mesmo quando ela é feita em casa com o chocolate que eu mais amo no mundo. Tenho certeza que você também vai se apaixonar por esse creme de avelã caseiro.

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Ingredientes

  • 2 xícaras de AVELÃ tostada e sem casca (no vídeo eu explico certinho como tirar a pele das avelãs, dê uma olhadinha ;D)
  • 1/2 xícara de AÇÚCARA REFINADO (você pode substituir pelo orgânico, mascavo, açúcar de coco, mel, agave, ou o que preferir. Apenas lembre-se de que se você colocar adoçantes líquidos como o mel ou o agave, a sua Nutella ficará mais líquida, consequentemente menos pastosa)
  • 1 pitada de SAL
  • 1 xícara de CHOCOLATE COM 50% CACAU (quanto maior for a porcentagem de sólidos de cacau aqui, mais consistente ficará a sua Nutella depois que esfriar. Não aconselho usar menos de 50% ou ficará muito doce e pouco consistente)
  • 1 colher de sopa de EXTRATO DE BAUNILHA
  • 2 colheres de sopa de ÓLEO DE AVELÃ (você pode substituir por óleo de amêndoa, girassol, óleo de coco, ou qualquer outro óleo neutro de sua preferência)

Modo de Preparo

  1. Toste as avelãs e com a ajuda de um pano limpo retire toda a pele (ou o que você conseguir, não precisa ser tão exigente com você mesmo ;D)
  2. Com elas ainda quentes, jogue no processador e processe até virar uma farofa.
  3. Acrescente o açúcar e o sal e processe até virar uma massa uniforme e bem consistente.
  4. Em uma cumbuca derreta em banho-maria o chocolate com o óleo.
  5. Assim que derreter, acrescente o extrato e misture bem.
  6. Junte essa ganache com a pasta de avelã e processe até que tudo se misture.
  7. Coloque em um pote e deixe esfriar por pelo menos 8 horas para chegar a suas consistência final.

PS: Se você colocar na geladeira ela fica muito dura. Conserve em temperatura ambiente.

DURAÇÃO: 2 semanas conservado em pote bem fechado em ambiente fresco e seco.