Esses bolinhos franceses fofinhos, com uma barriguinha charmosa, se consagraram pelas mãos de Proust. Na célebre passagem de seu livro “Em busca do tempo perdido”, o narrador, ao provar migalhas de madeleines misturadas…

Preparo: 5 minutos
Tempo de Cozimento: 15 minutos
Tempo de espera: 6 horas
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Esses bolinhos franceses fofinhos, com uma barriguinha charmosa, se consagraram pelas mãos de Proust. Na célebre passagem de seu livro “Em busca do tempo perdido”, o narrador, ao provar migalhas de madeleines misturadas ao seu chá , é transportado ao seu passado e revive, em suas memórias, momentos felizes de sua infância. E afinal isso não é uma das coisas mais mágicas da comida? Esse poder de nos conectar com memórias? De se emocionar? E de emocionar outras pessoas?

Deixo aqui uma breve passagem do livro. Uma obra prima da literatura.

“E como nesse jogo em que os japoneses se divertem mergulhando numa bacia de porcelana cheia de água pequeninos pedaços de papel até então indistintos, que, mal são mergulhados, se estiram, se contorcem, se colorem, se diferenciam, tornando-se flores, casas, pessoas consistentes e reconhecíveis, assim agora todas as flores de nosso jardim e as do parque do Sr. Swann, e as ninféias do Vivonne, e a boa gente da aldeia e suas pequenas residências, e a igreja, e toda Combray e suas redondezas, tudo isso que toma forma e solidez, saiu, cidades e jardins, de minha xícara de chá.”

Por Mariana Muniz

Ingredientes

  • 30g de AZEITE
  • 35g de ÓLEO CANOLA
  • 35g de FARINHA DE AMÊNDOAS
  • 65g de FARINHA SEM GLÚTEN
  • 80g de AÇÚCAR
  • 1 colher de sopa de MEL
  • Raspas de 1 LIMÃO SICILIANO
  • ¼ colher de chá de EXTRATO DE LIMÃO
  • 1 colher de chá de EXTRATO DE BAUNILHA*
  • 2 OVOS

*Clique aqui para aprender a fazer extrato de baunilha caseiro.

Modo de Preparo

  1. Junte as farinhas e o açúcar. Reserve.
  2. Numa tigela combine o óleo, o azeite, o mel, as raspas de limão e os extratos. Reserve.
  3. Numa outra tigela batas os ovos com o fouet até ficarem espumosos. Junte a mistura de farinha com açúcar e mexa até incorporar. Adicione a mistura dos óleos e mexa até ficar homogêneo. Cubra com papel filme e deixe na geladeira por 6 até 24h (idealmente deixar a noite na geladeira para assar no dia seguinte).
  4. Pré-aqueça o forno a 175ºC.
  5. Coloque a massa num saco de confeitar e distribua numa forma para Madeleine untada levemente com óleo.
  6. Asse por 12-15 minutos- até que as bordas estiverem douradas e o teste do palito mostre que o centro do bolinho está seco.
  7. Desenforme e, de preferência, sirva no mesmo dia.

DICAS:  

  1. As formas de alumínio deixam as madeleines mais coradas e com uma casquinha mais uniforme do que as formas de silicone.
  2.  Use o melhor azeite e o melhor mel que puder achar!
  3.  Substituir a manteiga pelo óleo/azeite deixa o bolinho mais úmido por mais tempo.