A ganache é um creme muito versátil que pode ser usado tanto em coberturas quanto em recheios de bolos, tortas, trufas e outros.  Embora essa receita seja bem fácil de fazer, não é…

Preparo: 15 minutos
Tempo de Cozimento: 0
Tempo de espera: 60 minutos
Rendimento:

Custo:
Dificuldade:

A ganache é um creme muito versátil que pode ser usado tanto em coberturas quanto em recheios de bolos, tortas, trufas e outros.  Embora essa receita seja bem fácil de fazer, não é a maneira profissional, mas pode ter certeza de que vai ficar bem gostosa nos seus quitutes!

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)

INGREDIENTES

  • 300 gramas de CHOCOLATE MEIO-AMARGO PICADO OU EM GOTAS
  • 150 gramas de CREME DE LEITE UHT
  • 30 gramas de MEL
  • 1 colher de sopa de RUM

MODO DE PREPARO

  1. Pique o chocolate e derreta no microondas.
  2. DICA: Nunca derreta o chocolate de uma vez no microondas, pois ele pode queimar. Coloque a vasilha no microondas e tire de 30 em 30 segundos e mexa vigorosamente para que o calor da vasilha vá derretendo o chocolate. Se não derreteu por completo coloque mais 30 segundos e tire novamente e mexa. Sempre assim.
  3. Quando o chocolate estiver completamente derretido, acrescente o creme de leite, o mel e o rum e mexa com o fouet, ou com uma colher, até virar um creme liso e uniforme.
  4. DICA: Nunca mexa de baixo para cima para não incorporar ar na ganache. Então, com o fouet no centro da vasilha, faça movimentos circulares em torno, mas não fique puxando a ganache para cima.
  5. Se você estiver com pressa para a ganache esfriar, leve à geladeira, mas retire de 10 em 10 minutos para mexer do mesmo modo acima, para a ganache não endurecer apenas nas bordas da vasilha. Se não estiver com pressa, faça como eu, deixe ela esfriando do lado de fora, que dessa forma você não precisa fazer nada até ela engrossar por completo.
  6. Quando a ganache estiver fria e grossa, estará pronta para ser usada, tanto na decoração, quanto em algum recheio que você desejar.

DICAS:

  • Se você precisar de um tutorial de como usar o saco de confeitar estando sozinha em casa, é só clicar aqui!
  • O bico utilizado na decoração destes cupcakes foi o 2D da Wilton.

DURAÇÃO: Essa ganache, bem fechada em um pote dentro da geladeira, pode durar até 1 mês. Para usar é só aquecê-la no microondas novamente.