Esses dias, continuando a minha busca incessante sobre diferentes tipos de caramelos e misturas em geral com leite e açúcar, me deparei com a feitura de uma receita que eu não fazia ideia…

Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: 360 minutos
Tempo de espera: 120 minutos
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Esses dias, continuando a minha busca incessante sobre diferentes tipos de caramelos e misturas em geral com leite e açúcar, me deparei com a feitura de uma receita que eu não fazia ideia que existia. Um tipo de doce de leite norueguês chamado Hamar Palegg. Como sou apaixonada por essas receitas que demandam quase um dia completo para serem feitas e que deixam a casa perfumada para todos os vizinhos sentirem o quanto você cozinha bem, me aventurei a fazê-lo.

Fiz uma primeira vez mas acabei com um produto muito consistente no pote, quase como uma bala de caramelo só um pouquinho mais macia. Não era essa a consistência. Reli a receita e fui novamente para o fogão, mais 7 horas de redução. Acabei com um produto cremoso e bem docinho como deve ser o Hamar, quer dizer, como imagino ser pelas fotos, pois nunca tive a oportunidade de prová-lo. No entanto ainda achei um pouco doce então aumentei a quantidade de leite, diminuí a quantidade de açúcar e me deparei com uma receita que todos gostaram muito inclusive eu. Minha única queixa: depois de pronto meus dois litros e meio de leite se transformaram em aproximadamente 400 gramas de de um néctar dos deuses, mas apenas 400 gramas kkkk ;D

Então, faça quanto bastar para a sua vontade ser satisfeita com esse doce ultra cremoso, que serve inclusive para passar em uma torradinha, comer com pão de queijo, como eu gosto, ou se esbaldar no clássico doce de leite com queijo minas fresco. E bom apetite!!!

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Ingredientes

  • 2,5 litros de LEITE INTEGRAL TIPO A
  • 400 gramas de AÇÚCAR CRISTAL
  • 1 fava de BAUNILHA
  • 1 pitada de SAL

Modo de Preparo

  1. Coloque o leite e o açúcar em uma tigela grande. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo até que o açúcar se dissolva.
  2. Cubra com um papel manteiga em contato com o leite para não criar aquela película (nata) por cima, pois isso deixaria a maior parte da gordura do doce nessa nata e seu doce de leite acabaria ficando menos cremoso.
  3. Deixe reduzir em banho-maria até a metade. Para isso mantenha uma chaleira com água quente do lado do seu banho-maria e complete-o com água quente sempre que o nível da água baixar muito, pois essa redução demora entre 5 e 7 horas dependendo da abertura da sua tigela.
  4. Quando terminar de reduzir, leve para uma panela, junte a baunilha raspada e o sal e cozinhe até que fique cremoso. Aproximadamente 15 minutos em fogo médio e mexendo sem parar para não grudar.
  5. Ao final da cozimento, coloque em um pote esterilizado e ainda quente e feche com a tampa. Deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente ou gelado.

DURAÇÃO: 1 mês com o pote vedado em lugar fresco, seco e escuro. Ou 10 dias após aberto guardado na geladeira.