O Crème Patissière é praticamente a base da confeitaria francesa. Grande parte dos doces levam esse creme ou usam ele como base para outras recipes. No Brasil se faz muito creme por aí…

Preparo: 60 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de espera: 20 minutos
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

O Crème Patissière é praticamente a base da confeitaria francesa. Grande parte dos doces levam esse creme ou usam ele como base para outras recipes. No Brasil se faz muito creme por aí que se diz patissiére, mas que nem mesmo a fava da baunilha é utilizada. Para mim, essa é a receita correta. Espero que gostem.

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira

INGREDIENTES

  • 4 GEMAS
  • 40 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 80 gramas de AÇÚCAR
  • 500 ml de LEITE INTEGRAL
  • 1/2 FAVA DE BAUNILHA cortada no sentido do comprimento

MODO DE PREPARO

  1. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa, então misture a farinha.
  2. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe a parte interna da fava.
  3. Jogue as sementes da fava que você raspou dentro da panela com o leite e leve para ferver.
  4. Incorpore o leite aos poucos à mistura de gemas e açúcar, mexendo sem parar.
  5. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar.
  6. Retire da panela, deixe esfriar e empregue ou guarde na geladeira por até 2 dias.
  7. DICA: Se você for guardar, precisa colocar o plástico filme grudado em cima do creme para que este não forme uma película. Isso é válido para uma produção pequena e caseira. Se for para uma produção grande, você precisa colocar em banho-maria invertido e ir mexendo até ele esfriar. Então pode cobrir com plástico filme e guardar, porque se você fechar o creme quente em uma produção grande, o plástico abafa o creme e ele estraga.

DICA 1: Você pode substituir a farinha de trigo por amido. A diferença é que se você usar a farinha de trigo o seu creme terá uma textura mais cremosa. Já se você usar o amido de milho o seu creme terá um sabor melhor.

DICA 2: A fava da baunilha que foi usada no creme, pode ser lavada em água corrente e deixada para secar. Depois é só colocar dentro de um pote com açúcar, que ele começará a ficar baunilhado. 😉

DICA 3: Se você comprar muitas favas de baunilha de uma vez, pode guardá-las dentro de garrafas com vodca, que conservam a baunilha. Ela não envelhece e ainda deixa um gostinho na vodca.

DURAÇÃO: 1 semana em pote hermético.