O Crème Pâtissière, ou seja o creme de confeiteiro, é a base da confeitaria francesa. Quase tudo (exagero) é feito com creme de confeiteiro. E fazer esse creme não é nada difícil, mas…

Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: 7 minutos
Tempo de espera: 60 minutos
Rendimento: 15

Custo:
Dificuldade:

O Crème Pâtissière, ou seja o creme de confeiteiro, é a base da confeitaria francesa. Quase tudo (exagero) é feito com creme de confeiteiro. E fazer esse creme não é nada difícil, mas se aperfeiçoar neste creme leva tempo e demanda prática. O Bigode já aprendeu, e você? ;D

Ingredientes

  • 240g de GEMAS
  • 1 litro de LEITE
  • 1 fava de BAUNILHA
  • 250g de AÇÚCAR
  • 80g de MAISENA

Modo de Preparo

  1. Coloque na panela 1 litro de leite.
  2. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe a parte interna da fava. Adicione no leite.
  3. Acrescente 125g de açúcar e mexa levemente. Leve para ferver.
  4. Num recipiente à parte, acrescente os outros 125g de açúcar nas gemas. Misture um pouco e depois incorpore a maisena.
  5. Assim que o leite ferver, acrescente-o aos poucos (três conchas por vez) na mistura de gemas. A ideia é dar um choque térmico nas gemas.
  6. Coe a mistura e leve ao fogo médio, mexendo sem parar.
  7. Não pare de mexer, se não vai empelotar. Quando ferver (ou seja, quando a primeira bolha vier lá de baixo), conte um minuto mexendo sem parar e está pronto.
  8. Retire da panela, coloque em um recipiente, cubra com plástico filme e leve para geladeira por até 2 dias.

DICAS:

  1. Evite usar extrato de baunilha para essa receita porque ele contém álcool, que evapora e deixa um gosto diferente do ideal.
  2. Tem gente que usa a fava dentro do leite, mas eu não gosto porque ela pode vir um pouco ácida e se seu leite for fresco pode acabar talhando, então só uso as raspas. Mas não as jogue fora! Você pode fazer açúcar baunilhado depois.
  3. Caso você queira guardar, é preciso colocar o plástico filme grudado em cima do creme para que este não forme uma película. Isso é válido para uma produção pequena e caseira. Se for para uma produção grande, você precisa colocar em banho-maria invertido e ir mexendo até ele esfriar. Então pode cobrir com plástico filme e guardar, porque se você fechar o creme quente em uma produção grande, o plástico abafa o creme e ele estraga.
  4.  O tempo que você precisa mexer o creme vai depender da quantidade de leite que você está usando. Então a proporção seria aproximadamente 1 minuto após fervura para cada litro de leite usado na receita.