Crème Caramel é a versão francesa-chic do nosso maravilhoso pudim. Enquanto o nosso glorioso é feito com leite condensado – podendo usar também leite e creme de leite, o dos franceses é feito…

Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 40 minutos
Tempo de espera: 48 horas
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Crème Caramel é a versão francesa-chic do nosso maravilhoso pudim. Enquanto o nosso glorioso é feito com leite condensado – podendo usar também leite e creme de leite, o dos franceses é feito apenas com leite e açúcar- o que torna a minha vida muito mais fácil. Além disso, o crème caramel resolve uma das grandes crises do pudim: ele sempre é liso, nunca com furinhos.

Muitas vezes um bistrô pode ser avaliado pela competência do seu crème caramel que, apesar de simples, tem uma certa dose de técnica e, sobretudo, paciência para que se obtenha um resultado perfeito. Não é daqueles doces de larica da TPM, pois para que ele tenha o sabor e consistência característicos é necessário que a massa descanse por um longo período.

Aqui fiz uma versão de pistache, pois queria usar um sabor forte para camuflar o gosto do leite de coco. O resultado? Divino!

Por Mariana Muniz

INGREDIENTES: CALDA

  • 1/3 xícara de AÇÚCAR
  • 1 colher de sopa de XAROPE DE MILHO
  • 1 colher de sopa de ÁGUA

INGREDIENTES: CRÈME CARAMEL DE PISTACHE

  • 1 ½ xícara de LEITE DE COCO LIGHT
  • ½ xícara de ÁGUA
  • ¾ xícara de AÇÚCAR
  • 3 colheres de sopa de PASTA DE PISTACHE (eu usei da marca Fabbri)
  • 2 OVOS
  • 2 GEMAS
  • 1 ½ col chá EXTRATO BAUNILHA*

*Clique aqui para aprender a fazer extrato de baunilha caseiro.

MODO DE PREPARO: CALDA

  1. Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até que a calda fique um âmbar escuro. Cubra 6 forminhas (ramekins) individuais. Reserve.

*Faça a calda no dia em que for assar o Crème Caramel.

MODO DE PREPARO: CRÈME CARAMEL DE PISTACHE

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e tranfira para um atigela. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 24h para apurar o sabor.
  2. No dia seguinte pré-aqueça o forno a 150°C. Despeje a massa nas forminhas preparadas com a calda. Coloque as forminhas numa assadeira com água quente e cubra com papel alumínio.
  3. Leve ao forno por cerca de 40 minutos (a superfície deve estar firme, mas o creme deve dar uma balançadinha quando chacoalhado levemente- nesse momento espete um palito- deve sair sem a massa grudada). Retire do forno e deixe esfriar. Guarde na geladeira por 24h.
  4. Na hora de servir, passe uma faca com cuidado ao redor do crème caramel e desenforme.