Não estamos mais em junho mas nunca é tarde para uma comidinha de festa junina, não é mesmo? Ainda mais se ela for saudável, fazendo bem pra alma e pro corpo também! Essa…

Preparo: 45 minutos
Tempo de Cozimento: 30 minutos
Tempo de espera: 20 minutos
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Não estamos mais em junho mas nunca é tarde para uma comidinha de festa junina, não é mesmo? Ainda mais se ela for saudável, fazendo bem pra alma e pro corpo também!

Essa canjica é livre de produtos de origem animal, leva pouco açúcar e eu garanto que fica deliciosa. E ainda é supernutritiva, como explica a nutricionista Priscila Riciardi: “Algo bem bacana dessa receita é que ela tem duas fontes de amido resistente, uma substância que funciona como fibra e controla o índice glicêmico – a biomassa de banana verde e a própria canjica. Isso mesmo, a canjica! Ela tem amido, uma forma de carboidrato, mas quando ele está al dente ou resfria, forma esse tal amido resistente. Então se você gostar de comer a canjica fria ou mais al dente vai se beneficiar mais ainda. Coisa boa, não?

E isso faz toda diferença em uma sobremesa, pois mesmo comendo açúcar você faz com que ele seja absorvido mais lentamente, não causando aquele pico de glicose e insulina que tanto faz mal. Outro ponto favorável é que o amido resistente alimenta as bactérias boas do intestino, fazendo com que não se desequilibrem tanto com a presença do açúcar.

Essa preparação pode ser um bom lanche da tarde ou uma refeição pré-treino. E, para incluí-la de forma equilibrada na sua refeição como sobremesa, vale reduzir sua fonte de cereal ou tubérculos (arroz, massas, milho, batatas), assim ela entra completando a refeição e não como um excesso.”

Food Styling e Fotografia: Pati Bianco (www.frufruta.com.br)

INGREDIENTES

  • 1 pacote de CANJICA CRUA (500g)
  • 1 litro de ÁGUA
  • 1 litro de LEITE DE COCO
  • 1/2 xícara de AÇÚCAR DEMERARA
  • 3 paus de CANELA
  • 6 CRAVOS inteiros
  • 3 colheres de sopa de BIOMASSA DE BANANA VERDE (opcional)*

*Clique aqui para aprender a fazer biomassa de banana verde em casa

MODO DE PREPARO

  1. Lave a canjica crua e coloque-a de molho na água com o cravo e a canela por cerca de 4 horas.
  2. Coloque a canjica, a água e os temperos em uma panela de pressão e cozinhe por 30 minutos.
  3. Verifique se os grãos estão macios. Caso não estejam, deixe cozinhar um pouco mais - lembrando que queremos ela mais al dente!
  4. Se tiver sobrado muita água na panela, descarte um pouco. Adicione o leite e o açúcar e deixe ferver um pouco, até você obter a consistência que prefere (com mais caldo ou mais sequinha).
  5. Desligue o fogo, adicione a biomassa de banana e mexa até incorporar bem.
  6. Polvilhe canela para servir.

DURAÇÃO: 5 dias na geladeira.