O queijo faz parte da rotina dos brasileiros e, arrisco dizer, de vários outros países do mundo. Tem gente que come no café da manhã, no lanche da tarde e até na fome…

Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 15 minutos
Tempo de espera: 0
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

O queijo faz parte da rotina dos brasileiros e, arrisco dizer, de vários outros países do mundo. Tem gente que come no café da manhã, no lanche da tarde e até na fome da madrugada, mas a verdade é que não tem hora certa para degustar essa delícia. Aliás, vale até se inspirar nele para criar receitas bem “queijudas”, que esquentam e confortam a gente no friozinho. Para isso, me inspirei no queijo Kroon, uma marca tradicional holandesa que produz os melhores queijos premium desde 1831.

Eu, como filha de mineira, sou apaixonada por queijos e eles estão sempre presentes nas minhas receitas salgadas (e até em algumas doces! Lembra do brigadeiro de queijo que fiz com o Bigode?).

Para a receita de hoje escolhi o Kroon Gouda, pois é um queijo de massa mais firme e textura lisa. Além disso, o Kroon Gouda tem um sabor bem suave e dá um toque especial em qualquer prato, como risotos, molhos, massas e por aí vai. Dá até para comer puro, em pedaços ;D

Se você quiser conferir mais receitas deliciosas para aproveitar nesse inverno, é só ficar atenta nas redes sociais da marca (Facebook e Instagram)! Durante esse mês, os Queijos Kroon serão o ingrediente principal de pratos irresistíveis.

Espero que goste do meu bolinho de queijo e assim que fizer, fotografe e poste no Instagram com as hashtags #harmonizakroon e #momentokroon para eu ver também!

INGREDIENTES: MASSA

  • 100 gramas de MANTEIGA SEM SAL
  • 1 e 1/2 xícaras de FARINHA DE TRIGO
  • 2 xícaras de LEITE
  • SAL e PIMENTA DO REINO a gosto
  • 200 gramas de QUEIJO KROON GOUDA

INGREDIENTES: CASQUINHA

  • FARINHA DE TRIGO
  • 1 OVO batido
  • FARINHA DE ROSCA

INGREDIENTES: FRITAR

  • 1 litro de ÓLEO

MODO DE PREPARO

  1. Aqueça o leite com o sal e a pimenta do reino.
  2. Derreta a manteiga em uma panela e junte a farinha. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio por 2 minutos.
  3. Acrescente o leite aos poucos na mistura da farinha, mexendo sem parar para não empelotar.
  4. Quando a massa se formar, cozinhe, mudando sempre de lado, por mais 3 minutos ou até ela ficar brilhante.
  5. Desligue o fogo e experimente para ver se está bom de tempero. Se não, acrescente mais. Você também pode substituir o sal e a pimenta por 1 tablete de tempero de frango ou legumes.
  6. Corte o queijo em cubos de aproximadamente 1x1x1 cm.
  7. Pegue um pouco de massa na mão, abra e coloque o queijo no meio. Feche e forme um bolinho. Faça isso com todos (o rendimento é de aproximadamente 30 bolinhos).
  8. Coloque o óleo para esquentar.
  9. Passe os bolinhos na farinha, tire o excesso. Depois no ovo batido e em seguida na farinha de rosca.
  10. Frite em óleo não muito quente para que ele possa derreter o queijo por dentro. Tire o excesso de óleo em papel toalha e aproveite.

DICA: você também pode congelá-los ainda sem fritar e quando quiser usar é só deixar descongelar na geladeira por 12 horas antes de fritar.

DURAÇÃO: consumo imediato.