De todas as tranqueiras da infância, o bolinho Ana Maria, o clássico, de baunilha, com sua cobertura cheia de gordura hidrogenada, era, sem dúvida, a minha preferida. Essa versão caseira é obviamente mais…

Preparo: 15 minutos
Tempo de Cozimento: 30 minutos
Tempo de espera: 30 minutos
Rendimento: 5 pessoas

Custo:
Dificuldade:

De todas as tranqueiras da infância, o bolinho Ana Maria, o clássico, de baunilha, com sua cobertura cheia de gordura hidrogenada, era, sem dúvida, a minha preferida. Essa versão caseira é obviamente mais saudável, mas igualmente deliciosa. Claro que essa fôrma não é fácil de achar- eu nunca vi para vender aqui no Brasil. Mas você pode tranquilamente fazer um cupcake Ana Maria!

Por Mariana Muniz

INGREDIENTES: BOLO

  • 60g de GORDURA DE COCO
  • 60g de CREME VEGETAL SEM LEITE
  • 60g de CREME VEGETAL SEM LEITE
  • 2 OVOS PEQUENOS
  • 1 colher de chá de EXTRATO DE BAUNILHA*
  • 90ml de LEITE DE COCO LIGHT
  • 100g de FARINHA SEM GLÚTEN (eu uso Aminna)
  • 100g de FARINHA DE AMÊNDOA
  • 2 colheres de chá de FERMENTO EM PÓ

*Clique aqui para aprender a fazer extrato de baunilha caseiro

INGREDIENTES: MERENGUE

  • 150g de CLARAS (4-5 claras)
  • 220g de AÇÚCAR
  • 1 colher de chá de PASTA DE BAUNILHA (ou 2 col chá extrato de baunilha)

MODO DE PREPARO: BOLO

  1. Pré-aqueça o forno a 170°C. Unte 10 forminhas tipo Ana Maria com creme vegetal. Ou separe 10 forminhas para cupcake.
  2. Peneire as farinhas e o fermento. Reserve.
  3. Numa batedeira (de preferência com o batedor raquete) bata o creme vegetal, a gordura de coco e o açúcar por cerca de 2 minutos, até que comece a ficar claro e fofo.
  4. Adicione os ovos em 4 etapas, batendo bem a cada adição, para que fique homogêneo. Adicione a baunilha e bata até incorporar. Diminua a velocidade para lenta.
  5. Junte a mistura das farinhas alternadamente com o leite de coco em 3 etapas (começando e terminando com a farinha).
  6. Despeje a massa na fôrma preparada e leve ao forno por 30 min ou até que o teste do palito saia seco. Retire do forno e desenforme morno, caso esteja usando forminhas tipo Ana Maria.

MODO DE PREPARO: MERENGUE

  1. Bata as claras em neve até atingir picos firmes. Vá incorporando o açúcar, 1 colher de sopa por vez, batendo cerca de 30 segundos, na velocidade alta, entre uma adição e outra.
  2. Após todo o açúcar ser incorporado, bata por mais 6-8 minutos, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido (pegue um pouco do merengue e esfregue esntre os dedos- você não deve sentir o açúcar).
  3. Junte a baunilha e bata mais 1 minuto. Transfira para um saco de confeiteiro com bico redondo médio.
  4. Com o próprio bico, “espete” os bolinhos (que já devem estar na temperatura ambiente) e encha com um pouco de merengue (faça 3 “furos”).
  5. Caso esteja fazendo cupcakes, retire um miolinho do bolo, recheie com o merengue e cubra com essa “tampinha” novamente.

DICA: se você não quiser utilizar merengue pode usar uma ganache , caramelo ou qualquer recheio/cobertura da sua preferência.