Nunca pensei que fosse dizer isso, mas um bom Bem Casado realmente tem seu preço e seu valor. Que docinho mais delicado e com tantas minúcias para ficar bom! Cheguei nessa receita ajeitando…

Preparo: 60 minutos
Tempo de Cozimento: 7 minutos
Tempo de espera: 1 dia
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Nunca pensei que fosse dizer isso, mas um bom Bem Casado realmente tem seu preço e seu valor. Que docinho mais delicado e com tantas minúcias para ficar bom! Cheguei nessa receita ajeitando uma coisinha ou outra, mas é necessário que se siga a receita direitinho! Espero que gostem e que consigam fazer!

INGREDIENTES: MASSA DO BEM CASADO

  • 6 OVOS grandes
  • 75 gramas de AÇÚCAR REFINADO
  • 1 colher de sopa de EXTRATO DE BAUNILHA
  • RASPAS DE 1 LIMÃO
  • 100 gramas de FARINHA DE TRIGO peneirada
  • 6 gramas de FERMENTO EM PÓ

INGREDIENTES: RECHEIO DE NOZES

  • 400 gramas de DOCE DE LEITE (eu prefiro o mais clarinho no caso do bem casado)
  • 80 gramas de CREME DE LEITE UHT
  • 200 gramas de NOZES

INGREDIENTES: CALDA

  • 2 xícaras de AÇÚCAR CRISTAL
  • 1/2 xícara de ÁGUA

MODO DE PREPARO: MASSA DO BEM CASADO

  1. Separe o açúcar em 3 partes: 15 gramas, 30 gramas e 30 gramas.
  2. Peneire as gemas dos ovos para tirar a película. DICA: Quanto mais frescos forem os ovos que você usar, menos cheiro eles vão ter.
  3. Coloque os ovos para bater em velocidade alta com os 15 gramas do açúcar, bata por 6 minutos (batedeira planetária). Conforme a mistura for aumentando de volume, acrescente os 30 gramas de açúcar aos poucos (mais 7 minutos) e deixe que a mistura cresça mais. Ao final, acrescente os últimos 30 gramas de açúcar de uma só vez e bata por mais 2 minutos para que as claras fiquem bem compactadas. O total do tempo em uma batedeira planetária é de aproximadamente 15 minutos e em uma batedeira normal de 18 a 20 minutos. DICA: Essa técnica de colocar o açúcar aos poucos é uma técnica que usamos na Lenôtre para que os ovos ou o merengue cresçam bastante no processo, e só então acrescentamos a maior parte do açúcar para que as claras ou os ovos se juntem bem.
  4. Acrescente as raspas de limão e o extrato de baunilha.
  5. Diminua a velocidade da batedeira para mínima e acrescente a farinha peneirada aos poucos. Nessa hora a massa irá reduzir bastante.
  6. Ao final acrescente o fermento em pó e misture.
  7. Em um papel manteiga ou silpat faça bolinhas com a massa, aqui você pode usar o saco de confeitar ou uma colher. Eu achei mais prático com a colher, veja como eu fiz no vídeo e mantenha um espaço de pelo menos 2 dedos entre cada bolinha da massa. DICA: Essa é a forma da receita original portuguesa. Tem muita gente que coloca a massa por inteiro na assadeira e depois corta as bolinhas. Com certeza essa é uma forma prática de se fazer, mas para mim deixa de ser o tradicional bem casado!
  8. Com o forno pré-aquecido a 180°C (melhor usar o termômetro de forno, pois a temperatura tem que estar correta), coloque os bem casados para assar por 7 a 8 minutos.
  9. Depois de prontos, retire as bolinhas ainda quentes do papel manteiga e quando elas esfriarem corte com um aro de 4 cm de diâmetro. Você pode usar um copo se preferir.

MODO DE PREPARO: RECHEIO DE NOZES

  1. O recheio tradicional do bem casado português é o doce de ovos, mas no Brasil esse recheio não é muito utilizado, pois não agrada o paladar do brasileiro. Hoje em dia, no Brasil, se faz muito bem casado apenas com aquele doce de leite mais clarinho. Eu quis dar uma incrementada e colocar nozes porque gosto bastante.
  2. Coloque as nozes no processador e processe até que fiquem pedaços bem pequenos.
  3. Junte o doce de leite e o creme de leite e processe até que misture tudo.
  4. Recheie os bem casados com a ajuda do saco de confeitar e una as duas partes da massa. Sempre recheie a parte que ficou em contato com a assadeira.

MODO DE PREPARO: CALDA

  1. Junte a água e o açúcar em uma panela e deixe ferver até ponto de bala mole, aproximadamente 112°C.
  2. Com um garfo espete a parte do recheio do bem casado (como eu fiz no vídeo) e banhe o bem casado na calda. Deixe secar em uma grelha por 1 dia em temperatura ambiente.

DICA: Isso é ideal também para que o bem casado perca um pouco do cheiro de ovo.

MONTAGEM

  1. No dia seguinte, peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima.
  2. Embale em papel celofane e depois em papel crepom e amarre com uma fitinha de cetim bem linda! Você também pode decorar com pérolas ou pedrinhas.

DICA: Os bem casados podem ser feitos com até 15 dias de antecedência, embalados e conservados na geladeira!

DURAÇÃO: 20 dias na geladeira.