As balas sempre foram meu ponto fraco. Quando eu era criança, contava as horas para que acabasse a aula e eu pudesse passar na banquinha de doces para comprar um pacotinho de balas…

Preparo: 5 minutos
Tempo de Cozimento: 9 a 10 minutos
Tempo de espera: 24 horas
Rendimento:

Custo:
Dificuldade:

As balas sempre foram meu ponto fraco. Quando eu era criança, contava as horas para que acabasse a aula e eu pudesse passar na banquinha de doces para comprar um pacotinho de balas e levar pra casa. Gosto tanto do sabor do caramelo que decidi fazer minhas próprias balinhas, e ficaram tão gostosas que é impossível não comer várias.

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de AÇÚCAR MASCAVO
  • 1 xícara (chá) de AÇÚCAR BRANCO
  • 1 xícara (chá) de KARO
  • 1 xícara (chá) de LEITE CONDENSADO
  • 1/2 xícara (chá) de MANTEIGA

Modo de Preparo

  1. Passe o açúcar branco e mascavo pela peneira e misture com o restante dos ingredientes em uma tigela grande.
  2. Leve ao microondas em potência alta de 9 a 10 minutos (Meu microondas é da marca Brastemp e fiz em potência alta, mas pode variar de marca para marca).
  3. DICA: A tigela deve ser grande, pois ao ferver triplica de volume.
  4. Mexa de 2 em 2 minutos para misturar bem os ingredientes.
  5. Ao final do tempo a mistura estará bem borbulhante e homogênea, parecido com brigadeiro quando desgruda do fundo da panela.
  6. Despeje em um refratário ou forma untada com margarina e quando estiver morno retire e corte os caramelos com uma faca.
  7. Embrulhe em papel celofane.

DICA: Eu fiz na panela também e deu certo, mas fiz meia receita pra testar. Depois que começou a ferver, eu cozinhei mexendo sem parar igual brigadeiro em fogo médio/baixo por 4 a 5 minutos… E deu certo! Solta do fundo igual a brigadeiro quando está no ponto.

DURAÇÃO: Pode ser armazenada por 2 semanas, aproximadamente.