Diz a verdade: você precisa mesmo de uma peça de roupa nova? Eu arrisco a afirmar que não, tudo que você tem aí na sua casa já rende inúmeras possibilidades! Eu sei que é difícil resistir a uma tendência ou outra nas temporadas, mas vamos combinar que é incrível poder usar o que você já tem de um jeito diferente?

Foi pensando justamente em quem quer economizar ou usar a criatividade que decidi fazer esse post com algumas ideias para revitalizar o armário gastando nada ou muito pouco!

Ajustes

Foto: Tilly and the Buttons

Quantas vezes notamos que temos uma peça no armário que não usamos porque está vestindo mal ou tem algum pequeno defeito? Muita gente enrola para levar as roupas para costureira(o) e o resultado são peças não usadas e compras desnecessárias.

A alcinha está descosturando? O botão caiu? A saia está larga? O forro do vestido é longo demais? Esses pequenos concertos vão possibilitar que essa peça renda muito mais no seu armário 😉

Aplicações

Foto: Cutie Little Dimple via Tumblr

Tachinhas, patches, pins, bordados e até broches podem ser excelentes aliados na hora de customizar uma peça com pouco. Aquele tênis velhinho, por exemplo, ganha muito mais personalidade com tachas e rebites.

O bom desse tipo de aplicação é que muitas vezes você pode fazer em casa mesmo, no maior estilo DIY. Visite um armarinho aí na sua cidade que com certeza você terá muitas ideias para transformar peças gastando bem pouco! No caso dos pins e broches, vale ter alguns em casa que vão funcionar em muitos modelos.

Tingimento

Foto: Hold General

O tingimento também vem para versatilizar aquela peça que está encostada no fundo do guarda-roupas. Existem várias lavanderias especializadas em tingimento e com certeza a peça se transforma com uma nova cor!

Se você não curte repetir mil vezes o mesmo vestido de festa, mas ama uma modelagem específica, vale muito a pena investir no tingimento que vai revitalizar a peça. E não são só modelos “especiais” que merecem esse cuidado, ok? Aquela calça jeans mais clara que você usa sempre do mesmo jeito pode render muito mais se for tingida com uma tonalidade escura, por exemplo.

Reformas

Foto: @ladygirlvintage

Não confunda reformas com ajustes, viu? Os ajustes são para manter a modelagem original, mas reformar peças é um mundo a parte. Vestidos viram saias, saias se transformam em blusas, blusas em tops e por aí vai 😉

Eu costumo fazer muitas reformas em peças que compro em brechós! Muitas vezes amamos a estampa, mas a modelagem é muito datada e não tem tanto a ver com o nosso estilo. A dica é pedir indicações de costureiras(os) excelentes que vão poder te ajudar nessa hora!

Teste novas combinações

Foto: Song of Style

Já fez tudo isso e ainda tá difícil usar? Não tem segredo: vá para frente do espelho e teste combinações novas! É cansativo no começo, mas juro que só provando você irá descobrir dezenas de possibilidades. Teste novas combinações de cores, sobreposições, acessórios e até proporções – quem disse que largo com largo não funciona nunca? E se nada disso rolar, melhor passar pra frente!

***

E aí, você tem mais alguma dica baratinha que pode transformar as possibilidades de combinações?!