Maquiagem é aquela coisa: tem gente que ama e tem milhares de produtos, mas sempre tem alguém que não sabe nem por onde começar. Mas calma, não é nada de outro mundo e você não precisa ter centenas de pincéis e produtinhos nesse começo. Eu mesma, que faço maquiagem diariamente, não uso nem metade das coisas que tenho no meu dia a dia e por isso mesmo decidi fazer esse post.

Foto: The Chriselle Factor

Fiz uma seleção de 10 itens que, na minha visão, são indispensáveis em um kit básico, mas que também servem para montar uma bela necessaire de viagem 😉

BB CREAM

Foto: Soko Glam

Dificilmente você irá precisar de uma base com cobertura altíssima no seu dia a dia. Eu acabo usando mais o produto porque gravo, mas em dias mais tranquilos um BB Cream é mais do que suficiente. Gosto do produto porque ele uniformiza o tom da pele e já vem com protetor solar e hidratante, o que é ótimo para quem ainda não está acostumado a seguir todos os passos de make.

A cobertura desse tipo de produto costuma ser levinha, mas eu considero isso algo positivo para viagens e dias de calor intenso 😉

BASE DE LONGA DURAÇÃO

Foto: The Chriselle Factor

Se você é do tipo que não se maquia no dia a dia, pode até tirar o BB Cream da lista, mas uma base de média ou alta cobertura de longa duração será importante em eventos sociais como casamentos e formaturas. Uma boa pele muda completamente a maquiagem, portanto, se tem um item que vale investir um pouco mais é na base.

CORRETIVO

Foto: Taylor Jane

Para mim esse é o item essencial! Um bom corretivo faz milagres e pode ser usado para cobrir olheiras, espinhas e até iluminar partes estratégicas do rosto. Com um corretivo de alta cobertura e boa fixação, a base não se torna aquele item imprescindível de todos os dias, sabe?

Foto: 730 Sage Street

Compacto, solto ou translúcido, esse é um produtinho bem importante para quem tem pele oleosa. Além de tirar o brilho da pele que surge inevitavelmente ao longo do dia, a base e o corretivo fixam melhor depois de passar uma camada de pó em pontos estratégicos, como a famosa zona T.

Os pós soltos são mais leves e dão um efeito mais natural na pele, mas fazem muito mais sujeira na necessaire. Para iniciantes os pós translúcidos podem ser bem-vindos, mas nada de exagerar, ok?

BLUSH

Foto: The Makeup Aficionado

O blush varia muito conforme o tom de pele, mas eu diria que uma tonalidade malva vai bem em qualquer ocasião. Ela pode servir para dar o arzinho de saúde em uma make mais básica e ainda pode funcionar como sombra já que os tons quentes estão bem em alta 😉

MÁSCARA DE CÍLIOS PRETA

Foto: Anthropologie

A diferença que uma máscara de cílios faz logo é impressionante! É praticamente um lifting e é impossível pensar em uma maquiagem incrível sem esse produtinho.

SOMBRA MARROM OPACA

Foto: Bobbi Brown Cosmetics

A sombra marrom no kit de maquiagem é quase como uma camisa branca no seu guarda-roupas: versátil. Escolhendo o tom certo ela serve para corrigir pequenas falhas nas sobrancelhas, fazer um esfumado lindo e, em alguns casos, serve até para o contorno.

Caso queira incrementar o kit, também dá para investir em uma paleta simples só com tons neutros. Tonalidades de beges e marrons opacos e brilhantes rendem inúmeras maquiagens.

LÁPIS MARROM CREMOSO

Foto: Polyvore via Pinterest

Já foi o tempo em que eu usava lápis preto na linha d’água dos olhos, mas confesso que um lápis marrom nunca falta na minha necessaire. Um traço fininho, quase como o de um delineador, faz muita diferença no olhar. Para quem não tem muita prática ou está na correria, é muito mais vantajoso levar um lápis cremoso porque dá pra esfumar e você não precisa se preocupar em fazer um traço retinho.

BATOM

Foto: @elliejane__x

Não colocaria só um batom nessa listinha, afinal, é o produto mais fácil de trocar no dia a dia. Eu sou fã dos nudes e rosados, então indicaria esses tons para o início. No entanto, acho que um batom um pouco mais escuro, como vermelho, marrom ou pink são ótimos para noite 😉

ESPONJINHA + KIT PINCÉIS

Foto: Ombre Glam

Uma esponjinha em formato de gota vai te ajudar demais na hora de fazer a pele e não errar a mão na quantidade de produto. Depois dessa invenção eu raramente uso um pincel de base, então, posso afirmar que foi uma boa compra. Os pincéis são importantes mesmo para os olhos e eu indico 3 deles: um chanfrado que é ótimo para corrigir as sobrancelhas, um achatado para depositar a sombra na pálpebra e um fofinho para esfumar. Já na parte da pele é importante ter dois: o de e o de blush.

***

Você tem mais alguma dica de produto essencial? Não deixe de contar aqui nos comentários 😉