Verdade seja dita: todo final de ano prometemos que seremos mais organizados. No entanto, com a correria da rotina que logo volta com o final das férias, acabamos deixando a parte do planejamento um pouco de lado. Esse é um hábito que todo mundo deveria tentar cortar, porque a organização é a palavra-chave para uma vida mais tranquila e ordenada.

É claro que sair um pouco do que estava planejado é sempre bom. Mas, temos que tomar cuidado quando acabamos perdendo a noção do tempo e da quantidade de tarefas que temos para fazer. Para ajudar todo mundo que sempre promete, mas nunca segue uma rotina organizada, aqui vão algumas dicas essenciais!

Planner

Foto: STIL via Unsplash

O planner é, sem dúvidas, uma das maneiras mais eficazes de manter sua vida organizada. Ele funciona como uma agenda, porém acaba sendo mais completo por conter várias divisórias e funções. Muitas pessoas acabam não seguindo esse passo por acharem planners caros, mas hoje o mercado já conta com algumas opções bem mais baratas, como mostrei para vocês no post com os melhores planners de 2019. Além disso, nada de impede de baixar um planner online e imprimir na sua casa ou trabalho!

Ao meu ver, ter todas as suas tarefas anotadas em um único lugar é uma boa forma de manter o controle sobre tudo que você tem para fazer. Afinal, não podemos esquecer de uma reunião simplesmente porque esquecemos. Outra coisa que é interessante ser feita com a sua agenda ou planner é definir as prioridades na hora de planejar a sua semana, por exemplo. Aquilo que precisa ser entregue com mais urgência deve ser feito logo e sem procrastinação.

Planejamento financeiro

Foto: RawPixel via Unsplash

Ninguém quer começar o ano já pensando em dívidas, certo? Para isso não acontecer, tenha controle de todos os seus gastos. Alguns aplicativos bancários mostram o quanto você gastou naquele mês, então tenha atenção nesses valores e estabeleça um limite de gastos.

Desse modo, você consegue se “forçar” a gastar menos, já que tem um limite estabelecido (e que não é o do cartão de crédito!). Alguns planners vêm com a função de controle financeiro, por isso não pense duas vezes antes de usar essa parte dele. Caso você queira ter em um papel a parte, a Meg&Meg disponibiliza uma versão para a impressão que é gratuita. Para ver, é só clicar aqui.

Faça listas e checklists

Foto: STIL via Unsplash

Além do planner, faça sempre uma to do list do que você pretende fazer naquele dia, e também naquela semana. Esse esquema de bullet point  é ótimo para visualizar tudo que você precisa fazer em determinado dia e é uma forma de traçar metas para aquela semana. Coloque na lista tudo que você acredita que consegue fazer, sem exagerar nas atividades para não gerar frustrações.

A lista também é uma maneira de fazer com que você não se distraia tanto durante o dia. Muitas vezes começamos a fazer algo, lembramos de outra tarefa e paramos a anterior para começar uma nova. Isso faz com que você não sinta progresso, já que não está completando nenhum dos seus afazeres. Sendo assim, sempre termine o que começou antes de iniciar uma nova tarefa!

Aplicativos

Foto: FreeStocks via Unsplash

Usamos tanto os nossos celulares para nos conectar com outras pessoas, então porque não usá-lo também para nós nos mantermos organizados? Como ele está sempre na palma da nossa mão, é ótimo ter um calendário virtual com os principais compromissos do mês.

Nesse caso, uma das melhores alternativas é o Google Agenda. O interessante dele é a marcação automática de eventos e reuniões que são criadas por outros aplicativos do Google, como o HangOut. Diferenciar as atividades por cores também facilitará muito a sua vida 😉

Organização da casa

Foto: Home Oh My

Manter o foco em ambientes desorganizados costuma ser bem difícil. Ficamos reparando na bagunça e nos desconcentrando várias vezes para olhar os objetos que estão fora do lugar. Pode parecer bobo, mas o ambiente afeta muito a nossa própria vontade de nos manter organizados. Por isso, tente sempre deixar os cômodos limpos e arrumados.

Muitas vezes também acabamos perdendo muito tempo em busca de documentos e papéis que estão perdidos em meio à bagunça, então preste sempre atenção em onde você irá guardar cada coisa. Aqui no site vocês podem dar uma lista em um post com dicas de organização para a sua casa e outro para o escritório. Tenho certeza que eles irão ajudar!

Trace metas e objetivos

Foto: SheerLuxe via Pinterest

É muito mais fácil cumprimos nossos afazeres quando sabemos que no final teremos uma recompensa, né?  Considerando isso, pense em sonhos que você gostaria de realizar e transforme-os em metas, colocando no papel o que você pode fazer para que ele se concretize.

Não precisam ser necessariamente metas grandes e caras. Ter como objetivo juntar uma pequena quantidade de dinheiro, por exemplo, já é uma motivação para economizar. Outra meta legal é organizar melhor o tempo de modo que você tenha mais tempo livre! Que tal?

Disciplina

Foto: Andrew Neel via Unsplash

Para conseguir manter uma rotina organizada, não basta querer. É preciso ter disciplina, até que você desenvolva o hábito da organização. Como toda nova rotina, se acostumar com essa será desafiador, mas no final todo o esforço feito irá valer a pena.

Quer mais uma ajudinha? Anote no bloco de notas do seu celular 10 metas para 2019. Elas serão a sua maior motivação e te lembrarão dos seus principais objetivos. De vez em quando, dê uma olhadinha nelas e lembre-se do porquê de tentar manter uma rotina organizada.

***

Essas foram as minhas dicas! Se vocês seguem uma rotina de organização com outros métodos, não deixem de compartilhar comigo aqui nos comentários. Sua sugestão pode ajudar a mim e também a outras pessoas que estão lendo esse post 😉