Bons utensílios e acessórios de cozinha são essenciais para que os doces e salgados sejam preparados da melhor forma possível. O pessoal mais ligado a confeitaria, por exemplo, precisa ter pelo menos duas formas redondas de 21cm. Quem acompanha as receitas aqui do site vai entender o porquê!

Cada tipo de forma e assadeira possui propriedades que as diferem. Sendo assim, elas devem ser usadas de acordo com as funções pelas quais elas foram criadas. Geralmente seguimos apenas a nossa intuição, além dos inúmeros tutoriais da internet. Por isso, vamos esclarecer para vocês as reais diferenças entre esses produtos. Curiosos?

Alumínio

Foto: Hint Of Vanilla

Uma das principais vantagens de uma boa assadeira de alumínio é a durabilidade. Afinal, muitos de vocês devem ter em casa aquela boa forma que passa de geração em geração pela família. Além disso, a versatilidade das assadeiras de alumínio é ideal para quem pretende fazer um investimento único. É legal até mesmo comprar aqueles conjuntos com tamanhos diferentes, sabe?

Ah, e elas também são muito conhecidas por esquentar e esfriar rápido. O lado bom disso é que a sua massa não continuará assando depois de ser retirada do forno, como acontece com as assadeiras de cerâmica.

Dentro desse grupo há também as assadeiras com fundo removível e as antiaderentes. Ambas são super práticas e facilitam bastante na hora de desenformar a sobremesa.

Cerâmica

Foto: Jernej Kitchen

Como já mencionamos brevemente no tópico anterior, as assadeiras de cerâmica possuem uma capacidade maior de reter calor. Ou seja, mesmo que você tire ela do forno, o alimento dentro continuará cozinhando.

Nesses casos, o ideal é que a assadeira saia do quentinho antes do tempo final de cocção do prato. Sendo assim, tome cuidado para não deixar nada queimar! No caso de pratos salgados, ela é ótima para manter a comida quente por mais tempo 😉

Vidro

Receita completa

Mesmo sendo mais usada no preparo de salgados, não poderíamos deixar de falar das assadeiras de vidro. Assim como as de cerâmica, o calor é distribuído de maneira mais regular pela forma, além de ficar retido por mais tempo. Tortas, lasanhas e fricassês ficam deliciosos quando assados na forma de vidro.

Silicone

Foto: Love & Olive Oil

De material maleável e resistente a temperaturas altas, as formas de silicone são perfeitas para receitas como pudins, bolos, cupcakes e outras massas mais delicadas. Assim como a forma tradicional, elas existem em diferentes formatos e tamanhos, sendo encontradas até em variadas cores.

Por ser feita com um material antiaderente, dificilmente o doce ficará grudado nas laterais e fundo do utensílio. Só tomem cuidado na hora de levar a assadeira para o forno, colocando sempre uma forma de alumínio por baixo!

***

Agora queremos saber de vocês: quem aí tem uma assadeira preferida?