Impossível encontrar alguém que nunca tenha queimado nada em uma panela ou até mesmo dentro do forno. Afinal, às vezes nós nos distraímos e acabamos deixando de prestar atenção em tarefas bobas.

Se você é uma dessas pessoas e não tem ideia de como retirar toda a sujeira com mais facilidade, pode ficar tranquilo! Vamos compartilhar cinco maneiras bem simples e práticas de limpar a panela queimada e deixá-la novinha em folha 😉

panela queimado
Foto: Apartment Therapy

Detergente

Uma das formas mais clássicas de lidar com o problema da panela queimada é a combinação de detergente com água quente. Primeiro de tudo, deixe a panela esfriar. Depois, encha o recipiente com água e coloque uma boa quantia detergente.

Assim que tiver feito isso, é só colocar a panela no fogão e deixar fervendo por mais ou menos 10 minutos. Os pedaços queimados irão desgrudar do utensílio, deixando o processo de limpeza bem mais rápido.

Água e sal

Outra maneira comum de limpar panelas é com a mistura de água e sal. Nesse caso, também é preciso encher a panela com água, porém colocando nela duas colheres de sal. Deixe fervendo por aproximadamente 10 minutos e retire a panela do fogo. Em seguida, espere o recipiente esfriar e esfregue bem com a esponja. Se necessário, é só repetir o processo!

Limão

panela queimada
Foto: Apartment Therapy

Usar o limão como item de limpeza das panelas é um caminho sem volta. O porquê? Ele faz com que a limpeza das panelas seja muito mais simples e eficiente, sem que você precise ficar esfregando a esponja por vários minutos até a panela ficar limpa por completo.

Para utilizá-lo, basta colocar água até onde a panela queimou e acrescentar rodelas de limão. Leve ao fogo por alguns minutos e, depois, espere o recipiente esfriar. Quando você for passar a esponja, toda a sujeira sairá rapidinho.

Vinagre branco

Mais um ingrediente que também pode salvar a sua panela queimada!  O vinagre branco, quando levado ao fogo dentro da panela, faz com que os restos de comida que estavam super grudados se descolem da panela.

Aah, só tomem cuidado para não deixar ele fervendo por muito tempo, ok? Cinco minutinhos, no máximo, já é o suficiente. E para potencializar a funcionalidade do vinagre branco, experimente acrescentar quatro colheres de chá de bicarbonato de sódio. A limpeza ficará ainda mais completa.

Bicarbonato de sódio

Já adiantamos essa dica para vocês, mas aqui está ela de novo! O bicarbonato de sódio também pode ser usado sozinho, sem nem mesmo precisar ir ao fogo. Você só irá precisar polvilhar o ingrediente no fundo da panela queimada e umedecê-lo com água. Deixe agindo por aproximadamente duas horas e prontinho.

A única recomendação que temos é que evitem fazer esse processo em panelas de alumínio ou teflon, principalmente se você decidir ferver a mistura de água e bicarbonato.

***

Preparados para deixar as panelas brilhando? Aqui no site nós também já demos dicas preciosas de como limpar a batedeira!