sommelier-cha-style-me-pretty-ickfd

Todo mundo já ouvir falar em sommelier de vinho, mas você sabe o que faz um sommelier de chá?

O sommelier de vinho pesquisa a fundo todas as regiões e vinhos da França, Itália, Chile etc. O sommelier de chá desbrava as regiões produtoras de chá na China, na Índia, no Japão e outros tantos países da Ásia.

Pedir um vinho tinto a um sommelier de vinho é tão vago quanto pedir um chá verde a um sommelier de chá. São tantos os tipos de vinho tinto e tantos os tipos de chá verde que os sommeliers bem sabem. Cada vinho é único em suas características. Cada chá é único em seu sabor e aroma.

sommelier-cha-saveursvegetales-ickfdFonte: Saveurs Végétales – foto de topo: Style me Pretty

O sommelier de vinho usa os sentidos para avaliar a qualidade do vinho, e para harmonizar diferentes rótulos com receitas de pratos salgados e doces. O sommelier de chá também faz a análise sensorial do chá: analisa as folhas secas, as folhas úmidas – após a infusão – e o chá em si, conhecido como licor do chá. Além de degustar o chá puro, também é possível harmonizar comidas com chá, para quem prefere uma opção sem álcool.

O sommelier de vinho escolhe diferentes taças para servir diferentes vinhos. O sommelier de chá escolhe entre louças e bules de distintos materiais.

sommelier-cha-teaterms-ickfdFonte: Tea Terms

O serviço do vinho possui regras e ordem para cada ação. No mundo dos chás, diferentes países, como Japão, China e Coreia do Sul, possuem cerimônias de chá, em que há uma sequência e uma explicação para cada ação no preparo do chá.

Assim como restaurantes contratam sommeliers de vinho para montar uma carta de vinhos, o sommelier de chá é buscado para montar cartas de chá.

sommelier-cha-pretend-ickfdChinese Kung Fu TeaFontes: Pre-tend, Odyssey Traveler

Se você ama chá e não sabia que existia essa profissão, tenho uma boa notícia! Em março, inaugurei o primeiro curso de Formação em Sommelier de Chás do Brasil. Duas turmas já estão formadas e outras quatro estão marcadas ainda neste ano, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Aos amantes da degustação, abre-se uma nova porta: a do maravilhoso Mundo dos Chás. Escreva para contato@institutocha.com para receber mais informações!