Passar horas provando diferentes chocolates, doces e biscoitos. A ideia parece boa o suficiente para você? Esta é uma das tarefas que um “experimentador profissional” precisa realizar para trabalhar na Mondelez, a companhia responsável pelos famosos biscoitos Oreo.

Embora o trabalho pareça ser o paraíso para quem não consegue passar o dia sem um docinho, nem tudo é um mar de chocolate derretido com pedacinhos crocantes de caramelo salgado.

Fonte: Getty Images

Os testes ocorrem em cabines que controlam a pressão do ar para dissipar rapidamente o aroma dos chocolates. Os aspirantes ao trabalho oficial recebem as amostras de chocolate em copinhos plásticos entregues através de uma pequena abertura da cabine e, entre as 20 rodadas de prova (ou seja, 20 chocolates diferentes a cada vez!), precisam esperar por dois minutos. Enquanto isso, limpam o paladar com cream crackers e água.

Os relatórios precisam ser científicos; nada de expressões como “gostosinho”, “amargo demais” ou “caramelado”. Os profissionais da Mondelez preferem que o provador cite as características específicas que compõem o caramelo.

Você acha que conseguiria enfrentar o desafio?

Fonte: New York Times / Foto de capa: Coffee, Tea and Simpathy