chocolate-vinho-siftandwhisk-ickfd

Nada melhor que terminar uma refeição com um pedaço de chocolate, não é mesmo? Melhor ainda é acompanhar essa sobremesa divina com uma deliciosa taça de vinho. Mas você sabe qual vinho combina melhor com chocolate?

A resposta é: depende do chocolate. Conforme o teor de cacau do chocolate, alguns vinhos harmonizam melhor que outros. A regra (que sempre tem exceções) diz que, para combinar melhor, o vinho deve ser igualmente doce ou mais doce que o chocolate – e nunca ácido.

Esse efeito acontece porque o doce do chocolate pode elevar a acidez do vinho, e tornar-se desagradável ao paladar.

Então para acertar em cheio na hora de escolher o vinho, aqui vão algumas combinações com chocolate recomendadas por sommeliers que entendem do assunto:

CHOCOLATE BRANCO

trufas-chocolate-branco-vinho-cookdiary-ickfdFonte: Cook Diary – foto de topo: Sift and Whisk

Além da manteiga de cacau, o chocolate branco tem baunilha em sua composição. Vinhos brancos e doces ajudam a equilibrar estes sabores.

Entre os mais recomendados para acompanhar uma barrinha ou sobremesas com chocolate branco, geralmente estão o Moscato e o licoroso Pedro Ximenez. Caso não goste muito de vinhos doces, uma alternativa seria um espumante Chardonnay demi-sec.

CHOCOLATE AO LEITE

chocolate-sprinkles-callebaut-ickfdFonte: Callebaut

Por ser cremoso e menos doce que o chocolate branco, o chocolate ao leite harmoniza melhor com uma maior variedade de vinhos. Os sommeliers indicam saborear essa variedade com vinhos tintos de corpo leve como Pinot Noir, ou corpo médio, como Merlot ou Carmenère.

Vale lembrar que como a regra permite que o vinho seja mais doce que o chocolate, mas não vice-versa, os vinhos doces que casam com chocolate branco também harmonizam bem com chocolate ao leite e sobremesas feitas com o mesmo.

CHOCOLATE MEIO AMARGO

chocolate-variedades-de-cacau-itsmademoisellelove-ickfdFonte: It’s mademoiselle Love

O gostinho mais amargo deste chocolate combina muito bem com vinhos mais encorpados, de taninos densos e sabores intensos. Neste caso, os sommeliers recomendam Cabernet Sauvignon, Malbec e Zinfandel.

Os vinhos Pinot Noir e Merlot também é compatível com chocolates meio-amargo mais suaves (de até 60% de cacau).

Em geral, estas são as combinações que mais funcionam quando se trata de harmonizar vinho com chocolate, mas isso não impede que você não dê asas a imaginação. É apenas testando e provando que você chegará a combinação que mais lhe agrada.

Agora partimos para a parte difícil: provar um montão de vinho com um montão de chocolate e ver qual combina melhor! Que chato, hein? Hehehe!

trufa-de-nutella-caseira-ickfd-dani-noce-9Trufa de Nutella caseira